terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Última ceia!!! Quase passou fome!

Brindar com poncha ao ano novo era o mote!

Na Choupana, pouca poupança! Nesta última ceia de 2013, quase passámos fome de golos!


Em correria (literalmente) até perto do apito inicial, fui pela última vez ao ginásio no Estádio da Luz! Corri uma vez mais a olhar para o relvado onde me imagino sempre a participar no palco principal das emoções!

Hoje estavam longe! No meio do Atlântico!

O 4-3-3 era bastante móvel. Fejsa estacava os madeirenses, Enzo era o motor, e Nico o condutor que juntamente com Sulejmani e Markovic (um mais em técnica e outro mais em velocidade) faziam mexer o nosso ataque nas costas de Lima.

A defesa tinha Jardel como era previsível, e o regresso de Siqueira ao quarteto à frente de Oblak, mas a surpresa talvez tenha sido a mudança de Sílvio para a direita (onde penso que é menos certinho).

Neste jogo na verdade pouco sentido fazia poupar jogadores, pois vêm todos de férias e o próximo jogo é só daqui a 1 semana, pelo que rodagem sim, mas sem ser por medo de cansar alguém.
Matic e Luisão foram dos que ficaram “em terra”. O sérvio até poderá ser por certos e determinados motivos que todos sabemos serem possíveis de acontecer em breve…


Estranhei não ver Djuricic (voltou a não calçar), André Almeida e Amorim. O primeiro não há meio de mostrar utilidade nem ganhar espaço… O segundo passou de coqueluche polivalente tão utilizada, para um sumiço… O último procura recuperar ritmo e espaço após a lesão, daí que este teria sido hipoteticamente um jogo para tal.

A primeira grande oportunidade esteve nos pés de Sulejmani que tinha tudo para fazer o golo! Cruzamento perfeito de Siqueira…que o sérvio acertou nas orelhas da bola e desperdiçou tão boa oportunidade!!!

Markovic e Nico estavam a jogar a bom ritmo, boas e rápidas trocas de bola…e o primeiros dez minutos foram de domínio encarnado numa forte entrada que já podia ter dado frutos…

Só que à dúzia de minutos por muito pouco não levámos com um banho frio…o cabeceamento de Rondon saiu fora do alvo, com os centrais e o keeper já fora do lance. Vamos ver se isto não assusta a malta…!

Não assustou a nós, mas sim ao bandeirinha!!! Que 5 minutos depois anula uma jogada de muito perigo por fora-de-jogo inexistente que impediu assim o Sulejmani de finalizar isolado na cara do keeper Gottardi!

E de seguida o Fejsa (a bola queima nos pés dele e se lhe fazem pressão…ui…) foi na mesma cantiga e perde uma bola em zona proibida que por muito pouco não deu em brinde!!! Valeu Garay a cair em cima do avançado da casa e atrapalhou o remate.
VAMOS ACORDAR!!! Cartão para o Enzo??!! Nem falta é, pá!!!

Marko, tens de ser mais inteligente a jogar!! Ganhas espaço, ganhas a bola, tens de saber decidir no momento certo! São muitas as jogadas que tinham de ter outro desfecho e ficam nos pés dos defesas! Não pode ser!


Com meia hora no placard, o Nacional tinha conseguido baixar o ritmo e interesse do jogo…pensavam eles…é que de um grande trabalho de Gaitan e Silvio junto a ala direita, surge o cruzamento letal que é desviado pelo central Mexer (se não tocasse seria golo do Jardel que tinha subido para a bola parada)…e acaba lá dentro! GOLOO!! GOLOOOO!!!!!!
(ups, acordei a bebé…isto de ver jogos em casa já não me lembrava o que era…)

E lá vai novamente o Markovic a correr que nem um desalmado…para dar em nada… Ou a equipa não sabe aproveitar as movimentações dele, ou ele não se sabe movimentar no meio da equipa… O que é um desperdício, dada a qualidade que quando quer, mostra que tem…

Atenção Enzo!!! Atenção ao amarelo que já tens…!!! Calma!!! Isto não é a final da Champions…de onde aliás já fomos eliminados…ta-se?

Não faz sentido dar tanto espaço aos alas do Nacional (especialmente o Candeias que aproveita-se do Sílvio!) quando sabemos que eles só gostam é disso mesmo, contra-ataques rápidos e bolas paradas! E a nossa defesa está sempre desprevenida…!


O que é isso Lima??!!! Que palhaçada!!! Recebe do Nico, tem espaço para ou passar de primeira para o Sulejmani ou rematar para o golo…e inventa uma fintinha para depois fazer um passe de treta e perder a bola e a oportunidade de meter o segundo??...

Por falar em palhaçada…como é que se perdoa o cartão amarelo ao Rondon pela canelada ao Siqueira mesmo em cima do intervalo é algo que não entendo…

O recomeço trouxe um Nacional atrevido…e a lembrar-se também de explorar o lado direito do ataque.

Olha o Nico…perde tempo de remate…ai que agora já tem pernas a mais no caminho…!!

Voltamos a baixar a guarda…não recua!!! Vamos segurar a bola e jogar o nosso futebol!
Não te rias JJ… Aquele risinho vai dar muito que falar… Depois da pisadela do Siqueira ao Rondon, quando o avançado tem de ser substituído, o sorrisinho do pastilhas não caiu lá muito bem ao teu amigo Machadês… :)

Estica-te…não entra!!! Canto de Sulejmani tem o desvio de Garay…e sobra para Lima que se estica…mas falha o alvo… Por pouco…
Vá lá, vamos meter o segundo para matar o jogo!

Defende Oblakkk!!!!!!!! A dormir Markovic oferece a bola…sobra para o disparo à entrada da área…valeu a atenção do keeper 41! Grande defesa!


Não se podem perder tantas bolas no nosso meio campo!! Concentração! Comunicação!!!! Outra vez Markovic??!! Tás a gozar??!!!
Deixámos de jogar à bola e ainda se perdem bolas assim?! JJ, mete já o Amorim!!!

Maxi? Pelo Sílvio? Mas…a que propósito?! Sim, o Silvio nem devia ter jogado de início, mas foste tu que o lá meteste! E o problema está a ser mais à frente!!! Tás a queimar uma substituição quando tens o Enzo já com queixas e com amarelo e três gajos na frente que se estão a sumir!!!
É preciso recuperar a posse de bola que tivemos na primeira parte…e não a perder repetidas vezes de forma infantil! E se eles têm a bola, com tanta gente talentosa na frente não se pode abrir mão de contra-ataques com o Nacional desposicionado.

O cerco continuava a apertar para o nosso lado, e o JJ sem perceber que é preciso mexer onde está a faltar algo! Atarantado no banco enquanto o Nacional nos encostava às cordas! Sempre que tentávamos sair com a bola e caía um jogador nosso nunca era falta e dava ataque deles. Sempre que um deles caía era logo bola para a casa!
O lagarxistra ainda fazia melhor quando inventava lei da vantagem em jogadas que a falta era no nosso meio campo e a bola foi para o defesa…para assim não ter de dar cartão amarelo ao jogador da casa…

Amadorismo! Bola perdida de fora ridícula no nosso ataque dá um contra ataque que deixa o Fejsa a fazer figura triste sem conseguir acompanhar nem agarrar o adversário…valeu que o toque artístico…foi ao poste…
Agora sim, entra Amorim. É Sulejmani quem dá a vez.

Dez minutos para jogar…ou então não… Que pena que aquele quarto de hora inicial tenha sido fogo de vista…

Continuo à espera de ver aparecer Markovic agora que o jogo começa a ser adequado às características dele…mas tardava em acontecer…e os poucos fogachos tinham muito pouco poder…e acabou por dar o lugar a Rodrigo.

Estamos nos noventa! É segurar a bola e não ser tonto!!! Ouviste, Rodrigo??!! Ouviste Siqueira?!  Ai Nico…

Acabou. E com o Enzo a cumprimentar o lagarxistra e a dizer-lhe que só fez uma falta e levou amarelo… Quer dizer, não sei se foi bem assim… LOL


Nico e Enzo foram os que se salvaram no meio de um jogo pouco conseguido e onde havia quem devia ter mostrado um pouco mais para aproveitar.

Ganhámos! 3 Pontos na Taça que tem um símbolo cópia chapada da Eusébio Cup, e como tal tem de ser nossa!
Tal como já disse, esta conquista em Março será o móbil para um Maio menos sangrento que o de 2013!

Nesta última ceia de 2013, quase passámos fome de golos! Tínhamos uma boa equipa pela frente, e isto não era a Champions, por isso não se podia esperar muito. Com esta vitória, os 2 jogos do Grupo na Luz deverão ser mais bem geridos. Antes disso, há muito mais em disputa…e bem mais importantes!


Vamos ao Revelhão!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário