sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Construir! Duas mãos cheias!

«Estimado(a) Sócio(a) djeiti
Hoje assinalamos o 10.º aniversário da inauguração do Estádio da Luz, mas assinalamos 12 sobre o processo, difícil, muito difícil, que nos conduziu até lá. O dia 25 de Outubro de 2003 assinalou um final feliz numa caminhada cheia de obstáculos que poucos acreditaram ser possível de ultrapassar. Conto-me entre aqueles que sempre viram na construção do novo Estádio da Luz o ponto de viragem na recuperação do Clube, uma injecção de confiança e auto-estima absolutamente necessária para salvar um paciente em estado terminal.
Num tempo em que faltava tudo, havia muitas vozes que diziam ser uma loucura avançar para a construção de um novo estádio. Pois bem, eu era um desses “loucos” e orgulho-me de ter acompanhado um homem fundamental na história do novo Estádio da Luz e do Clube, Mário Dias. Teve a grande virtude de resistir e de acreditar sempre que era possível, e essa capacidade foi absolutamente notável.
O Estádio da Luz foi uma batalha gigantesca travada em várias frentes. Sempre soube que o projecto era a única via de ressuscitar um clube que vivia amargurado e triste. Em tempos difíceis e de alguma descrença, espero que o 10.º aniversário do nosso estádio nos faça pensar um pouco de onde viemos e onde estamos, a forma estruturada como toda a recuperação do Clube tem sido feita. Ceder aos apelos populistas e demagógicos em tempos de dificuldades é comprometer todo o caminho percorrido.
Correndo o risco de esquecer alguém, não posso – por dever – deixar de agradecer o trabalho, a dedicação e a confiança de algumas pessoas sem as quais não teríamos razões para festejar esta data.
A Pedro Neto, Luís Seara Cardoso, Fonseca Santos, Tinoco Faria e Diogo Vaz Guedes, o meu obrigado por sempre terem acreditado que seria possível. Ao Mário Dias, o meu obrigado por nunca ter desistido! Ao Presidente Manuel Vilarinho, o meu obrigado pela confiança e apoio que sempre me deu as minhas decisões. A todos os benfiquistas e sócios fundadores um agradecimento especial pelo contributo que deram num momento tão decisivo na vida do Clube.
E, claro, à minha família, que também foi envolvida e autorizou o meu compromisso com a nova Catedral.»


Construir foi a palavra de Ordem! Salvação para alguns! Orgulho para outros! Futuro para muitos!
Pena só que não seja acompanhada do sucesso que este palco merecia viver mais vezes!
Este Domingo pretendem celebrar este 10º aniversário...numa bancada que devia estar mais cheia de palmas do que provavelmente vai estar!
Vídeo:
http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/32370/language/pt-PT/Recorde-alguns-dos-melhores-momentos-do-Estadio-com-video.aspx

4 comentários:

  1. Bolas! É dito assim, para não ser malcriado!

    Passados que foram 13 anos, não se passa disto, falada ou escrita a conversa e a culpabilização da diabólica figura, são sempre as mesmas.

    E se as obras de C.C. me deixam orgulhoso, como a todo e qualquer simples adepto benfiquista, não deixo de me colocar algumas questões.

    Assim :

    - Quantos Estádios da Luz 'valem' os juros anuais pagos à Banca pelo dinheiro vivo que entra nas empre ... perdão, Instituição (sem gozo...!)

    - Quantos Centros de Formação do Seixal 'valem' os erros na contratação de centenas de jogadores de qualidade mais do que duvidosa, e sobretudo a preços muito pouco - para o tal SLB, o Clube - apetecíveis ... para ser meiguinho!

    - Quantos Museu(s) - OBRA ESPECTACULAR - 'valem' os erros nas contratações e renovações de caríssimas equipas técnicas e de alguns jogadores, sem lhes serem EXIGIDOS resultados como contrapartida, sobretudo na alma do clube, o Futebol.

    E 'prontos' é isto, meus caros. Não vejo como a ligação ao ventilador bancário, pode "salvar um paciente em estado terminal" (!?!?!?).

    É absolutamente necessária pelo menos à minha pessoa, levar nova dose da injecção de confiança e autoestima, a que é referida e repetida 'ad nauseum', acabou no ano das antecipadas e manipulação estatutária.

    Ahh e não é, seguramente, com o anunciado Lar da Terceira Idade, tipo Casa do Artista, ou a construção duma aberração artística ('aquilo' é dum mau gosto ... !) em homenagem aos nossos Campeões Europeus.

    Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  2. Caro artnis,
    No Domingo irei postar este comentário elevado a post...
    Obrigado pela opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do que vou lendo por aqui. Creio ser este o meu segundo comentário.

      Sou seu leitor assíduo e fico-lhe grato pelo reconhecimento, mas se quer manter este seu espaço livre dos iconoclastas militantes e sobretudo higienizado, sugiro que não o faça ...

      a menos que queira ser destratado!

      Abraço Glorioso

      Eliminar
    2. nao tenho problema e ser destratado, ate porque ja começo a estar habituado e vacinado tendo um espaço de partilha de opiniões. desde ofensas pessoais a ataques grotescos e insultos à minha família.
      como local de debate de opinioes que procuram o melhor para o Clube é a isso que nos prestamos e sujeitamos.
      sinceramente, desde que passaram os comentarios a ser moderados e desde que a realidade (dura) de maus resultados tem assolado a equipa, as vozes que apenas argumentam que nao é Benfiquista quem diz que algo está mal têm aos poucos acalmado o seu ímpeto.
      por isso nao pretendo proteger-me nao postando opinioes como esta que levantam o debate e pelo menos dao que pensar, quer sejam a favor ou contra.
      Tal como o Artnis nao teve receio de comentar dizendo o que pensa, do mesmo modo nao preciso como nunca o faço evitar ter de ouvir quem pensa de forma oposta e só por isso nao o publicar.
      obrigado uma vez mais pela preocupação, mas da minha parte nao haverá censura de opinioes válidas e educadas e por isso amanha publicarei o post.
      Abraço glorioso

      Eliminar