domingo, 23 de novembro de 2014

De Fajeca em Fajeca até ao Jamor!

O jogo nas bancadas tem outro sabor. Seja rumo ao título ou rumo ao Jamor.

Ali sentimo-nos em casa. Em família. Entre amigos.
Sejam os habituais…ou desconhecidos.

Ontem fizemos mais um fã do grupo de estarolas maluquinhos que não deixam passar jogo sem marcar presença. O Fajeca cedo se fez notar. O Amor que temos em comum jogava lá em baixo, e as piadas eram como as cerejas…vinham sempre aos pares.

Pena que a 2ª parte não nos tenha acompanhado até ao Topo Sul, mas após assistirmos bem de perto aos 3 golos que nos deram a vantagem ao intervalo, fizemos a tradicional mudança de campo para festejar mais 1 golo atrás da baliza Grande.

Esta eliminatória da Taça só foi pena não ter sido como esperava à luz do dia, num Sábado à tarde teria conseguido levar mais uma colega e a filhota que também andam a aguardar um jogo para as levar, mas mesmo com muitas ausências na nossa trupe, esta noite tinha a estreia esta época do meu sogro que merecia uma boa noite de bola e belos golos! E assim foi.

A chuva que caía a caminho da Luz não nos amedrontou, e nem molhou assim tanto a sandocha e a mini que levávamos pela mão.
Instalados, o golo inaugural chegou tão cedo que o Oliveira ainda não tinha acabado de subir as escadas…que neste jogo eram bem menos, já que o 3º piso não foi necessário para receber os 22 mil que se deram ao incómodo de ir à bola…
A verdade é que quem não foi, bem pode lamentar não ter visto 2 golos fabulosos do Jonas e um punhado de boas jogadas como andávamos a pedir.

Salvio rasga a defesa pela direita…deixa para Jonas que à entrada da área…enche o pé sem pensar duas vezes e faz um golaço em arco!!! Ali mesmo à nossa frente!!! GOLOOOO!!!!!

Ainda mal tínhamos terminado de festejar e já estávamos boquiabertos com uma jogada fantástica! Recuperação de bola. Toque de calcanhar do Derley a lançar Nico…assistência para Jonas…finta de classe tira o defesa da frente…chutaa……..GOLOOOOOO!!!!!!!!!!

Lance estudado de bola parada. Em que Nico troca com Enzo na marcação do livre, permitindo o Enzo ficar sem opositor e tabelar para Salvio que ofereceu o golo a Derley…mas ainda não foi desta que o ponta-de-lança afiou os dentes, sendo que já antes tinha rececionado uma bola na zona da grande penalidade e rematado à meia volta…à figura.

O 3 a zero chegou num lance parecido com o primeiro, com Salvio a rasgar pela direita mas já dentro da área…tenta oferecer o hat-trick ao Jonas, mas o defesa intercepta…e envia a bola direitinha novamente para o Salvio que com toda a calma do mundo…não perdoa! GOLOO!!!

Tudo parecia encaminhar-se para uma noite tranquila, mas a malta de Moreira de Cónegos aproveitou um livre para pingar a bola para a confusão da área onde o Cardozo deles saltou mais alto que todos e se antecipou ao keeper para reduzir a diferença.
Este golo veio acalmar as coisas e o Benfica acabou por baixar o ritmo, desperdiçando um par de contra-ataques, o que podia ter sido tremido, pois segundo disseram na rádio, o lance a fechar a primeira parte em que há uma bola que toca no braço de Jardel, poderia ter dado castigo máximo.

Na segunda metade, Nico ficou no balneário, mas o Benfica procurou resolver todas as dúvidas e foi novamente Salvio…a insistir, a furar, e a aproveitar novo passe de calcanhar do Derley, para aparecer na cara do keeper do Moreirense (que nos fez o favor de não equipar de verde e branco) e fazer o último golo do jogo! GOLOOOOOO!!!!!!!!

Até final, não percebi porque o Nélson Oliveira não teve direito a nenhum minuto de jogo, mas enfim…esse se calhar nem na Taça da Liga vai ter oportunidades.

Gostei da exibição de Cristante, a mais bem conseguida desde que chegou. Já o Samaris, quando entrou para a posição do Enzo…voltou a não conseguir satisfazer, e tal como Ola John e Talisca nada acrescentaram ao jogo…e a equipa apagou, até porque o jogo estava decidido.
Na defesa, Jardel continua a não dar tranquilidade, A.Almeida teve falhas a defender e no ataque o destaque foi para um cruzamento que meteu dó, pelo que a surpresa até foi Benito, que após um jogo para esquecer na Covilhã, desta vez até não esteve mal.
O Derley continua a ser o mais batalhador, muito aguerrido, pressionante, procura ser o pivot e segurar a bola de costas para a baliza, mas não há meio de atinar e tornar-se concretizador. A verdade é que esteve com toque de calcanhar em 2 dos 4 golos da equipa.
Na baliza, Julio Cesar teve de se aplicar por 3 ou 4 vezes, uma delas inteligente a ler o jogo e sair da baliza para compensar erro de Jardel, mas no golo não sei se poderia ter feito melhor (não vi na tv e no estádio estava no lado contrário, mas pareceu-me que saiu em falso).


O grande destaque vai claramente para Jonas e Salvio. O primeiro tem sem sombra de dúvida uma classe acima da média. Não precisa de grandes correrias para dar espetáculo. 2 golos de grande nível e que lançaram a equipa para a vitória. Enquanto o baixinho, para além de 2 golos e 1 assistência, podia ainda ter marcado mais 1 ou 2 e está em grande forma nesta fase da época.

Eliminatória frente a uma equipa primodivisionária mas que pela atitude com que entrámos em campo e graças a eficácia desejada tornou mais fácil este apuramento do que tinha sido a eliminatória anterior.

Rumo ao Jamor! Venha o próximo! E que seja na Luz!

PS - Hoje poderemos atingir 1 milhão de visitantes a este estaminé desde que abriu há cerca de 3 anos!!! Orgulho!

5 comentários:

  1. Para os mais distraídos, fica o pormenor da homenagem ao Cardozo por parte do Salvio no terceiro golo, pela forma como se deitou no chão com as mãos no queixo:
    http://bit.ly/1vEkmBo
    http://bit.ly/1HCWEJa

    O Salvio quando joga em equipa, não só faz mais assistências, como seria de esperar, como faz mais golos, porque os companheiros de equipa acabam por jogar mais para ele também.Este é o Salvio que precisamos para fazer dupla com o Gaitán, sendo que o primeiro é superior na finalização(até porque começou a carreira como segundo avançado), e o segundo é melhor nas assistências, especialmente ao nível do cruzamento, como bem sabemos!
    O Júlio César está a chegar à forma ideal, e desde que a lesão crónica que tem seja controlada pelo departamento médico, só lhe falta mais entrosamento com a linha defensiva, para ter mais voz de comando na equipa, e permitir que a mesma linha jogue mais adiantada e confiante, até porque a táctica preferencial de Jorge Jesus é a de colocar a equipa adversária em fora de jogo.O Artur não pode jogar mais(Jorge Jesus já não parece tão afoito a rodar de guarda redes nas taças, vamos ver na Taça da Liga)e, se possível, deve sair em Janeiro, porque já nem devia estar no Benfica desde 2012/2013.
    Com o regresso de Sílvio(mesmo com o Eliseu disponível tem tudo para ser titular na lateral esquerda) e Fejsa(esperemos que seja de facto já em Janeiro), temos a defesa titular completa, sendo que acho que este ano o Jardel deve fazer parelha com o Luisão, e o Maxi Pereira é intocável(espero que a renovação seja anunciada antes do Natal).O Rúben Amorim deve demorar mais tempo, até porque se lesionou bastante depois dos dois jogadores anteriores, e deve regressar só para o último terço da época, por volta de Março.
    Se o Enzo Pérez, ficar pelo menos até final da época, temos um meio campo de luxo!
    A nível de ataque, Lima(apoiem que o jogador merece, foram 100 jogos nas duas primeiras épocas, com 51 golos marcados!), Jonas(o avançado completo que integrou a famigerada brigada do reumático, com Júlio César e Eliseu, e esta heim?), Derley(o que melhor perfil tem para fazer o papel de Óscar Cardozo), Talisca(que era uma contratação falhada, para muitos comentadores e paineleiros, com pouco mais de um mês de Benfica), e Nélson Oliveira(vai ter que trabalhar no duro para agarrar uma oportunidade, porque eu, ao contrário de muitos, acho que lhe foram dadas as oportunidades necessárias no passado, mas o jogador não as justificou, sendo que ainda vai a tempo de recuperar, se de facto tiver talento e abnegação), asseguram uma linha ofensiva com soluções para todos os gostos.O Jara, a minha opinião é que o Benfica o vai emprestar, ou vender a título definitivo, já em Janeiro, e só ficou por causa da idade do Lima e Jonas, e porque o Talisca e Derley estavam em fase de adaptação.É um jogador esforçado, ainda pode melhorar um pouco mais ao jogar regularmente na Europa, mas não se destaca particularmente em nenhum aspecto, nem a soma das suas qualidades o coloca como um bom avançado completo, pelo menos para o nível do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grande análise, caro Benfiquista de Gaia
      e sem dúvida que a recuperação de Silvio e Fejsa serão cruciais
      no entanto há um factor que poderá pesar bastante na motivação dos jogadores (alguns) em continuar a dar o litro...que é a continuidade ou não na Europa...
      o Enzo nao acredito mesmo que fique caso a Europa seja uma miragem...e sem ele, nao vejo nenhuma alternativa ainda em condições de dar futebol à equipa (mas gostava de acreditar que Samaris e Pizzi pudessem agarrar)

      Eliminar
  2. Agora, quanto aos seguintes jogadores:Lisandro López, César, Benito, Cristante, Samaris, Pizzi, Tiago Bebé, e o próprio Victor Andrade(apenas porque foi para a equipa B, com 19 anos, feitos em 2014!), peço aos benfiquistas que não entrem em histerismos, e pensem quantas vezes imensos analistas desportivismos(e muitos benfiquistas!), disseram que os seguintes jogadores eram contratações falhadas do Benfica: Fábio Coentrão(quando esteve emprestado ao Saragoça, sem sucesso), Ángel Di Maria(no tempo de Quique Flores), Nemanja Matic(quando estava na sombra de Javi García, e porque se o Chelsea o tinha deixado sair, era porque não valia nada), Rodrigo Moreno(só porque o Real Madrid não o aproveitou, e porque não rendeu imediatamente no Benfica, sendo emprestado ao Bolton), e Enzo Pérez(na primeira época, e depois do empréstimo ao Estudiantes, quantos ainda acreditavam no jogador?).
    Quando os mesmos saíram do Benfica(como temos a situação do Enzo Pérez desde a última pré época) as expressões mais utlizadas foram:"insubstituível", "só pela claúsula de rescisão", "má venda", ou "o Benfica não vai conseguir comprar um jogador ao nível do x".
    Claro que qualquer dos jogadores do plantel actual que referi acima pode ser um Roberto, Emerson, Cortez ou Filipe Menezes, mas não é com nem meia época que vamos saber isso, portanto antes de criticarem(de forma destrutiva), apoiem o clube do qual dizem ser, e lembrem-se que nem todos os jogadores chegam e rendem no imediato!
    Todos os clubes falham contratações, mesmo aqueles que conseguem ultrapassar a barreira dos 30 milhões por um jogador, e que lhes possibilita aceder aos maiores craques mundiais(quando já são jogadores feitos).
    De resto, encham o estádio e pavilhões da Luz, e se as posses ajudarem, sejam sócios do Glorioso!
    Subscrever a Benfica TV, Jornal O Benfica, Revista Mística, e visitar o Museu Benfica Cosme Damião, também ajuda, e muito!

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Benfiquista de Gaia: o Salvio dedicou o golo ao filho pois e' assim que ele se deita no chao em casa, nada tendo a ver com Cardozo.... http://instagram.com/p/vuME7WgCrs/?modal=true

    ResponderEliminar
  4. Mea culpa, já fui informado do meu erro nesse aspecto, no entanto, isso foram quatro linhas do meu texto, e no restante havia tanto para analisar, mas isso a maioria dos benfiquistas não tem interesse, é melhor deitar abaixo a equipa.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar