quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Dura realidade!

Ontem não fiquei nada surpreendido. Ao contrário de alguns que não tinham noção do que ambas as equipas iam apresentar em campo, mas acima de tudo ao contrário do que muitos não esperavam que acontecesse a Leste!
Ontem tinha-o dito, o Benfica iria passar aos oitavos de final da Champions, não porque conseguisse vencer os italianos na Luz, mas sim porque apostava em como seria quase impossível os turcos vencerem na Ucrânia!
Fomos a única equipa que venceu os dois jogos contra os de Kiev. E pelo que vimos os ucranianos fazer nos jogos anteriores, valiam bem mais do que os pontos que tinham, principalmente comparando com os jogos que o Besiktas tinha feito contra nós, em que foi completamente dominado e sem saber ler nem escrever empatou nos descontos e só à conta de alguma raiva pessoal se embalou pelo ambiente do seu estádio para recuperar da desvantagem de 3 golos.


Ontem na Ucrânia perderam como previ, mas logicamente não esbarraram com a dura realidade, pois meia dúzia não reflete a diferença, nem pouco mais ou menos, mas na Luz vimos um reflexo bem mais real do estado atual das coisas.
Uma equipa que troque bem a bola no ataque, consegue entrar facilmente na nossa área e causar perigo. Valeu Ederson por uma mão cheia de vezes a salvar o golo…que inevitavelmente acabou por acontecer.

Facto muito curioso…em momento algum o resultado do jogo na Ucrânia ter sido exibido nos ecrãs gigantes do Estádio da Luz! Enquanto como habitualmente os resultados iam sendo acompanhados golo a golo…os que influenciavam a classificação do grupo em campo…foi sempre escondidos, não querendo afetar as equipas em campo, obviamente.

Mas o intervalo foi sem dúvida alguma decisivo. Depois de uma primeira parte em que as equipas se equilibraram, tendo o Benfica apenas uma oportunidade flagrante de golo numa pressão feita (dupla) pelo Raúl em que a bola sobra para o Guedes que falha isolado com o Reina…notou-se que nos balneários as equipas tiveram conhecimento do que se passava na Ucrânia, onde os de Kiev venciam por 4-0 e jogavam contra 10.
E isso…descomprimiu as equipas. Começaram a ver-se mais toques de habilidade, e também as defesas relaxaram. Só que o Nápoles mais solto a jogar…foi fatal e aproveitou duas das várias ocasiões que lhes oferecemos para marcar...talvez inspirados por alguma promessa... (eheheheh)

O mister optou por apenas fazer uma alteração no onze, com a entrada de Raúl, que só ainda não conseguiu voltar a ser decisivo, dado que os golos que tem conseguido marcar não têm feito a diferença como na época passada. Não quis revezar alguns jogadores que têm estado mais apagados ultimamente e agora que temos mais opções disponíveis julgo que seria importante fazer isso, dado que a equipa se tem ressentido por exemplo da desinspiração de Salvio e também de Guedes (que após ter sido crucial na fase que surpreendeu as equipas contrárias com a sua frescura física e mobilidade tática, agora tem andado por baixo).

A juntar a isso temos uma baixa que (finalmente e infelizmente) tem sido muito sentida na equipa. Sem Grimaldo a equipa começou a perder muito do que vinha a mostrar, é claramente a lesão que mais tem tido reflexo na forma da equipa. E depois sem Eliseu acabou por também o acusar.
Para além desta ausência de peso, acima de tudo, a equipa uma vez mais começa a ser construída de trás! Foi quando Luisão voltou ao onze que a equipa serenou e começou a conseguir praticar melhor futebol, tendo dado experiência e voz de patrão na defesa…mas agora todos o insultam já novamente como no arranque da temporada…porque olhar para a dura realidade de que o Lindelof não está no seu melhor momento e perde demasiados lances pelo ar, em antecipação e em velocidade…custa…dado que é um jovem talentoso, com grande margem de progressão e milhões à espreita.
Infelizmente a equipa está em primeiro lugar, e repito que não só ontem como domingo espero ver Lisandro no onze titular ao lado do Capitão. As bolas paradas farão diferença e o argentino tem sempre muita influência nessas ações.

Foi uma dura realidade face ao que estava a acontecer, mas custou encaixar o primeiro golo precisamente no lance seguinte à melhor jogada que o Benfica fez em toda a partida e que só não deu golo porque Raúl e Rafa (que tinha entrado mais o Carrillo para agitar as águas) se atrapalharam na área um ao outro. O segundo golo dos italianos foi uma grande jogada. E aí só se esperava que o Topo Sul fizesse levantar o estádio com o “Eu Amo o Benfica”! Porque Domingo é para ganhar!
Demorou, mas aconteceu…já eu estava rouco de tanto gritar e foi quando precisamente estava todo o estádio em uníssono…que Raúl rouba a bola ao outro Raúl contrário e isolado na cara do Reina reduz a desvantagem.
Ainda se esperou algo mais naqueles minutos finais…mas o apito final chegou quando Rafa em vez de cruzar rapidamente para a área…resolve passar para trás…                          


Mal acabou o jogo contei os pontos. Constatei com o resto da malta que já ficámos pelo caminho com 10 pontos…e desta vez passámos com 8, reflexo precisamente do que tinha ficado visível no dia do sorteio: o grupo era bastante equilibrado e podia dar para qualquer lado. Só vencemos 2 jogos, precisamente contra a mesma equipa. Perdemos 2 jogos, precisamente contra a mesma equipa. Empatámos 2 jogos, precisamente contra a mesma equipa. Talvez tenha sido também algo inédito, parece que formatámos a cabeça para um objetivo focado e mentalizado para cada adversário. Serviços mínimos, bastaram.

Chegar a casa e ouvir da esposa que tinha acabado de aterrar no aeroporto de Lisboa: “Credo, estás tão rouco outra vez…mas tu não disseste que este jogo não era motivo para muitos nervos…??!”
Pois…aconteceu Benfica… Seja onde for!

Termino com os comentários dos muitos estrangeiros que foram ontem à Luz e estavam em nossa volta, equipados à Benfica e com caras pintadas para assistir a este espetáculo (sim, pois a dimensão do Benfica tem disto, é uma atração turística) e comentavam tudo o que se passava, apreciando o futebol, as bancadas, tudo. E o que mais se ouviu da boca deles…foi a grande surpresa…mas dura realidade…que num jogo destes…é estranho ter o piso 3 do topo norte com tanta cadeira vazia…56 mil é bom…mas não imaginam como estavam escandalizados por não estarem lá os 65 mil! Pois independentemente do resultado, um jogo, um estádio, uma equipa como o Benfica…exige sempre o máximo!

Domingo é para ganhar! Resta saber qual a atitude e força com a equipa vai jogar!

Sem comentários:

Enviar um comentário