quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Encontro marcado?

Bem podíamos bater com a testa na parede vezes sem conta…se este jogo desse para o torto.

Passei o dia com um estado de nervos terrível. Temia realmente o pior. Não conseguia imaginar nada pior do que ir de vela e não chegar à final desta Taça da Liga!

Dentro do lote de convocados (Julio, Salvio e Maxi poupados), JJ apenas deixou o Samaris e o Lima no banco. A atitude com que se entrar em campo tinha de ser com postura como no campeonato! Não achar que o jogo mais cedo ou mais tarde estará ganho.

Jonas será a referência no ataque, Pizzi carregava a batuta da equipa onde se esperava muito que Ola voltasse a estar ao nível do último jogo e tivéssemos finalmente oportunidade de ver Sulejmani e Derley a um nível próximo aos habituais titulares.

Mas os primeiros 5 minutos foram de pouca concentração. Passes errados na frente mas pior foi duas fífias seguidas de Almeida e Luisão que Jardel limpou no momento exato.
A resposta veio numa combinação entre Jonas e John, mas o holandês tentou furar até ao fim em vez de rematar e o lance foi cortado pela defesa.
A frio, e sem se saber bem como raio se lesionara, Pizzi contorcia-se no relvado…regressou após assistido, mas parecia que algo tinha ficado torto pois não atinava com posicionamentos nem passes.

O Moreirense mantinha uma postura de pressão bem alta sobre o nosso meio campo, dificultando a construção de jogo, que aos dez minutos de jogo teve jogada bonita com Ola a tabelar com Derley e depois com Jonas só que o remate de pé esquerdo nem esse nome pode ter direito.

Dá para não perder bolas no nosso meio campo defensivo??!! E essas autoestradas na nossa defesa??!! Estão a meter-se a jeito??
Ataque pela esquerda da nossa defesa, tudo a ver jogar…valeu Artur a salvar! E na jogada seguinte, Luisão cabeceia para a frente e sai um disparo que Artur voltou a segurar!!! Os lances mais perigosos da partida!

Já chega ou ainda não?! Pizzi, vais começar a pegar no jogo e acertar passes? Sulejmani, vais começar a jogar à bola? Derley, as tabelinhas estão a funcionar mas e olhos na baliza??!
Eliseu sobe pela primeira vez…combina com Derley…mas depois atrapalha-se com…o Jonas!

Num minuto, dois momentos deprimentes. Primeiro Sulejmani não domina uma bola que vinha quase parada e deixa fugir para fora…e depois Derley à entrada da área finta o defesa e leva um toque na biqueira da bota esquerda, era falta para grande penalidade, mas por se ter atirado para a piscina de forma teatral em vez de correr para a bola que estava ao seu alcance, ele próprio iludiu o deprimente boi do apito, que pensou que era simulação!!!

Nem comento o livre “ensaiado”  que Sulejmani e Pizzi voltaram a repetir (desta vez com os papéis trocados) a jogada que tinham tentando com o Arouca…com os mesmos resultados.

Apesar de pouco perigosos, aos poucos víamos ao menos a equipa começar a trocar melhor a bola, principalmente com Cristante a sair a jogar.

Não conseguia explicar o porquê, mas não me lembro bem de estar neste nível de pilha de nervos como me sentia…pessimismo ou parvoíce? Não havia meio de surgir um golo do Benfica para ver se isto acalmava.

Acorda André!!! Já não é a primeira vez que o Ramon foge por esse lado!!!

Jonas remata…goooo…não entra!!! O remate de pé esquerdo sai ao lado da baliza…parecia mesmo que ia lá parar dentro.

Mudanças para o segundo tempo? Jogar com 11 já não seria mau… Era Silvio quem aquecia… O que fazer àquele Sulejmani? Muita concentração na defesa pois estamos a dar muito espaço para subirem! E é Eliseu quem não regressa das cabines.

O frio sentia-se em Jonas e Derley que pulavam para tentar aquecer os músculos. Mas era Artur quem preparava as luvas para defender um livre em zona frontal logo a abrir a segunda parte…que afinal nem foi preciso.

Numa altura em que a sucessão de erros no meio campo era de escalão inferior, Samaris prepara-se para entrar pois há quem se tenha lembrado de fazer alguma coisa de útil para a equipa…e pediu para sair (nada de novo, problemas físicos, claro). E realmente a equipa subiu muito a partir daqui, com o equilíbrio no meio campo a levar a equipa par a frente e mostrar que esta dupla no meio é atualmente ainda a melhor opção para ganhar jogos no meio campo.

Bola a pingar à entrada da área…Jonas arma do remate…à figura. Insiste o Benfica…livre batido para Luisão, tá sozinho…sem marcação vai cabecear…por cima??!!

Jonas desmarca Derley…entra na área…atrapalha-se e não remata…

Mas finalmente aquelas tabelinhas com o Derley haviam de resultar. Jonas (who else?) tabela com o pinheiro e remata em jeito bem colocadinha no fundo das redes!! GOLOOOOOO!!!!!!! GOOOOOLOOOOO!!!!! Que alívio!!!
A minha filhota aproveitou que ouviu gritar golo e veio a correr festejar para eu a atirar ao ar e de seguida poder continuar a fazer patifarias! :)

Nesta altura já a descompressão era total! E mais ficou quando Jonas cabeceia para Derley que inventa umas carambolas para conseguir ficar isolado e quando ia rematar aparece um pé do defesa a tentar evitar o remate e acaba por a meter lá dentro! GOLO!!!

O 3º só não surgiu aos 75 minutos porque o keeper Marafona evitou por duas vezes com boas defesas, primeiro um quase autogolo, depois na sequência do canto, a impedir que o Derley festejasse!

Gonçalo Guedes já lá estava para dar o merecido descanso a Jonas...e faz uma grande jogada, com a diagonal a tirar o keeper da frente...cruzar para a boca da baliza direitinho ao Pizzi...remata...contra o defesa que estava sobre a linha de golo...que desperdício!

A meia final estava assegurada! E tão bem que me sabia esta descompressão após os nervos. O Encontro está marcado...resta saber com quem. Era bem bom que fosse com Setúbal ou Belenenses, mas o azar lá nos vai certamente meter na agenda 2 derbies com os lagartos em apenas 4 dias de diferença!
O primeiro já tem data e hora: domingo dia 8 Fevereiro, pelas 19h15! Lá estaremos!

Foi mais uma vitória importante e que como você agora percebem não justifica enervar-me tanto, mas é algo que não consigo explicar. Mais 90 minutos sem sofrer golos.
Melhor em campo, sem dúvida alguma Jonas. A léguas de distância de todos os outros. Derley pela também merece aplauso tal como Artur. No meio campo, destaco...a entrada de Samaris, que claramente virou o jogo! No final, o puto Guedes foi quem mais mostrou serviço e vontade de manter o jogo vivo, terminando com uma boa jogada e remate forte.

A próxima jornada da Taça da Liga, será no sofá! Ou melhor, no cinema ou a fazer outra coisa qualquer, pois jogos deles, nem que me paguem perco tempo a ver!

Quem me tira a Taça da Liga, tira-me tudo! E esta final...não posso imaginar não conseguirmos lá chegar! (e até já começo a bater mal por não saber em que dia poderá ser...é que no dia em que está previsto como já disse não pode ser...e outra data vão ter de encontrar...só espero que não seja a 29 Abril...pois não estarei cá...mas tou mesmo a cheirar que vai calhar precisamente nesse dia...fdx...já me lixei...calma...mas primeiro ainda há uma decisiva e difícil meia final por disputar!)

Sem comentários:

Enviar um comentário