domingo, 26 de outubro de 2014

Revistados!!! Disparidade!

Na crónica que escrevi sobre a ida à Covilhã, ficou um assunto por abordar...

Houve um episódio que me fez muita confusão e já por diversas vezes pensei em escrever.

O controlo de segurança à entrada do estádio! É de uma disfunção e disparidade que ultrapassa todo e qualquer bom senso e inteligência.

Ora, para quem está habituado a ir regularmente ao Estádio da Luz, entramos e saímos sem nunca "passar cavaco" a ninguém. Sem qualquer revista, sem quaisquer restrições. Posso levar aquilo que muito bem entender debaixo do casaco que ninguém quer saber...excepto se for para a curva das "claques"...que aí posso ter de ser eventualmente "apalpado". E digo apalpado pois nem sequer é uma revista digna desse nome.

Mas se formos a um jogo fora, aí sim já passamos a ser gente perigosa e que requer cuidados acrescidos...e temos de dar "o corpo ao manifesto". Uma vez mais, não consigo chamar "revistar" ao que realmente é feito.

E se compreendo que isso seja um requisito, ou é para todos, ou então tem de fazer o mínimo sentido.

No jogo da Taça, na Covilhã, justificava-se os stewards armados em fortalhaços e mandões a impor regras absurdas?
Vi pessoas inocentemente e respeitosamente na fila para entrar e a tirarem o que tinham nos bolsos, mostrando uns o isqueiro, outros as chaves, uma senhora com um mini chapéu de chuva...serem barrados! Mas os que levavam o isqueiro no sapato ou no bolso do casaco que tinham na mão, podiam entrar sem problemas nenhuns. Eu tinha catrefadas de coisas nos bolsos do casaco...e nem sequer quiseram ver o que era. Passaram-me as "mãos pelo pêlo" e siga a banda...

Um jogo de alto risco...claramente.

Pior que isso, foi ver 2 crianças a pedirem e implorarem para os pais lhes comprarem 2 bandeirinhas pequenitas do Glorioso, ali mesmo, numa banca à porta do estádio...a meia dúzia de metros!!! As crianças arrastaram se pelo chão para impedir os pais de continuarem a andar sem lhes comprarem as bandeirinhas! Lá conseguiram o tão desejado sonho de ter uma bandeirinha do Benfica!
Quando chegam às barreiras "policiais", os seguranças barram-lhes a entrada!!!
Não podiam entrar com o cabo da bandeira! Tinham de arrancar a bandeira e ir só com o paninho na mão!

Os pais ficaram sem saber o que fazer. As crianças inconsoláveis. O pessoal à volta revoltou-se e naturalmente, como eu, questionaram os seguranças que parvoíce era aquela e que mal iam os miudinhos fazer com aquela arma perigosíssima de dimensões catrastróficas (atenção que o cabo era de plástico, não era de madeira como os de antigamente que agora são proibidos)!

Mas não, são regras. Só as bandeiras de cabo gigante e que podem varrer mais de 20 cabeças de uma só vez é que podem entrar devidamente autorizadas. Mas aquelas duas alminhas com ar de hooligans não podiam entrar com as duas bandeirinhas acabadinhas de comprar...

Um jogo de alto risco...claramente. E no final ainda tivemos de aguardar uns 20 minutos pelo menos na bancada antes de nos abrirem as portas para permitir a saída do "sector visitante"... LOL!

Hoje quem vai à Pedreira, lá vai ter de abrir os "braços à Cristo Rei".
Mas quem vai entrar para a bancada a meia dúzia de metros de nós, ali ao lado, os que espumam de raiva e irradiam inveja por não serem adeptos do Maior de Portugal...esses vão poder entrar sem precisar de ser revistados, e lá vamos nós ter de nos abrigar de bolas de golfe, pedras, e o que lhes apetecer arremessar juntamente com seus mucos salivares.

1 comentário:

  1. Pelo menos as bolas de golfe, parece, passaram de moda. Não que o campo seja interdito pois "parece", segundo os regulamentos, que não se trata de um objecto perigoso. Mas o teste anti-raiva se fosse aplicado à entrada deixava as bancadas do Estádio QUE PAGAMOS NÓS COM OS NOSSOS IMPOSTOS, vazio!

    ResponderEliminar