quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Déja vu... Parecia o Braga

O jogo de ontem fez-lhe sentir uma sensação de que já tinha visto aquele filme. Um déja vu que felizmente não passou disso mesmo...até porque entre algumas diferenças...a principal foi o resultado final!

Sair de um agradável jantar de família que parecia nova Ceia Natalícia...para ir a correr para a Luz...sozinho pelas ruas que habitualmente percorro cheias de gente...deu logo um tristeza...mas sabendo que lá me aguardavam alguns dos habituais companheiros de bancada deu para apressar o passo...até porque o frio que se sentia...assim o exigia!

Afinal foram mais de 10 mil...apareceram 15 mil nas bancadas! Ena pá! Grandas malucos!

A defesa e baliza estavam ocupadas, sabendo-se que Lisandro não é peça no tabuleiro do mister.
Cristante era o 6, na frente a dupla mais forte, Ola numa das alas...
A dúvida que se colocava era quem jogava a 8...mas na verdade essa não era uma dúvida, pois era previsível que fosse Talisca o menino de JJ. A surpresa acabou por ser mesmo ver o Pizzi numa posição que jogava em Espanha muitas vezes, descaído para a direita.

O déja vu que parecia estar a ver novamente o jogo da Taça de Portugal com o Braga foi ver as bancadas também despidas, ver o Benfica a dominar o jogo e até a jogar relativamente bem, ver o Benfica a criar oportunidades de golo e desperdiçá-las...ver o Benfica marcar um golo igualzinho ao que comemorámos frente aos sarrafeiros da pedreira, com Maxi a cruzar para o Jonas saltar bem alto e cabecear como mandam as regras...e depois ter o arrepio de que num par de lances...o adversário quase marcou e podia ter dado a volta ao marcador porque nos deixámos meter a jeito. A isso tudo, juntou-se ainda uma estranha substituição ao intervalo, desta vez com o Pizzi (afinal parece que nisso vem substituir o Enzo) a ficar no balneário sem se perceber muito bem porquê...lesão ou vai para o Valência por 25M? ;)

O Júlio César foi importantíssimo uma vez mais com 3 ou 4 intervenções de grande nível, evitando o pior! Maxi está com um ritmo altíssimo e há que aproveitar enquanto o gás não se acabar, pois sabemos que quando ele está assim nesta altura, o final de época normalmente custa-lhe mais.
Jonas é o avançado que mais qualidade tem, mexe-se de forma inteligente, pensa o jogo, marca golos...mas voltou a falhar 3 ou 4 golos que tinham de lá ir parar dentro.
Só mesmo por lesão poderá ter saído, dado que não estava a fazer um mau jogo e principalmente quando Talisca e Ola John eram um atropelo.
Nico veio dar magia como de costume e parece estar mais afinado do que nos jogos anteriores.
O grande reforço até já, foi a entrada de Sulejmani...só falta não fazer sempre a mesma finta de ir para o meio, quando tem a faixa direita toda aberta. Mas notou-se que voltou sem medo de ir à bola e sem recear o choque! Fazes falta.
O melhor em campo foi para mim o Cristante. Gosto do rapaz. Tem uma qualidade de passe (especialmente passe longo) que muito poucos conseguem, gosta de segurar a bola e até arrisca demasiado por vezes, e começa a ganhar o lugar, ocupando bem os espaços! Os adeptos do Milan bem diziam que ali estava um jogador que não devia de lá ter saído. Há que o aproveitar bem e com a necessidade que temos atualmente de fazer renascer um meio-campo novo...parece-me que Samaris a pressionar e recuperar bolas e Cristante a fechar, para depois abrir linhas de passe, e distribuir jogo com os passes para os criativos...enquanto não há Fejsa e Amorim, esta seria a dupla que daria maior segurança e solidez no meiolo, e que durante os jogos se mobilizaria para dar lugar a Pizzi ou Talisca em caso de precisarmos de maior capacidade de arriscar e chegar à frente.

A vitória não fugiu, por muito que Jonas apontasse a mira e Nico isolado não conseguiu dominar para fazer o bonito.
E houve até um golo anulado ao Ola John que não sei se foi bem ou mal anulado. E já antes Lima tinha-se isolado num lance que aí me pareceu mesmo que não havia fora-de-jogo.

Uma coisa é certa. Este grupo só se vai decidir na última jornada. E para evitar surpresas, convém vencer o Arouca na Luz na 2ª jornada do grupo...por muitos golos!!! É que a diferença de golos marcados e sofridos poderá ditar o primeiro lugar do grupo em caso de empate. Não é que me passe pela cabeça não ganhar os 3 jogos...mas pelo sim pelo não...convém não facilitar! E ontem, o desperdício já foi mais do que muito.

Fechar o ano a ganhar! Era o que bastava para hoje comemorar! Que daqui a um ano tenhamos ainda mais motivos para brindar!

1 comentário:

  1. também pensei o mesmo mas felizmente que desta vez o resultado final foi diferente

    ResponderEliminar