domingo, 26 de janeiro de 2014

Isto não é a nossa casa!

Sinceramente, não me senti em casa!


Estar em filas à espera para entrar!
Ser revistado!
Não poder ter os companheiros de bancada ao meu lado…pois como não chegámos todos ao mesmo tempo, mesmo tendo os lugares ali guardados…os que chegaram mais tarde…não foram autorizados a entrar para junto de nós e viram o jogo noutra bancada!
Outros que por ser ali, não conseguiram ir marcar presença!
O sol a bater nas fuças de frente!
Os lugares apertados que nem para as pernas lá caber dá. Ainda para cima com o entra e sai constante a meio do jogo que obrigavam o Cola com os seus 2 metros a ter de sair para as escadas cada vez que alguém queria ir mijar!!!…
E aquela gente toda à volta que era a primeira vez no ano (ou na vida) que iam à bola e até conseguiam ver o Ola John em campo!
Enfim…mas ainda tive esperanças de ver a águia Vitória a chegar da Luz em voo picado com meia dúzia de pastéis de Belém acabadinhos de fazer para me deixar cair no colo…


Ali gosto de ir, como visitante! E lá tenciono estar na 2ª volta do campeonato!

Mas só por ter o speaker a gritar SLB não me fazem sentir em casa… Peço desculpa, sei que é para bem do relvado e não sei o quê…mas nada se pode sobrepor ao respeito que os dirigentes têm de manter pelos adeptos. Quem paga adiantado é sempre mal servido…já diz o ditado, mas quando esses que pagam adiantados são o pilar que mantém o Clube vivo, isso é inadmissível. Nem uma resposta… Enfim... Verbo de encher...

Lá estivemos! Como sempre, sem faltar à chamada! Seja a valer, seja a doer, seja com estrelas, seja com As ou Bs… Na bancada, estão vocês. Estamos nós!

Ao lado do campino Bomboka e do Barbas! E pasmados a ver um adepto que andava com um t-shirt do barbas dentro de uma marmita bem guardada, e se apressou a ir pedir um autógrafo ao seu ídolo naquela peça de roupa tão estimada! Seguida, claro está da tradicional fotografia para o álbum.

Mas a atração principal seriam as amigas do Cola, nem tanto as de calças de cabedal, mas principalmente a vizinha do lado que dançava sozinha e batia com a mala e com a garrafa e com o casaco e tudo na cabeça da senhora da frente sem dar por isso…e era ver a outra desgraçada a deitar fumo pelas orelhas à beira da explosão!

Lá dentro, o onze variou do que prevíamos apenas na lateral direita, com o Almeida no lugar do Cancelo.

Jogou-se a muito baixo ritmo. Mas se nós não tínhamos pressa e controlávamos o jogo todo, o adversário gilista nem se interessava pela bola…


André Gomes era o mais influente em campo. Continua a faltar-lhe intensidade de jogo. Vontade. Guelra. Mas o jogo passa todo por ele. Errou bastante, mas criou também muito. E procurou o golo umas quantas vezes. Depois de disparar de fora da área…rasgou por entre a área e na cara do keeper rematou ao lado na primeira grande oportunidade do jogo!

Pouco depois, grande penalidade! Mas Funes Mori teve aí um dos vários momentos em que nos levaria ao desespero de tão mau que parece ser…e bateu tão mal…quase tão ridiculamente quanto a atrapalhação que os 2 encarnados que tentaram a recarga à boca da baliza e chocaram um com o outro…

Até ao intervalo, destaque para André Gomes que criava perigo com os seus cantos diretos!!! Um deles ficou a meio dedo do golo…se é que não entrou mesmo…

A segunda parte trouxe uma mudança…Djuricic entrou em campo! Ah, espera, ele foi titular…epa, não o tinha visto! Bem, é que após o intervalo alguém se lembrou que ele não é ponta-de-lança mas sim criador de jogo…e lá começou ele a aparecer na linha divisória do terreno a vir buscar jogo e não ter medo de levar a bola para a frente!!! Até que enfim!!! É aí que ele tem de jogar!!! Lembram-se do Rui Costa a vir buscar a bola ao lado do trinco e a levar para a frente?! Não é de costas para a baliza ao lado do Funes Mori que ele há-de conseguir fazer alguma coisa!


Numa dessas jogadas, sofre falta, o boi do apito manda seguir…bola sobra para o Amorim que faz golo…em suposto fora de jogo (nem festejei pois já tinha visto o bandeirolas com o braço no ar, apesar do árbitro só ter dado conta muito depois)! Não se compreende é como é que o boi não assinada falta sobre o Djuricic, pois se o Ruben estava fora-de-jogo e a jogada não tem seguimento, não pode dar lei da vantagem nesse lance! Era livre direto e cartão para o galo!

O único tento do jogo, não tardou. Apenas com um sentido, o Almeida cruzou, o Funes cabeceou…bola na barra…desce para a linha…não entra???!!!!! Olha a recarga…Sulejmani…GOLO!!!!

Os lançamentos para as costas da defesa eram uma constante, principalmente com o Ivan a desmarcar-se…mas o extremo desaproveitou quase sempre…insistia sempre em mais uma finta, ou o remate não saia à medida. Ruben serve Cavaleiro, que de cabeça falha o alvo, num misto de tentativa de remate e meio assistência…


Estavamos a entrar nos últimos 15 minutos…e o bruah não enganava…os putos iam entrar! Bernardo Silva à cabeça!!! Os poucos que não sabiam quem ele era apressavam-se a perguntar para o lado quem era o jogador e porquê tanta animação na bancada. O toque de bola, as paragens de bola, a cabeça levantada, não enganam…mas muito ainda tem de crescer, sem dúvida, taticamente, fisicamente…o talento está lá. Deixem-no crescer e ganhar o seu espaço que poderá valer ouro! Na primeira vez que tocou na bola, rematou à malha lateral. Depois fez cortes, lançou ataques, combinou, abriu o jogo…e novamente a surgir na área…faltou um danoninho para meter a bola lá dentro de cabeça!!!!!!!!!!

E à boleia dele foi o Helder Costa. Pena que tenha desperdiçado duas grandes oportunidades de golo que seriam a cereja em cima do bolo. Menos tecnicista, com muita vontade e velocidade (que às vezes o atrapalhavam). Aquela perdida mesmo no final completamente isolado…

O último a entrar foi o Cancelo, que participou numa excelente jogada de combinação com o Ivan, assistiu o Funes Mori…que se atrapalhou tanto e não marcou…acabou por deixar para o Helder…que falhou o alvo. Uma pena.

Pelo meio, dois lances duvidosos na área gilista…um deles que me pareceu que não deixava dúvidas…mas enfim…

Apurados estávamos! Assegurámos o pleno de vitórias! Demos oportunidades aos menos utilizados e aos miúdos de começar a aparecer…será para valer?

Os centrais foram os que desperdiçaram a oportunidade e curiosamente mesmo num jogo sem problemas para a defesa, conseguiram ser os piorzinhos a par do Funes!


Dos que aproveitaram, Sílvio, Ruben e A.Gomes estiveram em bom plano.
Os sérvios podiam ter feito mais, mas precisavam desta rodagem.

Estamos nas meias finais. A equipa não se pode queixar de falta de apoio pois até ali no Restelo o improvisado Topo Sul esteve impecável!
Entre nós e a final da Taça da Liga está o clube da fruta, vamos jogar ao dragay, depois do golpe de teatro que foi aquela passagem com o penalty aos 94 minutos que lhes deu vantagem nos golos marcados (3º critério de desempate face aos lags)!
Não esquecer que esse jogo será…3 dias depois do derby com os lags para o campeonato!


Fevereiro em brasa!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário