quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jogamos contra quem? Não interessa! Fomos a Newcastle por Amor!

Faz hoje uma semana! Uma semana que viajámos até Newcastle e foram tantas as emoções que ainda nem sequer tinha conseguido escrever sobre esta viagem, para além de que ainda nem sequer tenho todas as fotos!!!!

Não vejo a hora de chegarmos a Junho para poder descansar e olhar para o calendário e sentir aquele sabor fantástico de que todo o esforço e dedicação valeu a pena.

Até lá, continuaremos a dar tudo, um dia de cada vez. Um jogo de cada vez, para podermos merecer ser felizes. Da minha parte e do pessoal que nos acompanha, sei que tudo estamos a dar! Um por todos e todos por um!

A viagem a Newcastle foi sem sombra de dúvidas a mais espetacular de todas…claro também porque acabou com um regresso feliz e vitorioso. Fui tomando umas notinhas para me lembrar das 48 horas loucas que vivemos para te apoiar, mas com as emoções e andanças agitadas, nem sei onde foram parar! Por isso, começar por onde?... Talvez pelo princípio…eram 6h da matina!

O meeting point com o resto da malta foi no Amazónia Hotel de Lisboa! 1, 3, 5, 7, 8…Tamos todos! Trouxa às costas e bandulho reconfortadinho apesar da hora! Papelada dos voos e carros, check! Bilhetes pro jogo, check! Geleira de minis, check! Siga!!!

Equipados a rigor, mesmo entre quem não se conhecia, a viagem até Faro bastou para a paródia começar! E nada melhor do que umas minis e sandes de carne assada no Patacão às 8h da manhã para abrir o apetite para a viagem! O ambiente, à Benfica, que decora o estabelecimento fez-nos sentir em casa e a despedida com votos de boa viagem, prometia mais uma paragem ali no regresso do dia seguinte!

Check in tranquilo em Faro e as promoções ao balcão refrescaram as goelas para se darem início os cânticos de apoio ao Maior de Portugal…ou não estivéssemos nós…entre mais outros grupos de Benfiquistas, no qual se destacava o já famoso Paulo Parreira, mais conhecido como “Adepto Possuído”, pelos variadíssimos vídeos das suas entrevistas exclusivas para a Benfica TV que circulam no facebook e youtube.

“Benfica, tu és a nossa vida!
Benfica, tu és o esplendor!!!
Jogamos contra quem? Não interessa!
Vimos ver o Benfica por Amor!”

Louco da cabeça, como todos nós, desejoso por passar esta eliminatória e ver o Glorioso vencer jogo após jogo!
Para além desta, não faltaram também as músicas dos Proencinha, com seus dentes a saltar!

Mas a cereja em cima do bolo era claramente o lema deste Adepto que repetido em coro vezes sem conta tornava a onda encarnada ainda maior e cada vez mais difícil de surfar até mesmo para o bacano da Nazaré!

“Vamos ganhar!!! Por quantos? Por muitos!!!”
Que é assim a modos como quem diz de forma resumida para os bifes entenderem e não mais lhes sair da cabeça: “For many? MANY!!!!!!!”

Ahahahahah!!!! Muito bom!!! É o maior!

E se o cenário já era pituresco, quando o pessoal topou o ex jogador Gary McAllister, médio internacional escocês que representou clubes como Leeds, Liverpool.
(http://en.wikipedia.org/wiki/Gary_McAllister)

Em viagem para Leeds com a família, simpaticamente assentiu em como se tivesse representado o Benfica, a sua carreira teria sido ainda melhor e teria sido um orgulho! (e ele que se atrevesse a dizer o contrário, claro…) LOL!!!

Sem atrasos nos voos, bem comissariados pela Laura, foi a vez da desgraçada do Rent-a-car ter de nos aturar, quer dizer, mais a uns do que a outros, não é…?! J

Entre as diversas interações que íamos tendo com pessoal com quem nos cruzávamos, apanhámos de tudo. Uns desejando boa sorte, principalmente por o NUFC ser rival, outros que ganhe o melhor, fosse sincero, por mera simpatia ou fair play. Ainda uns quantos, naturalmente por defenderem as suas cores ou país, lá gracejavam com um: “Good luck…because you’ll need it!” E arriscavam um resultado que a nós nada agradaria.

A resposta era só uma! For Many? MANY!!!!!!! Press Benfica!!! (ou carregueites Benfica, ao estilo Laurodérmio)

Calhou-me a mim, sentar no lugar do volante de uma das viaturas…volante esse que lá se encontra do lado contrário ao que estamos habituados. Não me interessam as lendas que explicam o motivo, considero que não faz sentido. Seja como for, temos de chegar de Leeds a Newcastle, pois é lá que joga o Maior de Portugal! Por isso, voltinha e meia no parque de estacionamento chegou para, entre razias aos retrovisores e marcha em contra mão, me habituar ao bólide! É tempo de nos fazermos à estrada!

O Rui borrava-se cada vez que eu fazia cócegas aos muros e “cumprimentava” os carros que estavam estacionados à esquerda, mas estava tudo sob controlo. Os radares eram mais do que muitos mesmo quando nem se percebia qual era o limite, mas a malta não pode parar! Temos margem mas queremos lá chegar! Mudanças com a mão esquerda, rotundas à maluca, e os vidros que passavam o tempo a querer que eu lavasse só para gastar água… pfff! J

Após apanharmos o Ginjas na estação, o grupo ficou completo e entre paragens estratégicas no meio da mata para despejar as minis alugadas, lá chegámos a Newcastle!

Estacionados à porta do hotel, íamos nós feitos lampeiros refastelar-nos quando…ups!! Ai o meu canário! Não é este o Hotel?!!! Mas é este o nome!!! Como é possível não ser este?? Existe outro exatamente com o mesmo nome?? Mau maria…e onde é que fica?... Aí é que está o cenário…é que tem sempre de acontecer alguma peripécia nestas viagens para dar emoção, como se o jogo não bastasse para me deixar em stress…

Feitos doidos da cabeça, metemo-nos no trânsito da rush hour à procura do hotel…perdidos…andámos tanto e com o relógio a correr…que eu estava capaz de largar o carro no meio de uma estrada qualquer e sair aos gritos para St James Park. Mas o Bruno tinha tudo sob controlo…gosta só é de me fazer sofrer!

Enfim encontrámos o hotel, poisamos as tralhas, largámos o carro e o táxi deixou-nos num sítio estrategicamente escolhido à porta do estádio, onde podíamos comer com muita calma, descomprimir da correria…e concentrar no jogo! Faltava 1 hora para o apito inicial!

Estômago aconchegado, sentia-se o ambiente empolgante em volta do estádio!

Passámos por um grupo de miúdos do Newcastle que saltavam a cantar e a aplaudir os adeptos visitantes e nos cumprimentavam.
À entrada do estádio, a estátua de Robson dava as boas-vindas!
Pelo caminho, cruzar com o Barbas, com o Diabo de Gaia e tanto Benfiquista de garganta quentinha!

Mas o mais caricato de tudo eram os torniquetes de acesso à bancada, que obrigam a malta a manter a linha da dieta se quiser conseguir passar! Não basta pagar bilhete! LOL! O que vale é que somos todos muito elegantes!

Após subir os muitos degraus de acesso ao topo visitante, ficámos bastante impressionados com o estádio! Se nas fotos que tínhamos visto na net dava para perceber que arquitetonicamente o estádio é muito fixe, a vista que lá de cima proporcionam aos adeptos adversários é espetacular!

O grito de guerra dos anfitriões era cómico! Apesar de serem mais conhecidos internacionalmente como Magpies, denominam-se de Toon Toon Army, Birmy Army! Black and White Army!

"Toon", porque é como os Geordies (locais de Newcastle) pronunciam a palavra "town" (cidade). Daí que ficaram alusivos ao termo, que é associado igualmente aos desenhos animados.

Também por isso, foram diversas as camisolas que vestiam e que nas costas diziam Toon 4 Life! (sendo que o quatro era precisamente o número do capitão de equipa deles, tal como o do nosso capitão Luisão)

O que mais me impressionou (apesar de a alguns isso ter deixado desconforto), foi a proximidade entre nós e os adeptos da casa! Apenas um cordão de stewards nos separava, mais uma faixa de pano a cobrir 3 colunas de cadeiras. Dava para sentir as emoções de ambos os lados, as expressões, os cânticos! Fabuloso!

Sem placar gigante, o cronómetro de jogo, era um placar eletrónico minúsculo lá em baixo, junto à bandeirola de canto!

E ali de cima, naquele momento, arrepiei-me pela primeira vez com o hino da Liga Europa…!

O nosso onze era próximo do esperado, com a única surpresa a ser o ponta-de-lança. Lima foi o escolhido, apesar do Takuara ter sido poupado no jogo anterior, mas a velocidade e capacidade de pressão do zuca prevaleceu.

Quando esperávamos que os ingleses entrassem a matar, foi o Benfica quem surgiu melhor no jogo, de bola no pé e a subir sem medo do ambiente de St James Park.

E por muito pouco não fomos felizes logo cedo, após um cruzamento de Almeida que Lima deu seguimento…de calcanhar!!! Mas a tentativa do golo bonito parou nas luvas de Krul!

O topo encarnado estava ao rubro! Abafávamos por completo em largos períodos do jogo os Toons que mesmo ao nosso lado uns efervesciam e outros pasmavam com o forte apoio que a equipa Tuga trazia para este jogo! (o bife bronzeadinho armado em pinga-amor ficava raivoso e até lhe saiam as veias do pescoço de tentar responder à curva Benfiquista)!!!
CARREGAAAAAAAA!!!!!!!!

Lima pressiona o keeper, consegue recuperar a bola, oferece a Gaitan! O guarda-redes está fora dos postes!!!! Chuta!!! Chuta!!!... Tanto tempo não!... Mete-a lá dentro!!! Remate…não entra!!! Como é possível?!!! Que falhanço Nico!!! Permitiu que o defesa se colocasse sobre a linha de baliza e evitasse o golo!!! Que desperdício num jogo destes não pode ser!

Tempo ainda para mais uma incursão, com os bifes à rasquinha, na única jogada em que vimos o molandês a mexer-se, Ola cruza para Salvio aparecer de roumpante, dá de cabeça…ao lado!!!!!

O descanso fez bem à equipa da casa, que conseguia o que queria. Ainda se sentiam vivos…e o regresso dos magpies após o intervalo foi com uma demonstração de grande união, abraçados no centro do relvado em estilo de grito de guerra…e com a entrada de mais um homem na frente…o público empolgou-se!

Mesmo assim, os primeiros 20 minutos voltaram a ser por conta do Benfica!

A jogar agora de frente para o nosso Topo, foram muitas as vezes que Nico entrava pela esquerda na área, mas no momento “H”, nem era incisivo no remate, nem os passes chegavam ao matador!

Lima trabalhava muito. Sem bola. A pressionar e procurar segurar os defesas e partir em velocidade para os espaços nas costas.

Salvio e Gaitan deixavam a cabeça dos black and white em água de bacalhau! (já o mesmo não se podia dizer do João que foi uma peça a menos no puzzle do JJ…)

Mas o pior é que o miolo começava a dar mostras de fadiga (vimos por 2 ou 3 vezes o Perez a esfregar as coxas e mostrar as favolas)!

Outra vez Nico na jogada, tenta a sorte vindo de trás…ao lado!

Enquanto nós não parávamos de cantar e sentíamos cada jogada que criávamos, era impressionante como eles vibravam como loucos principalmente era…quando conseguiam conquistar um canto ou lançamento perto da nossa área!

Parecia que tinham marcado golo!! Em momentos do jogo em que nós dominávamos e eles estavam a roer as unhas…bastava um pontapé para a frente e umas jardas ganhas com um pontapé de canto…e parecia a loucura!

Do mesmo modo que entraram em rebuçado quando viram entrar o Ben Arfa!... Na verdade, com razão. Pois foi a partir dos pés do criativo que começou a bola a circular melhor e a surgir algum perigo para a nossa área. Lima perdia fulgor e já não conseguia pressionar tanto, Enzo estava nas lonas…e Ola continuava no sofá de mãos nos bolsos.

O treinador dos Toons tinha colocado as fichas de jogo precisamente num golo a vinte minutos do fim…tento que os traria de volta à eliminatória e daria um final emotivo e de loucos a este jogo!... E não é que o sacana do Pardew acertou no jackpot?! Precisamente nesse momento do jogo…tudo mudou!

Só não sei se ele previa que iria acontecer desse modo…pois eu não!
Um Brinde de Matic…e eles acordam!
Bola perfeitamente controlada pelo sérvio…aproxima-se o Garay…e de repente…nenhum dos dois se chega à bola e espeta uma bomboca pra que ela salte dali para fora!!!??? Acaba por pingar para a cabeça do Cissé que volta a meter-nos um golo…
(gostei da humildade e seriedade do Matic a assumir totalmente o erro como dele)

Agora é que eu senti o chão a tremer…

Entra Cardozo (JJ demorou muito a mexer)…

Que se passa com o Matic que de repente ficou tão abalado com o erro e continua a perder bolas?

Os últimos 15 minutos de jogo foram de desespero total! Os mapgies estavam em êxtase e queriam aproveitar o embalanço para nos encostar às cordas!

A solução…era contrariar o desespero…e gritar!!!
BENFICA!!! BENFICA!!! BENFICA!!! BENFICA!!! BENFICA!!! BENFICA!!!

Contra todas as expetativas! Até os ingleses se mostravam impressionados como naquele momento do jogo conseguia haver reação de força por parte dos Maiores Adeptos do Mundo!!!

O mister acordou, e entre muitas bolas paradas a rondar a nossa área que quase me faziam saltar o coração pela boca, assumiu que a melhor defesa…é o ataque! E finalmente resolveu jogar com 11, tirando o João e lançando Rodrigo para rasgar o corredor esquerdo!

E foi por aquele lado que criámos perigo no contra golpe, ora com Rodrigo, Melga, Nico e até Matic!

Gaitan, que por mais um par de vezes apareceu com espaço na área, era o pensador de jogo, mas quase isolado não dá a conclusão que devia e origina um contra ataque perigoso.

90 minutos! Descontrolo emocional…duplo!

Sentia uma pressão gigante sobre a cabeça! Já imaginava o Rojão a atirar-me lá de cima ou a atormentar-me toda a viagem de regresso… Só me passava pela cabeça que raio de sorte era a minha, se tudo dava para que o Glorioso chegasse à vitória! Descontrolei-me estilo cigana à beira do hospital…mas de repente…vejo a luz ao fundo do túnel quando reparo naquele desejo de régua e esquadro que parecia mágico ou saído de um livro de jogadas de futebol…

Na minha cabeça não se apaga a memória daqueles segundos em que vejo a arrancada do Rodrigo antes da bola chegar ao Óscar e o pó que Salvio levantou quando meteu uma mudança abaixo…e aí eu lembrei-me…a BOTINHA DA MATILDE!!!

Nem podia acreditar…mas querem ver que a Barriguitas acertou mesmo e vai ser no último minuto que vamos resolver isto e acabar com o pé frio do pai??!!!

Meti a mão no bolso, apertei a botinha da Matilde que tinha levado para Newcastle…e senti o pontapé que a bebé tinha dado a noite anterior na barriguita da mãe quando lhe perguntei se íamos marcar no último minuto do jogo...

Bola no centro para Takuara, de costas para a baliza, sem hesitar, sem pensar…faz um Grande passe de Cardozo a rasgar! Rodrigo desmarca-se pela esquerda, avança com a bola, vai à linha de fundo…cruza rasteiro para a área…olha o Salvio a fazer a diagonal e a papar o defesa que nem uma flecha…vai marcar…é GOLOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!! GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!! É GOLOOOOOOOO!!!!! GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!! GOOOOOOOOOOLLLLLOOOOO!!!!! SALVIO!!!!! GOLOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

A loucura total!!! Completamente inacreditável e inesquecível aquele momento de festejos loucos e espetaculares!!! Abraços!!! Saltos!!! Gritos!!! Pura adrenalina em alta!

A minha bebé tinha razão! E aposto que foi quando encontrou o Salvio no supermercado na semana anterior que ele lhe disse que estava tudo sob controlo e ia dar aquela alegria ao pai no último minuto!!!

ESTAMOS NA MEIA FINAL!!! MEIA FINAL EUROPEIA!!! RESPECT!

Final do jogo chegou pouco depois (nem demos conta que entrou o Jardel entretanto)!

Impressionante como o futebol se vive por aquelas bandas!
Ver as bancadas dos Birmy Army a aplaudirem-nos! Poder sentir o orgulho de ambas as equipas com troca de souvenirs, cachecóis, bandeiras, camisolas! Cumprimentos entre a maioria!

Muitos aplausos e respeito mútuo! Até os stewards nos aplaudiram e houve mesmo quem se despedisse das senhoras da Segurança com umas beijocas!!! LOL

Até os bófias se esticavam todos para aparecer nas fotos mais altos que nós (ao lado do Cola não quiseram tirar foto para não serem humilhados).

A noite ainda era uma criança! O convívio e festejos após o jogo duraram até de manhã!

Percorrer a cidade toda, que nos deixou bem impressionados e ao contrário da expetativa de encontrar uma cidade feia e industrial, afinal apresentou-se bem agradável, tanto a nível de arquitetura como principalmente a zona junto aos rios e suas pontes bem simpáticas.

Os festejos nas ruas, o convívio e conversas com adeptos locais nos diversos pubs (destaco o que durou mais tempo…grande capitão iglo) em que estivemos. Trocar cachecóis, virar pints de meio litro.

E curtir a bebedeira dos miúdos com piquinho a azedo lá no bar e que acabaram os 2 manos à porrada um com o outro porque um apagou-se e virou a boneca, partindo copos e espelho… A paciência dos empregados do bar acabou no momento em que ligaram para a bófia e de repente apareceram 5 carrinhas cada uma com 3 ou 4 agentes a sair a correr e entrar pela porta do bar a dentro para trazer o franganote pelas orelhas! E nós cá fora de boca aberta…

A cidade está segura pelas inúmeras câmaras de vigilância espalhadas por toda a parte…o big brother está atento!

À conta disso foi também um outro zé bernardo armado aos cucos que viu os bófias a correr e resolveu ir lá mandar umas bocas…acabou no chão a rebolar com meio rabo de fora, enquanto os polícias o tentavam algemar e levar a comer um caldo verde na esquadra. O amigo gordo ouviu falar em pão com chouriço e disse logo que também queria ser levado…

Enquanto isso, era vários os que nos diziam para agora vencermos o Chelsea de quem eles não gostavam nada! Outros elogiavam a nossa equipa e desejavam sorte para que fossemos campeões. Ainda outros procuravam aprender a dizer em português como se insultava os nossos rivais cá de Portugal!!! LOLOL!!!

Pessoal que nos mostrava nos telemóveis os vídeos que tinham feito quando vieram ao jogo da 1ª mão, ora na Luz, ora no Rossio! Elogiando o nosso estádio, país, gentes, comida e bebida.

Até uma meia inglesa meia espanhola, com meio vestido que lhe tapava pouco mais que o espaço entre o umbigo e a cintura…também se meteu na conversa a tentar falar em portunhol, mas que na verdade (ou pela carraspana que tinha ou pela simples burrice) nem sabia onde ficava portugal…apesar de já ter estado em Vilamoura!!!! A corrente de ar que passava naquela cabeça…

Como não deixavam estar a malta cenas alusivas a clubes de futebol num Bar finório por onde ainda passámos, fomos dar uso ao bar do hotel, onde um bacano cheio do papel e camisa desfraldada a mostrar metade da pança que já não tapava, enrolava a língua e dizia que até ia fazer cair as escamas do leopardo (calças tigreza que a brazuca dele tinha)!

Também por lá, apresentamos dos pombinhos um ao outro, um que era adepto dos Shamrock Rovers, mas aqueles bifes, sejam ingleses ou irlandeses, aparentam sempre avinagrar quando passa uma certa hora…

Para quem por cá está habituado a tanta confusão entre adeptos claro que temos sempre algum receio e cuidados extras. Nunca se sabe o que pode acontecer de um momento para o outro! Por isso também íamos preparados, e bastava dizer que estávamos a torcer para que o Newcastle vencesse o Sunderland no fim-semana seguinte (é o grande rival deles e curiosamente iriam-se defrontar ali em St James Park 3 dias depois…sendo que levaram uma abada!!!), para de imediato passarmos a ser os melhores amigos deles e tudo ser festa tranquila e convívio sem stresses!

Como eles próprios diziam, no Domingo de certeza que independentemente do resultado nenhum adepto contrário iria ali estar naqueles pubs a conviver com eles. Isso é algo inimaginável!

Amanhecer (2h depois) foi doloroso, e o nevoeiro e chuvinha marcaram o caminho inverso até Leeds onde no regresso a Janete do Rent a car voltou a ficar em transe com os malucos que regressaram para a atormentar! Ahahahaha

Como diz o Ginjas, correu tudo bem e ninguém se magoou. É o que interessa! E o Benfica ganhou (não se ponham a tentar corrigir o resultado, que isso a mim não me interessa. Ganhou sim senhor.)!

Já em território nacional, o Patacão voltou a merecer a paragem e soube a pato aquela sandocha antes de nos fazermos à A2!

Foi fantástico acompanhar o Benfica nesta jornada! Grande Turma que se juntou, espetáculo convívio a quem só tenho a agradecer! Conhecer aqueles ambientes lá fora em noite europeia e trazer o passaporte para as meias finais da Liga Europa!

E já a pensar nas próximas aventuras…!!! Em pulgas!

Voámos já a saber que teríamos pela frente os turcos, mas na verdade…na nossa cabeça continuava uma única tecla a bater:

Jogamos contra quem? Não interessa!
É pra GANHAR!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário