domingo, 30 de julho de 2017

Uma equipa a duas velocidades


Não quero ser injusto, até porque não acompanhei de perto os jogos de preparação da nova época, mas como vem sendo tradição não correu bem.

É nesta altura que devem ser realizadas todas as experiências e dados minutos a todos os jogadores. É eterna a discussão se as equipas adversárias devem ser mais “fracas” de forma a ganhar rotinas, vencendo os jogos e ganhar ânimo, ou se equipas devem ser mais “fortes” criando mais dificuldades, mas dando mais indicações à equipa técnica. O Benfica tem jogado com grandes equipas, com pré-temporadas com algumas derrotas, mas somos tetracampeões, o que só por si serve de resposta à opção tomada.

Na Emirates Cup jogamos contra o Arsenal, 5º classificado na Premier League em 2016/17, e contra o RB Leipzig, o (incrível) 2º classificado da Bundesliga em 2016/2017.

Apesar de duas derrotas, nem tudo foi mau. Penso que temos uma equipa titular muito competitiva, mas que as segundas escolhas ainda estão uns furos abaixo.




BENFICA: Júlio César; Aurélio Buta, Luisão, Jardel e Eliseu; Salvio, Filipe Augusto, Pizzi e Franco Cervi; Jonas e Seferovic

Suplentes: Bruno Varela, Lisandro López, Pedro Pereira, Rúben Dias, Rafa Silva, Carrillo, R. Jiménez, M. Chrien, André Horta, Grimaldo e C. Willock

Contra o Arsenal o Benfica entrou com a equipa mais forte disponível, apenas com Eliseu no lugar do Grimaldo, Filipe Augusto no lugar de Fejsa (lesionado) e o jovem Aurélio Buta num lugar que ainda não é de ninguém. Ao intervalo havia 2-2, com erros defensivos dos dois lados, mas na 2ª parte as substituições trouxeram fragilidades e os ingleses acabaram por marcar mais 3 golos.


 

BENFICA: Bruno Varela, Pedro Pereira, Lisandro López, Ruben Dias e Grimaldo; Carrillo, Fejsa, Martin Chrien e Cervi; Raúl Jiménez e Rafa

Suplentes: Paulo Lopes, Filipe Augusto, André Horta, Jonas, Mitroglou, Kalaica, Eliseu, Pizzi, Chris Willock, Diogo Gonçalves e João Carvalho

Contra o Leipzig o Glorioso entrou com a segunda equipa, dando minutos a todos e alguma frescura, pois tinha passado apenas um dia desde o jogo do Arsenal. Apenas o argentino Franco Cervi repetiu a titularidade. Desta equipa provavelmente apenas o Cervi, Grimaldo e Fejsa serão titulares, mas todos são importantes, pois a época é longa e é fundamental um banco forte. Os golos dos alemães foram até às substituições do Benfica, um sinal que no banco estavam os mais capazes. Não foi o suficiente para marcar, mas só nesta fase houve oportunidades, com um golo anulado ao grego Mitroglou e um remate ao poste do inglês Willock.



Para a semana que vem, no dia 5 de agosto, começam os jogos a sério, com a Supertaça contra o Vitória de Guimarães. Aí deixa de haver espaço para experiências!

1 comentário:

  1. As primeiras impressões é que contam e essas prometem.
    Mais atrasados na competição com alguns jogadores fundamentais com menos de uma semana de trabalho penso que vamos ter uma equipa mais forte do que o ano passado. Precisávamos de mais 2 semanas de treinos antes da competição.

    O que dizem os alienados adeptos que exigem compras mal vêm um mau resultado é deitar para o lixo. Pensam que isto é a feira de Carcavelos, quando vão às compras quando as cuecas que usam se rompem.

    ResponderEliminar