segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ai tanta pressa de voltar às férias! #Crónica

Enquanto a Pré-época continua...havia pressa de voltar às férias!

Foi um final de férias bastante agradável.


Fugir do sol algarvio para me fazer à estrada com o pensamento no que o Poker da Supertaça poderia trazer de bom para motivar os jogadores e adeptos em busca de quebrar o enguiço da primeira jornada.

Escapando ao caótico trânsito que deixou muitos a arrancar cabelos, foi tudo bem programadinho e a chegada ao estádio foi com tempo de sobra para disfrutar e absorver o ambiente que rodeava a Catedral.
A nova fun zone não era bem como imaginava, pois estava a contar com uma tenda gigante que reunisse as novidades, mas eram mini vans distribuídas por aquela zona que atraíam os adeptos para abrir o apetite com os produtos gourmet que estão na moda.
A juntar a isso, 3 ou 4 espaços animavam a malta, uns com meninas a mostrar o bronze, outros para a pequenada, outros com espaços publicitários para aparecer na Btv, outros com passatempos para dar toques na bola.
E ainda um ecrã gigante para a malta de dentro e de fora ver a bola (será que depois também transmitiu o jogo para quem não comprou bilhete ali ficar?).
Por ali andava o José Eduardo Moniz e outros encamisados da organização a saber como estava a correr esta iniciativa e o que se poderia melhor em termos de aproveitamento de espaço e funcionamento dos serviços disponíveis.
O que me pareceu foi que apesar dos preços mais altos que as rulotes, parece ter procura, mas a capacidade de resposta estava mais lenta do que o desejável.
E curiosamente, atendendo ao trânsito nos acessos ao estádio e estacionamentos…e mesmo ali em redor…não diria que estivessem…42 mil no estádio!


Foi uma surpresa ver tanta gente lá nas bancadas…apesar de ainda assim ser bem abaixo do aceitável quando estamos a falar do primeiro jogo do Campeão Nacional e vencedor de todas as 4 competições nacionais. Abaixo dos 50 mil sabe sempre a pouco.

Nós estávamos lá. E por ali muita pele bronzeada, muita criança…e estrangeirada, como é costume nesta altura do ano.

O “onze”, era o mesmo que entrou de início na supertaça conquistada em Aveiro.
E mesmo com uma exibição bastante abaixo da que fizemos no primeiro jogo oficial…marcámos 2 golos e os 90 minutos foram suficientes para sair vencedores.

Tudo porque…a história se escreveu ao contrário do que tinha sido uma semana antes. Ou seja, porque a grande-penalidade (bem diziam os Nunos no início do jogo que hoje poderiam ser também decisivas) em que o Artur teve de se mostrar herói…foi logo a abrir!


Com um meio campo a meio gás, onde Amorim era o que estava melhorzito, pois o Enzo estava com a cabeça distante e o corpo moído…e Talisca…enfim…ainda está em adaptação…já nem para as bolas paradas é “o” especialista.
O Paços do Paulinho teve a primeira grande oportunidade de golo num penalty tonto que o Eliseu se meteu a jeito para o boi careca do apito apontar para os 11 metros.
Aí eu gritei: “Calma que está lá o Artur”!
E fiquei tranquilo. Até adivinhei o lado que o rapaz se ia atirar para salvar. Explosão. Festa. O futebol tem destas coisas.

O melhor em campo não tenho dúvidas em dizer que foi mesmo o guarda-redes Artur. Juntou ao penalty um par de cruzamentos seguros, um par de defesas junto à relva em remates que iam bem junto ao poste, e ainda uma ou outra saída, tendo ainda observado que tentou não complicar como costumava fazer no lançamento das bolas para os colegas que eram uma miséria. Foi por acaso? Estava em dia sim? Moralizado pelos penalties de Aveiro e este mais ainda logo a abrir na Luz? Claramente.
Até meio da primeira parte, só um remate cruzado de Lima assustou a baliza dos pacenses. Acima de tudo senti que a equipa recebeu a mensagem e começou a jogar mais confiante.


E de repente…num lance que começou na linha de fundo da nossa área do lado esquerdo…passa por quase toda a equipa…vira de flanco…sobe o Maxi pela direita…cruzamento…olha o Lima…gol…à barraaaaaaaa!!!!! Que jogada!!! Que oportunidade!!

Foi o mote para o que se viu pouco depois, novamente Maxi a aparecer lá em cima (ele que subiu várias vezes ao contrário do Eliseu que estava a ser mais apertado lá atrás), tabela com Gaitan…e recebe na área…pé esquerdo cheio de pica….é GOLOOOOO!!!!!!!!! GOOOOOOOLOOOO!!!!!!!!!!! GOOOOOOOOLLLLLLLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


A tranquilidade e animação nas bancadas atingiu os níveis desejáveis aí então.
Mas até ao intervalo, ficámos a olhar para os céus a confirmar se era algum jacto privado que estava a aterrar ali perto…quando a placa 35 subiu para indicar a substituição do Enzo…
Seria um adeus? Seria mesmo só uma lesão a juntar ao cartão (inacreditável aquela arbitragem do careca)?... O estádio de pé…ovacionou o argentino!

Para o lugar…entrou…Jara. Bem, se com “10” estávamos a ganhar, agora o JJ quer tentar ainda mais difícil proeza de ganhar só com “9”, foi o que alguns comentaram entre risos.

O intervalo não tardou e com ele vieram as dezenas de cheerleaders do Benfica…que pelos vistos triplicaram em número…aquilo que diminuíram em média de idades…parece que as mais experientes também devem ter ido para o Valência de Peter Lim! J

No segundo tempo a posse de bola era o principal, mas a procura do golo da tranquilidade não podia ser esquecida.
Com o passar do tempo, os alas foram perdendo forças, mas o talento havia de ser suficiente.


Após umas tentativas de Jara e Lima (a do brasileiro deu mesmo sensação que poderia ter ido na direção certa), o golo chegou após um cruzamento sublime de Nico que foi milimetricamente parar à cabeça do Salvio enquanto toda a gente e os 3 defesas pensavam que era no Lima que o 10 encarnado tentava meter a bola e foram arrastados pelo movimento do ponta-de-lança. Salvio saltou e não perdou. Ao segundo poste, meteu a bola pelo buraco da agulha! GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GOLOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

Jesus já tinha hesitado antes na substituição e preparava-se nessa altura para trocar o Talisca pelo A.Almeida. O golo acabou por ser o timing perfeito para fazer entrar o médio tuga que assim deu mais consistência ao meio-campo.


Até final, para além da oportunidade que Nico Gaitan desperdiçou, pois tentou fintar em vez de rematar de primeira já dentro da área, no último lance da partida…nota de destaque apenas para a última substituição da equipa, que surpreendeu todos, inclusivamente o treinador.
Aparentemente não seria Lima a sair, mas uma falha de comunicação entre os adjuntos trocou os números. Naquela fase do jogo, pouco interessava.

Os melhores: Artur e Maxi. Enquanto o Nico mesmo sem deslumbrar, consegue desequilibrar. 

“Ó careca, apita lá para o final que o pessoal quer é ir novamente de férias!”, foi o que disse quando tanta gente ia descendo as escadas e abandonando a bancada com o jogo ainda a decorrer. E mais ainda, quando tentei acordar aquela malta a gritar “CAMPEÕES!” e “BENFICA!”, sem que ninguém lhes apetecesse estragar a voz e apoiar a equipa que lhes deu tantas alegrias há tão pouco tempo…e agora que é a valer voltou a cumprir com o que lhes é exigido. Devia ser obrigatório (exceto por motivos de força maior e comprovada) ficar nos seus lugares até a equipa no final retribuir os aplausos! (imaginem o que será ganhar tudo, correr e vencer o jogo, e no final olhar para as bancadas para agradecer...e ver as bancadas vazias...isto não reflete a dimensão que o Benfica tem!)

Outra coisa que me surpreendeu…foi não ouvir o topo sul cantar a homenagem habitual ao “Rei Eusébio” e ao “Capitão Coluna”. Para mim não seria só na época em que “partiram”, mas sim, para sempre.


Foi o 2º jogo da “pré-época”. Segundo objetivo conseguido (primeiro conseguir a supertaça e inédito poker, depois conseguir finalmente vencer na estreia da Liga).
Sabemos que estamos longe do nível que precisamos para nesta longa época. Sabemos que, tal como estamos atualmente, a contra equipas com um meio campo forte e coeso…vamos ter muitas dificuldades.
Sabemos que precisamos de 1 médio de elevada qualidade e 1 ponta-de-lança goleador, a juntar ao keeper que parece estar mais próximo de oficializar (mesmo com a moral do Artur nesta fase). Sabemos que muito vai depender também da saída ou não, do Enzo.
Sabemos que ainda faltam 13 dias para fechar o mercado…

Domingo é no Bessa! E só os 3 pontos interessam.


PS – Estou desejoso de saber se o bacano que está perto de nós só ali esteve neste jogo ou será para ficar toda a época…pois é uma relíquia! LOL

Sem comentários:

Enviar um comentário