sexta-feira, 8 de março de 2013

Domingo diz que chove! Fiquem em casa!

Hoje todos me perguntam: “É verdade que ontem não jogámos um boi? Foi assim tão mau?!

Em Aveiro jogámos dez vezes pior do que nesta noite europeia frente aos franceses!... Mas em Aveiro…por incrível que vos pareça…ninguém assobiou a equipa!
Zero de apupo! Total apoio! Do princípio ao fim, mesmo com um nervoso enorme pela incerteza do resultado…
Fiquei irritado e envergonhado, não pela equipa ter jogado bastante abaixo do que devia, não por apresentarmos em campo nomes como Roderick…mas pelos adeptos que foram vaiar e levantar o dedo do meio à equipa após uma vitória nas competições europeias!!! Na Luz…

A força do Benfica, mesmo quando as pernas falham, é a que vem da bancada, é a ligação que a equipa sente entre eles e os adeptos! E muito têm reconhecido, técnicos e jogadores, e agradecido semana após semana!

Destruir essa ligação desta forma…é estupidez pura! E lembrem-se disso, lembrem-se desta noite, quando fizerem o balanço em Maio!

Um meio campo com Miranda e Martins seria como uma roleta russa de revólver só com uma bala lá dentro! Sim, é um facto. E isso só acontece por não termos solucionado esta lacuna em Janeiro. Mas se tivéssemos de jogar com esta dupla no próximo Domingo, isso sim seria muito preocupante!

Hoje vencemos, apesar de jogar menos bem, apesar de terem andado a passo e procurando poupar-se! Mas vencemos, sem sofrer golos em casa!

E muitos dos emigrantes que vão apoiar a equipa em Bordéus, hoje teriam dado o tomate esquerdo e o dedo mindinho para poderem estar na Luz se pudessem! E pessoal que conheci em Aveiro e em Marvão teriam feito a mesma coisa, dariam tudo para poder lá ter estado esta noite! Muitos que lá estiveram, não sabem dar o devido valor!

Ah e tal, também pagamos cotas e bilhete por isso fazemos aquilo que em consciência nos apetece. Ok, então também tenho o direito de dizer que se a hipótese de se mudarem para o outro lado da 2ª circular está fora de questão, então seria preferível que se levantem a 20 minutos do fim e saiam! De certeza que a equipa vai dar conta que em vez de 30, estão lá 15 ou 20 mil só no final…e pensarão porquê.
Dormir mal depois de uma vitória é algo que me deixa virado do avesso.
Não sou obtuso, tenho olhos na cara e mesmo não percebendo nada de bola, sei perfeitamente e na altura disse-o, que o plantel está coxo e o meio campo não foi estratégica, inteligente e devidamente reforçado em Janeiro!
Que pensar que Javi era bem substituído por Roderick, que Witsel era suficientemente compensado com Gomes…foi no mínimo descabido. Que Nolito e o Barril nem sequer foram compensados… Óbvio. Mas nenhum desses já cá está. Dos que estão, ontem com Urreta e Rosa nas alas tínhamos marcado mais, tenho a certeza. Com Gomes em condições físicas no lugar de Martins tínhamos feito correr mais a bola e os adversários atrás dela. Mas não foi assim.

Agora o que sei é que odiei chegar a casa após uma vitória, ter a Barriguitas a perguntar-me se queria ver uma série…e eu respirar fundo antes de olhar para ela…e de imediato ela dizer: “Tens de escrever para descarregar o turbilhão que te está a passar pela cabeça, não é?... Ok…”
Tentei gritar e cantar por cima dos assobios! Saí incomodado por não ter conseguido! E por ter visto que a maioria dos que assobiaram, era tudo caras que não costumava por ali ver. Felizmente…felizmente Domingo não estarão lá!

Eu vou poupar a voz para a entregar à equipa até lá!

Para os assobiadores, lembrem-se: Domingo diz que chove!!! Fiquem em casa para não se constiparem! Pela vossa saúde, claro…

Sinceramente, tenho muito pouca fé que em Maio estaremos felizes. Muito sinceramente não acredito! Mas não é por isso que deixo de ir a todos os jogos e apoio até final! Não é por isso que deixo de ir a Aveiro, que planeio ir a Olhão e até ao… (não posso dizer onde, senão a minha mãe fica já doente só de ler isto)
Pois sei que a única mínima réstia de esperança e hipóteses que temos de o conseguir…é se da bancada houver a onda que nos empurrou para o título em 2010. Caso contrário, não esperem que as pernas que lá andam cheguem para a encomenda!

Até a águia Vitória deu tudo o que tinha após se ver à rasca para completar o seu voo e aterrar no símbolo sagrado! Com a ventania, não havia meio de conseguir baixar para alcançar o salmão!

O pano que passou a semana estendido no Topo Norte “E Pluribus Unum”, em dia de jogo…não se viu… (se calhar por estarem a prever que o lema na verdade essa noite não seria devidamente levado à letra por todos!)

Início com menos poupanças que esperava. Mas com um meio campo que preocupava. Depois de os termos visto na Pedreira, aí estava a dupla do terror.
Na frente, dois pontas para tentar levar vantagem para França.

E o primeiro lance sobrou um cruzamento da esquerda que Rodrigo ao segundo poste não dá a melhor direção!
Do outro lado, Artur assusta, distraindo-se e deixa passar por baixo…a centímetros por pouco não foi lá para dentro! Foi de resto o único erro do luvas, que a partir daí esteve em grande nível, como nos últimos jogos!

Numa altura em que era curiosa a movimentação do João, aparecendo como segundo avançado, é ele quem amortece uma bola alta para Rodrigo! Está à entrada da área, puxa para a canhota…dispara de longe…à barra…bate do keeper…e GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!! GOLOOOO!!!!! Apesar de ter sido atribuído auto-golo ao redes, é uma prenda de aniversário do hispano-zuca que pode ser que sirva de moral que lhe tem faltado!

Grande remate de Cardozo, vai direitinha para o cantinho…mas não entra!!! Enorme defesa do franciú que a tira com a ponta das unhas!

Rebenta um petardo, e o estádio inteiro assobia (o único assobio da noite que se justificou)! No piso 0 do Topo Sul, surgem depois sinais que também não terão gostado de quem fez aquilo e viram-se aplausos para o que penso terá sido por terem identificado de imediato o culpado. (pareceu-me, mas se alguém souber melhor o que aconteceu, diga)!
A diferença é que enquanto uns apoiam a equipa sempre, estão sempre presentes e são fortemente assobiados quando erram (e os chamam de animais e energúmenos)…outros nunca abrem a boca para apoiar a equipa, raramente aparecem…e assobiam a equipa sempre que podem! E até os jogadores e treinadores já deram conta.

Luisão estava em todas e limpava tudo o que lá pingava!
Já no meio campo, Martins até dava pena de o ver tentar correr…nem pernas nem pulmão!
O Nico ia-se destacando…em tarefas de apoio defensivo! Gostei de ver! Pena que nos desequilíbrios ofensivos…não havia meio de atinar!

Ao intervalo, sentíamos falta de uns companheiros que esta noite tiveram direito a camarote! E de outros que até se deram ao luxo de recusar uma borla para vir à Luz! Pfff… J

Reatamento com Rodrigo a aparecer bem ao segundo poste, amortece para Cardozo…chuta…à figura! Grande oportunidade!

Aos 53 minutos, que raio era aquilo que o Nico foi buscar ao banco e virou goela abaixo??!! Um gel energético?? Se alguém souber…partilhe!

Não sei o que era, mas logo de seguida, o Gaitan desmarca na perfeição o Melga que entra na área e novamente (já teve vários lances destes e nunca soube finalizar nenhum!!!) desperdiça!!! Nem cruza para a boca da baliza nem a mete lá dentro!!! Anda a fazer-me confusão não ver um único lance destes bem concluído pelo lateral…e treino específico, não?
Até final, Artur foi chamado um par de vezes a evitar o pior!

Final, com vitória por um escasso golo, mas sem sofrer!
Vamos a França espetar uma ou duas batatas e dar conta do recado!
Vai uma aposta que lá ninguém vai assobiar?! A Turma do Serra lá estará e contará como vai ser!

Luisão, Garay e Artur! Que classe! O capitão não merecia o que se passou no final do jogo!
Nico, muito esforçado, mas melhor a defender do que a atacar!

Pena que jogámos sem meio campo e com uma sombra do Ola na ala. Pena que o mister não tenha contado com a motivação que Urreta e Rosa teriam dado na frente e no meio…a falta que fez André Gomes…

Continuo a querer acreditar que os jogadores estão mesmo a poupar-se e a gerir o próprio esforço intensionalmente. Sabem que se tentarem acelerar, conseguem desequilibrar, mas preferem não meter o pé e esperar. Até agora não correu mal de todo na globalidade…mas claro que nos arriscamos a que de um momento para o outro o baralho de cartas se desmorone!
Vamos tentar é não sermos nós próprios a desmoronar…é que os baralhos de cartas costumam tombar…com sopros…tipo assobios…

Se eu preferia ter resolvido já? Não, pá, isso tirava a piada toda do segundo jogo! Tou a brincar, óbvio que sim, claro que acho que tínhamos condições para levar a vantagem suficiente para até meter o Miranda novamente a jogar em Bordéus. Esta equipa está ao nosso alcance, mas o Beira Mar e a Académica também estavam. E até o Braga também estava. Mas não foi assim.
E estou tão confiante que passamos à fase seguinte (mesmo poupando jogadores em França) que até já disse à Barriguitas para ver bem as opções dos Cursos de Preparação para o Parto, pois as que calham às 5as feiras à noite, estão fora de questão!!! Se é que me fiz entender! E não vai ser para lá ir assobiar…podem ter a certeza!

Domingo lá estaremos! Gostaria de acreditar que vamos arrasar, mas isso foi o que pensei que aconteceria em Aveiro e viu-se! Por isso, lá estarei, a torcer…para ganhar! Nada menos que isso! O resto, será lucro!

PS – O Aimar não calça nem por nada??!!

Espera, pára tudo!!! Afinal os assobios era um treino para hoje lançarem os atrevidotes piropos às mulheres!??!! Ah, então tá bem!

Feliz dia da Mulher Benfiquista!!! Um beijinho muito especial às mulheres da minha vida! Obrigado por tudo!

14 comentários:

  1. djeiti, concordo em absoluto com tudo o que disseste! Essencialmente a parte dos adeptos que estavam no estádio!
    Estes não são os adeptos que estão todos os domingos lá! Estes são os adeptos que vão lá esporadicamente e que parece que vão com o único objectivo de protestar como se no único dia em que eles lá vão o Benfica tivesse que jogar como se de uma final da champions se tratasse!
    Já disse varias vezes que o apoio do público nos jogos europeus e no mês de Agosto é bastante pior do que durante o resto da época!
    Ganharmos 1-0, estarmos em 3 frentes, em 1º lugar do campeonato, nas meias finais da taça de portugal... e o que se ouve são assobios! Fiquei irritadíssimo com o apoio de ontem!
    Se o objectivo é assobiar que fiquem em casa! Não voltem ao estádio por favor!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/3/13 11:02

    O beijinho especial está aceite, pois faço parte das mulheres da tua vida...
    mas terás de prometer que não vais ao..........
    beijos da mãe

    ResponderEliminar
  3. “E muitos dos emigrantes que vão apoiar a equipa em Bordéus, hoje teriam dado o tomate esquerdo e o dedo mindinho para poderem estar na Luz se pudessem! E pessoal que conheci em Aveiro e em Marvão teriam feito a mesma coisa, dariam tudo para poder lá ter estado esta noite! Muitos que lá estiveram, não sabem dar o devido valor!”

    Concordo em absoluto. Vocês, Benfiquistas lisboetas, não sabem a sorte que têm de poder ir ver os jogos à Luz.
    A mim, que vivo a mais de 300km, é o que mais me custa.

    “Ah e tal, também pagamos cotas e bilhete por isso fazemos aquilo que em consciência nos apetece.”

    Pois, eu também pago cotas e não me importava nada de pagar bilhete para jogo, era sinal de que estava na Catedral.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/3/13 11:14

    Essa onda vermelha já existiu o ano passado e a gratidão dos jogadores/treinador foi o que se viu.
    Joguem a bola e deixem de ser piegas.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/3/13 11:30

    Nao Assobiei, por norma não assobio o Benfica ...
    mas compreendo quem o fez e espero que sirva como um abrir de olhos ...

    Os ultimos jogos têm sido muito fracos, empate(TL) e vitorias _mijadinhas_ por 1-0 ... Esta tudo preso por arames e se não há atitude não duramos muitos mais jogos.

    Já perdemos e empatamos jogos em que não houve assobiadela no fim ... acho que isto sim devia servir como metrica para perceber o que esta mal.

    A culpa é dos adeptos? curem-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem falou em culpa dos adeptos?!

      Ninguém disse que foi por causa dos adeptos que o Benfica jogou mal.

      A questão é que quando a equipa mais precisa os adeptos em vez de apoiarem assobiam.

      Eliminar
  6. Anónimo8/3/13 11:54

    A equipa precisa de perceber que algo não está a correr bem. Não era com aplausos que o fariam. Olhando friamente para o resultado, obviamente que o resultado não foi mau e nao justificaria assobios.

    Mas considerando o adversario (muito fraco pelo que se viu ontem) e as ultimas exibições é preciso soar alertas antes que seja tarde.

    ResponderEliminar
  7. M. Silva8/3/13 12:52

    "(...)e mesmo não percebendo nada de bola(...)" - está então explicado o post.
    Curioso que passas o texto inteiro a apontar falhas a tudo - jogadores, treinador, direcção - mas depois atacas quem se manifestou NO FIM DO JOGO. Gostava de saber como é que propões que façamos chegar ao Benfica a nossa insatisfação. Por e-mail, não?
    Para terminar, só posso assumir que és jovem, e que não conheceste o 3º anel dos anos 80 e inícios de 90. Ai dos jogadores que se arrastassem em campo como o fizeram ontem e contra o BM.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/3/13 13:13

    axo ke cardoso desde ke renovou nunca mais jogou a bola,parece se se sente confurtavel pr ter de correr,axo ke devia jogar o kardec ke kuando confiante e ritmo de jogo é mt melhor ke cardoso,na proxima epoca deviamos arranjar novo jogador pr o lugar do melga defende bem mas atacar perde sempre a bola,parece ke agora nem fintar sabe,nao sei ke se passa nakela cabeça.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/3/13 13:21

    patriarca disse:


    Os assobios quando a equipa não cumpre o que deve, fazem falta, são eficazes e mexem com com o ego dos jogadores e técnico.
    Portanto os assobios são excelentes para os adeptos, pois colocam as suas cordas vocais no extase e por consequência isso "via vibração dio ar" é recepcionado pelos jogadores como um estimulo, que pode ser positivo ou não dependendo das situações em que a equipa está inserida.
    Para os morcões que dizem que os assobios são maus, pratiquem eles e para isso TÊM que ir ao Estádio e muitos desses detractores do assobio, só falam porque ouvem os ditos pela TV ou rádios, mas colocar os calcanhares na Catedral NÉPIA, isso é só para os ASSOBIADORES, os únicos que cumprem o SEU Benfiquismo, vão ao Estádio, APOIAM, Assobiam E PAGAM O BILHETE que é aquilo que muitos dos do Contra não fazem, simplesmente tem a coragem de CRITICAR os que lá vão os que assobiam.
    DEIXEM ASSOBIAR OS ADEPTOS !!!!!! VÃO AO ESTÁDIO !!!!!

    ResponderEliminar
  10. @M.Silva: Nesta crónica dei uma das sugestões que responde à questão que colocou sobre "como é que propões que façamos chegar ao Benfica a nossa insatisfação". E já em posts anteriores dei outras. Ontem bastaria terem saído aos 70 minutos. Por mail também já diversas vezes o fiz (e aqui partilhei algumas das insatisfações). Nas Assembleias também o devem fazer. Os NN, deram um exemplo de como se podem manifestar, e no final da época passada, após um ano inteiro sempre presentes a cantar e puxar pela equipa, apareceram nos últimos 2 jogos...calados, em completo e total silêncio! (também surgiram cânticos de insultos noutros momentos, que por exemplo o resto do estádio de imediato se aprontou a assobiar e criticou) São apenas exemplos, opiniões pessoais, de um adepto de 32 anos, sim. E que pena então não me poder recordar desses tempos, pois na verdade o que me recordo bem mais recente é outra realidade e com essa temos de conviver e procurar melhorar.

    @Patriarca: Quer dizer, achar que quem não concorda com os assobiadores são os que não vão ao estádio...enfim... Cada um acredita no que quer e se tem essa opinião, não vou sequer argumentar. Sei que por mim falo, e conto muito facilmente de cabeça os poucos jogos que...não fui nos últimos anos...

    Sei que todos queremos é que a equipa continue a ganhar! E sei que não é de mimos que os jogadores precisam, mas também não é de mimos que estamos a falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/3/13 19:44

      Concordo inteiramente com o djeiti...
      há muitas maneiras de os adeptos se manifestarem...claro que nestas diversas maneiras não entram agressões, mas sim manifestações de descontentamento pela atitude displicente dos jogadores...
      se todos somos benfiquistas vamos fazê-los acordar quando parecem estar a dormir...vamos gritar bem alto BENFICA!!!!!! para eles acordarem...vamos empurrá-los todos juntos, pois lá diz o povo que a união faz a força....e se 99,9% do povo é benfiquista...então está no papo.......
      Força aí...

      Eliminar
  11. Sou adepto assiduo do Estádio da Luz desde a época 1986/1987 com bilhete cativo todas as épocas. Vivo perto do estádio, vou ao estádio e pago bilhetes, quotas, cativos, viagens ao exterior (dentro e fora do país), cachecois na loja do benfica, etc, etc. sim, estive no benfica - porto de 86/87 com o rui águas a marcar os 3, no benfica leixões com o pacheco a marcar o golo da vitória (2-1) de penalty aos 90 e muitos minutos, dos jogos com o Académico de Viseu, com o Sp. Covilha, os dificeis jogos contra o chave excepto aquele em que o Magnunson esteve em grande e espetámos 5-1, com o Marselha em casa, etc, etc, etc. E sim, também nas épocas de Clovis, Glen Helder, Donizete, Paulão, Nelo,...
    E não, não acredito que os Benfiquistas que vão ao estádio são mais Benfiquistas que os que não vão. Nem todos têm possibilidades monetárias, nem todos estão perto do estádio. E caro Patriarca, resida em Vila Real a ganhar 500 euros e venha ao estádio sempre que o Benfica joga em casa ou se não vier diga que passou a ser menos Benfiquista ou menos benfiquista que os que vão ao estádio.
    Cada um tem a opinião que quiser! Na minha opinião ontem não teve nenhuma justificação qualquer assobio! Nenhuma! Quer quiser ter outra opinião que a tenha, mas não coloque o Benfiquismo dos outros em causa.

    ResponderEliminar
  12. Nada a acrescentar à tua análise, nunca assobiei o Benfica - também sou do tempo do velhinho 3º Anel, tenho 47 anos -, daqueles tempos em que menos que 3-0, não era nada.
    Jamais assobiarei um jogador ou equipa do SLB, nunca saí antes do apito final do termino do jogo.
    Assobios durante o jogo e petardos = energumenos atrasados mentais.
    Assobios no final do jogo, não exageremos nas criticas -eu não o faço-, mas aceito essa forma de protesto (no final do jogo, claro).

    ResponderEliminar