quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Previsibilidade

A previsibilidade do jogo do Benfica é gritante. E é tão fácil fechar os caminhos da baliza quanto é de entrar nas imediações da nossa.

Não contava que o Júlio César não fosse ainda chamado. Não estará certamente nas melhores condições ou com medo de outras exibições de pesadelo na Champions. A verdade é que o Varela fez a melhor exibição até agora, e não merecia um penalty inventado, em que até adivinhou o lado mas era impossível de lá chegar, e muito menos não ter a devida proteção após a boa estirada que evitou o 2º golo no primeiro remate e nada podia fazer na recarga.
Grimaldo precisa urgentemente de recuperar a condição física e estar disponível, pois é gigante a diferença da equipa com ele em campo. Abre espaços nas costas, mas sai a jogar como ninguém. Ontem saiu não se percebe bem porquê…se não foi por esgotamento…
Luisão precisa de ajuda. Jardel está feito em farrapos, e o próprio Luisão não vai aguentar a época inteira. Lisandro não está a dar conta do recado e até naquilo em que era melhor (bolas paradas atacantes) desapareceu. Todos chamam por Ruben, mas se o puto está capaz de dar conta do recado…é uma incógnita.
Salvio tem sido o mais ativo no ataque, pois é por ali que parece que a equipa procura sempre sair a jogar. Mesmo quando joga mal. É o único que procura abrir buracos e arranca quando tem a bola. É quem mais desmarcações faz mas infelizmente continua com uma taxa de eficácia baixíssima. E nos dribles…acaba por ter de arriscar o 1 para 2 grande parte das vezes pois o Semedo já lá não anda. Quando um jogador sobe em velocidade chamando a si o defesa contrário é para abrir linha de desmarcação ao colega para soltar a bola. Nós não. Quem vem de trás corre com a bola e depois passa para o lado onde está alguém na linha parado que trava a jogada e o desequilíbrio, acabando por voltar a rodar a bola para trás ou para o lado.
O Zivkovic tem uma técnica acima da média, estica o jogo e é quem mais cruza para a área e procura servir os avançados. Pena que apenas 1 em cada 10 dos cruzamentos chega ao sítio certo, o que é muito pouco. Taticamente está abaixo do Cervi, jogador que equilibra mais a equipa no apoio ao lateral e ao próprio Pizzi.
Seferovic voltou a marcar e apesar de aparentar sempre algum desgaste, fez um bom jogo, sacrificando-se mais na frente. Marcou, sofreu penalty por assinalar, disparou ainda um par de vezes sendo que uma delas foi um desperdício que devia ter tido melhor direção.
Os cérebros Pizzi e Jonas…estão a sentir a falta um do outro. O Pizzi sente a falta do Jonas no seu melhor e o Jonas sente a distância no terreno para o Pizzi que o compreende melhor.
A questão é que o Pogba Augusto não é o Fejsa. E nem mesmo é o Samaris. Às vezes consegue mostrar melhor qualidade de passe para as saídas de bola? Às vezes. Mas peca de forma gritante naquilo que mais faz falta no dono daquela posição. Quem olha apenas para o número de passes contados em 90 minutos parece que se esquece de tudo o resto. Passes para trás e para o lado é o que se aceita para os centrais. O resto é contagem da treta. O número de falhados e perdas de bola, e principalmente o número de faltas tontas e desarmes/cortes passam despercebidos. Como é que o trinco apenas aos 38 minutos faz o primeiro corte/interceção de bola, num total de apenas 2 na primeira parte? Cometeu mais faltas do que recuperações! Taticamente perde-se a toda a hora, esquecendo-se que não tem o trinco como guarda-costas, sai da posição e abre espaços que raramente consegue compensar. Com ele, toda a equipa tem de se reposicionar e correr mais, faz lembrar o Talisca. Não basta ter pezinhos, é preciso saber ler o jogo. Com o Fejsa, o Pizzi joga a 10. Com o Samaris, o Pizzi joga a 8. Com o Augusto, o Pizzi joga a trinco. Lado a lado. E o Jonas, já não bastava estar a jogar abaixo da condição ideal, ressente-se ainda mais…
Ontem nunca pensei que o Raúl não fosse titular. Tem justificado a chamada e principalmente com o Jonas limitado não entendo porquê arriscar. Outro caso muito estranho…é o de Rafa…não entra muito nas equações…e quando entra…é de forma patética como aquela entrada em cima dos 90 minutos numa partida em que os russos estão todos fechados na área, quando as características do Rafa são para aproveitar precisamente numa estratégia oposta à que o jogo apresentava naquela altura em que o Cervi tinha tudo para poder combinar com o Zivkovic na esquerda e conseguirem meter a bola na cabeça das lanças.
O Gabi entrou bem, mas nem se percebia o que ele pode fazer nem o que era suposto fazer naquela anarquia tática que para ali andava. Esperemos para ver mais.

Está na altura de fazer aquilo que tem sido o mérito desta equipa técnica (onde se incluí Luisão, Jonas, Júlio, Pizzi) nos últimos 2 anos: fechar a porta do balneário e dar um berro com as veias a sair da garganta. Não a gritar contra uns e outros, mas sim a gritarem juntos. Decidam se querem ser campeões e tratem de encontrar forças onde o jeito tem faltado.
Ah…e também podem repensar se era interessante e vos pode dar jeito ter também o outro trunfo que foi fundamental para chegarem onde chegaram nos anos anteriores…que é apoio da bancada…pois talvez não seja bem esse o caminho que estão a levar que o vai conseguir assegurar (para além dos 30mil parvos do costume que se deixam enganar quaisquer que sejam esses preços e estratégias de planeamento e passaram por um inferno e foram a correr 3 km até ao Estádio a subir a escadas aos pares para conseguir entrar na bancada 30 segundos antes do apito inicial).

Estamos longe de estar acabados. Estamos longe de poder dizer que não temos qualidade no plantel nem opções para dar a volta. Mas também convém não começar a ficar mais perto disso acontecer. Na Europa, temos condições para até vencer na Rússia e temos obrigação de sair por cima dos 2 confrontos com o Basileia. O United, isso é outra história.

Sábado há mais. E não seria mal pensado…pensarem no assunto. Já deste lado…vamos tentar que esta noite se consiga dormir alguma coisa.

1 comentário:

  1. Quando numa equipa se conclui que o Salvio foi dos mais esclarecidos, estamos falados quando à qualidade do jogo da dita.
    Entrada do Raul sempre aos 70 minutos, esteja o jogo como estiver, faz-me confusão.
    O Rafa quase aos 90 foi para queimar tempo ou para queimar mais o artista?
    Uma frase para o Varela: põe mais uns quilos de músculo em cima e temos uma baliza bem preenchida!

    ResponderEliminar