terça-feira, 6 de outubro de 2015

Habitual incompetência e desorganização! Mas há mais…pormenores!

Tal como a tradição manda, quando se conheceu o sorteio das jornadas e calendário dos jogos do Benfica…há 3 meses atrás…um dos principais motivos de interesse era saber quando íamos jogar…à Madeira!
Das 3 datas possíveis, a última jornada ficou fora de hipótese, e entre as outras duas, a que reuniu maior número de votos (três contra um) foi…Outubro, contra o União!
E assim foi, de imediato os voos foram reservados e o calendário bloqueado, famílias avisadas…neste fim-semana, vai haver ramboia na ilha!


Depois começaram os stresses…primeiro o Aníbal resolveu sair do coma e lembrou-se de cuspir uma data ao calhas, sem pés nem cabeça, ao nível das decisões que toma habitualmente…e vai de marcar as eleições para o dia 4… De imediato pensei que estava tudo perdido…nem votava, nem via o jogo pois ia ser adiado para outro dia qualquer devido aos compromissos do SLB na Champions e das seleções.
Fiquei frustrado…mas eis que afinal de contas o jogo acaba mesmo por ser marcado para o dia das eleições, envolto em ruído de fundo. Que alívio, que satisfação! Vamos lá estar, para te apoiar, Benfica do meu coração!!!


Após os meses de espera em que tanto se passou, tantos contratempos que aqui partilhei e que têm tornado demasiado atípica esta época…ficando impedido de ver já mais jogos do que alguma vez imaginaria no pior cenário possível. Ao menos o jogo na Madeira ninguém me há-de tirar, dizia eu…fazendo figas!

Estranhamente só 5 dias antes de partirmos é que foram colocados à venda os bilhetes para o jogo com o União…e confirmado que o jogo era na Choupana, algo que nos voltou a fazer recear por um tal de fantasma que lá costuma pairar…e olhando para os sites meteorológicos…era bastante previsível o que podia acontecer…mas pensávamos…alguém saberá o que está a fazer…até porque eles melhor do que ninguém sabem o que “a casa gasta”!

Na véspera de partir, há quem diga que foram os nervos ou pessimismo, passei mal o dia, algo que comi, paragem de digestão, sei lá…certo é que foram horas em que temi o pior de não poder embarcar…faltavam tão poucas horas para seguir viagem para este fim-semana em que precisava estar na melhor forma…e eu naquele estado…mas felizmente passou…e num ápice estávamos no Funchal a virar ponchas (as melhores são de longe na zona velha, servidas pela D.Délia), travessas de lapas e petiscos (salivar pelo Muralhas) e a deliciar-nos com as fantásticas iguarias dos melhores recantos da Madeira que já vamos conhecendo bem destas andanças atrás do Maior de Portugal.


Curiosamente desde o primeiro dia que não sei porquê…várias pessoas nos perguntaram se éramos jogadores de futebol…ou árbitros… Quando me abordavam eu encolhia a barriga para dar ares de não estar em forma…de bola. E respondia que éramos da Comitiva do Maior de Portugal e estávamos na ilha por causa do Grande jogo. Gente importante. E isso notava-se. Lol
Ora em Porto Moniz, ora em Câmara de Lobos, ora no Funchal, ora no Caniçal, e depois também no belo restaurante das espetadas no Estreito de Câmara Lobos (onde o empregado de mesa ainda não tínhamos entrado já estava a falar connosco como se nos conhecesse de longa data dos jogos na Luz e sem nós termos aberto a boca)… Mesmo quando não tínhamos nenhum adereço afeto ao Benfica…falavam connosco como se fosse extremamente evidente de que éramos do SLB…reconhecimento que anoto com apreço e como sendo algo de valor…mas que gostava de perceber como é deduziram isso…
Ah, espera...e não foi certamente por me terem visto na televisão lá na bancada da Choupana, pois alguns destes episódios foi antes do jogo.

A vista fabulosa do nosso terraço dava logo ao amanhecer um nervoso do que estaria para vir…e o aproximar da hora do jogo coincidiu precisamente com o agravar da nebulosidade, vento forte e chuva valente por cerca de duas horas, entre as 13h e as 15h. Isto não me está mesmo a acontecer, pois não?
Sabem os amigos que costumam ir a muitas deslocações longas fora de casa…que sempre tive este pesadelo…sempre passei horrores só de imaginar o que seria fazer uma viagem…e o jogo não se realizar…e agora estava mesmo a passar por tudo aquilo.

Desta vez, já conhecendo melhor como são os caminhos até lá acima, fomos à hora ideal, e pela estrada certa…e estacionámos a 300 metros do Estádio da Madeira. A 300 metros da porta da nossa bancada que fica junto à baliza virada para sul. E dali, não me apercebi que o estádio…era já ali! Parecia que ainda teria de subir imenso até lá chegar. Mas esperei até a chuva parar. Foi quando o RedPass blog partilhou uma imagem que dava conta do nevoeiro ter levantado lá dentro da Choupana…que pensámos que afinal só estava mau ali fora, e lá dentro estava já tudo a postos e então saímos do carro e nos fizemos ao caminho…ao curto caminho, pois afinal, já ali estávamos!
Entrámos, após a revista que quase nos confiscou os cachecóis por alegarem que podiam ser associados a uma claque…e constatámos…que afinal lá dentro também não havia fumo branco para inicio da partida…pois havia muito “fumo branco”, chamado nevoeiro cerrado.

Durante muito tempo antes das 16h não conseguia sequer ver a linha de meio campo e por vezes nem a baliza que era ali mesmo à nossa frente. Jurava para os que nunca lá tinham ido que do outro lado também há uma bancada com pessoas. E volta e meia via-se algo que parecia ser um jogador nosso a aquecer…com o momento mais alto a ser um remate do Mitroglou ao poste, ali com a baliza mesmo à frente.


Sobre a ridícula mudança de estádios o RedPass já disse tudo, e já o tinha escrito também que não achava graça nenhuma a não podermos ir jogar a Tondela, ou a Arouca, ou onde fosse, porque os clubes pequenos queriam mais receitas e mudavam o estádio, ou porque sobem de divisão sem ter condições reais para cumprir os requisitos logísticos. Este caso, foi ainda mais absurdo...e até a população lá na ilha o dizia...já sabiam há uma semana que naquele dia ia estar assim...que ia dar asneira, e ninguém fez nada... Permitem que um Clube suba de divisão e sua inscrição tem de satisfazer uma série de requisitos e nenhum deles é em prol dos interesses dos adeptos…nomeadamente o estádio?... Os clubes têm de apresentar condições para entrar nas competições em que se inscrevem, caso contrário não poderiam participar...mas valores mais altos se "alevantam"... E fazem jogo em casa emprestada, na serra sabendo o que poderia acontecer com o historial que aquela obra ali tem (atenção que os bilhetes foram postos há venda 2ª feira apenas e já aí se sabia que ia estar muito mau tempo nessa noite)!

À nossa frente estava gente da ilha, que até nos consolavam por saberem bem o que custava ter ido de propósito ver um jogo que é adiado…tinham vindo a Lisboa ver o derby que foi adiado por causa das telhas a cair na Luz. Sócios do Marítimo, manifestavam-se claramente contra os rivais madeirenses por terem esta vergonha de estádio e a Liga permitir que isto aconteça ali sucessivamente e nada fazer. E recordavam que já todos lá sabiam que isto iria provavelmente acontecer, que o União tinha de ter feito os jogos noutro lado, que só foi para ali por ganância e desrespeito para com os adeptos, e picar os do Marítimo, dado que quiseram primeiro fazer o jogo nos Barreiros, mas o Marítimo só aceitava na condição de que o União pagasse a dívida que tem para com o Marítimo… Sem dinheiro, não há estádio. E em resposta, foram para ali… Na ilha, durante toda a semana…o tema de conversa…foi o nevoeiro que ia cair sobre a serra naquele dia...mas enquanto isso quem devia falar sobre o assunto devia a andar a falar doutros interesses…


Querem imagens de estádios com bom tempo para ter jogado? Em vez de publicarem fotos ridículas de bom tempo em dia em que o jogo não podia ser realizado segundo os regulamentos, tivessem publicado fotos como esta, de estádio ali a 5 minutos ao lado, tiradas 1h30 antes do jogo que se devia ter realizado, no próprio dia, sem filtros! Até no Machico havia malta a jogar…até no Caniçal havia putos a correr atrás da bola...e sem dúvida até nos Barreiros e mesmo na Ribeira Brava, onde estes "sem abrigo" do futebol têm a casa oficial...em toda a ilha, só ali estava mau tempo. Defenderem interesses de clubes terceiros em vez do próprio clubezeco e principalmente quem manda não defender os interesses dos principais afetados, é o país que temos. Só ali estava frio e nevoeiro. Mas o jogo…tinha de ter sido arrastado para ali…que azar…

O convívio, as aventuras, tudo...é algo que ninguém nos tira...mas não poder ter visto o jogo...dói pra caraças...foi preciso muita força, recebida de Lisboa…recebida dos que nos cruzavam, recebida dos que estavam e dos que não puderam estar…e após um par de horas comecei a recuperar do abalo que senti quando aí sim a nuvem se abateu sobre mim às 17h…


Há pequenos pormenores que para muita gente não passa de picuinhices, mas para quem vive por aquele símbolo e toda a vida e agenda roda à volta dos jogos do SLB...fazem muita diferença.

Estava muito nevoeiro, continuo a acreditar que houve condições para o jogo se realizar pois via-se de uma baliza à outra razoavelmente bem durante bastante tempo, mas ora levantava ora baixava bruscamente, era uma incógnita... Quando entrámos não se via um boi, depois melhorou, e houve alguns momentos em que até a bancada oposta conseguíamos ver bem, mas de uma forma geral o nevoeiro rapidamente se instalava e mesmo após o jogo ser oficialmente adiado, aquelas melhorias foram provisórias e volta e meia olhava cá de baixo e nunca durante todo final de tarde e noite se conseguiu ver a Choupana lá no alto… Independentemente do relvado pesado, condições adversas, probabilidades de ser interrompido várias vezes, o Benfica era o principal interessado (e seus adeptos mais ainda) em que o jogo se realizasse naquele dia…e com jeitinho e muita falta de bom senso, até teria dado para jogar…mas isso sou eu a falar irracionalmente pois daria um dedo do pé para alguém ter levado dali o nevoeiro e teria ali esperado as horas que fossem precisas para ver o jogo ser realizado.

Era capaz de jurar toda a minha vida que teria visto aquele remate fabuloso do Jonas entrar mesmo no ângulo superior esquerdo da baliza contrária…mesmo que na verdade não tivesse conseguido ver sequer se a bola tinha passado do meio campo…bastava que o som da bancada mais distante cá chegasse…bastava que o Samaris se virasse para trás a dizer ao Luisão que tinha sido um golo do caraças…e o Jardel fosse a correr para os braços do Júlio César…para aí saber que tinha sido lindo aquele momento e que ninguém melhor nem mais perto do que eu o tinha testemunhado!
 
O custo da viagem, os dias longe da família, o cansaço, as 3 horas ao frio pela serra acima...não têm preço. Os bilhetes do jogo, confirmei na Luz ontem de manhã assim que cheguei (sim, pois no estádio não tiveram a decência de o dizer, para além de que as informações chegavam sempre 10 minutos mais rápido via telemóvel por as darem na tv muito antes de anunciarem no estádio), que na Megastore são reembolsados mediante apresentação dos mesmos.

Da parte da Comitiva do Benfica (jogadores, técnicos, dirigentes), não tenho dúvida que tudo fizeram e queriam tanto como nós que o jogo se tivesse realizado...mas apenas lamento é uma coisa...é que após a confirmação oficial do adiamento do jogo, não tenha vindo ninguém, nem um nem dois nem três, nem os capitães, nem o treinador...até ali junto a nós na bancada...agradecer tudo o que fizemos para ali estar...em vão. Um simples aparecimento, terem vindo lá de dentro dos balneários até ali uns segundos para um aceno, retribuição dos aplausos por todo o esforço...seria o que pedi naquela altura...e era o que diferenciava a Grandeza do nosso Benfica. São pequenos pormenores que fazem uma Grande diferença para quem lá vai! Pequenos pormenores, que não são tão pequenos assim…

As aventuras e desventuras continuaram até ao último segundo…desde a avaria no sensor de combustível no carro que alugámos, que nos fez voltar duas vezes à bomba de gasolina que fica longe pra burro e nem com aquilo a transbordar e a molhar o chão dava sinal de estar cheio e queriam-nos cobrar extra por não entregar o carro com o depósito cheio…até à turbulência brutal que levámos à chegada a Lisboa, com meia cabine à procura urgentemente dos sacos de papel para cantar o fado, e que até parecia que estávamos a aterrar na Choupana…pois a visibilidade era tal, que já só vi que estávamos de volta quando senti o cheiro a borracha queimada contra o asfalto da Portela.


Foi um fim-semana inesquecível. Só com amigos assim se tornam momentos difíceis e desanimadores em recordações que deixar a olhar para o calendário para ver quando será tempo de lá poder regressar.

Afinal sempre era possível tirarem-me o jogo na Madeira...parece que tenho é de ir à bruxa. O jogo foi cancelado por causa do nevoeiro, mas parece que por cá o nevoeiro ainda foi pior pois o país continua entregue aos bichos.

Ah, mas ao menos apareceste na televisão…e o que importa é que ninguém se magoou!

Dizer em modo de conclusão, que continuamos invencíveis na Madeira desde que comecei a ir à ilha ver a bola…a diferença…é que desta vez foi porque o jogo…afinal foi adiado!
Para quando? Que seja para Janeiro, arranjem forma de meter este jogo na mesma semana do jogo do campeonato lá. Assim procurava-se “matar dois coelhos” com uma só…viagem!

Até para o ano, Funchal! #sejaondefor #atedebaixoagua #atecomnevoeiro #ouentaonao

#ponchastour #lapastour #bicampeao #maiorqueportugal #choupanaprasegunda #juntos

Sem comentários:

Enviar um comentário