quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Virar Minis à mesa com o rival! Inesquecível!

Muitos adversários têm a honra de visitar o Estádio da Luz, mas poucos têm o espírito e desportivismo que os adeptos do Celtic e Liverpool! Tive oportunidade de testemunhar isso mesmo quando visitei Anfield Road! Voltei a experienciar ontem à noite, desta vez com os escoceses! E não será à toa que ambos partilham (com a devida rivalidade uns dos outros, pois o deles, dizem, claro que é sempre o original e mais bem interpretado) o mesmo hino!
Enquanto virávamos minis em pleno convívio com adeptos do nosso rival da noite europeia, animadamente eles contavam-nos que tinham chegado de táxi e o motorista era lagarto e disse-lhes que nem precisavam de pagar, bastava que ganhassem ao Benfica esta noite!

Eles ficaram impressionados e perguntaram porque é que eles nos odiavam tanto e o que nós achávamos deles. Eu respondi: “they are too small, we don’t give a sh**…and that's why they envy us”!
E veio mais um brinde de garrafas ao alto e cânticos!

Falámos de bola, do motivo pelo qual cada um se tornou adepto do seu clube (eles pela religião, nós por paixão!), de história, de viagens, de spots a visitar, de deslocações a outros estádios, de mulheres, de comida e de bebida e convites para os visitar!

Entre cirurgiões, meninos do coro (literalmente ele era um “altar boy”) e foliões, vieram uma semana inteira de férias a este país magnífico, disseram eles. E no jogo desta noite, para eles nada lhes estragaria a festa, acontecesse o que acontecesse, a festa ia continuar e a boa disposição ia reinar!
Só metade tinham ingresso para o jogo, mas estiveram ontem mais de 10.000 católicos do Celtic Glasgow em Lisboa, tendo visitado o Estádio Nacional para celebrar o título europeu conquistado por cá há 45 anos e que torna a nossa cidade um lugar sagrado para eles.

E estes demonstraram tudo o que pensava deles! Contei que 3 dos nossos tinham estado em Glasgow a ver o jogo e tinham curtido imenso o ambiente, mas hoje eles também iam ficar deslumbrados com a nossa Catedral!
Comentámos os best players para saber quem tinham de arrancar uma perna! Eu disse que os nossos são tão bons que não faz mal pois apenas precisam de uma para jogar! E sobre o nosso capitão (que eles pensavam que era o Cardozo) disseram que então iam cortar-lhe a cabeça, não adianta, referi, ele é conhecido como a girafa, por isso não conseguem lá chegar…e se se meterem com ele, levam uma peitada! J

Despedimo-nos com mais um brinde, votos de felicidade, boa estadia e um bom espetáculo! E segui para o estádio!

Reencontrar o pessoal na bancada (ter ali ao perto 9 amigos para partilhar estes momentos é um luxo!), rir-me com um Zé Bernardo escocês podre de bêbado que não sabia como é que tinha vindo parar ao lado contrário do estádio!
O hino da champions foi música para os meus ouvidos!
Com o JJ a só dar descanso a Maxi Pereira, a dupla de centrais mais credenciada foi a escolhida, tal como a dupla do miolo, com Enzo e Matic!

A festa dos escoceses, que em jeito de brincadeira tinham dito que hoje traziam um sniper para abater a águia Vitória, teve meia hora de interrupção, pois logo a abrir, Salvio arrancou pela direita e cruzou rasteiro! Cardozo amortece, aparece o Ola João…enche o pé…e GOLOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Com o jogo aparentemente controlado, o perigo não chegava ao topo sul, e à espreita do lado contrário estivemos muito perto de gritar novamente (eu ainda gritei, confesso), com Lima a desmarcar Cardozo que na área encheu o pé mas a bola embateu na malha lateral.
Mas o boi do apito conseguiu desconcentrar a equipa! E por meia dúzia de minutos ficámos à nora! É incompreensível como é que um árbitro internacional consegue fazer uma cena daquelas! Primeiro não vê uma agressão ao Enzo. Não vê, ok, acontece. Ai o nosso jogador está a sangrar? Ena, que só pode ser a fingir, sai lá para fora. E agora esperas aí até que eu te autorize a entrar quando me apetecer, e deixava o adversário atacar e contra-atacar à vontade com o argentino ali à espera encostado à linha e nós com menos um jogador em campo!

Depois num canto tonto cedido deste lado, de repente o Lobato diz: “mas porque é que o Samaras está completamente sozinho ao 2º poste?”
Eu respondo: “o Samaras? Então e o outro, também está sozinho ao lado dele…”
Canto batido, a bola sobrevoa a pequena área…Artur é bloqueado…e Samaras a meio metro da linha só tem de encostar para o empate…dando o mote para os milhares de escoceses encherem as goelas e começarem o show de bancada!
Há falta sobre o Artur, sim. Mas é inadmissível uma marcação destas! À zona? Como queiram, desde que se lembrem que o 2º poste também é uma zona, caraças!!! Para além de que o guarda-redes tem de defender a sua posição! Se for preciso que empurre dali o jogador e obrigue o árbitro a estar atento, mas deixar-se comer daquela forma é que não…

Mas não ficou por aí o senhor de amarelo, quando o Enzo é novamente agredido, estando o jogo já interrompido, resolve admoestar o Samaras com um cartão…amarelo!?!!??

Antes do intervalo, tivemos nova oportunidade flagrante, quase tirada a papel químico do golo que marcou, o Ola João recebe o cruzamento de Salvio, desta vez pára a bola e atira de pé esquerdo…mas o keeper estica a perna e evita o 2º!

O pessoal dos bilhetes mais caros não parava de fugir do molhado! Pessoal a entrar e a sair do lugar era uma constante. E um tal de petardo a desviar atenções do jogo, havendo quem se esquecesse de que estava ali para apoiar só a equipa.

A equipa voltou do intervalo concentrada e decidida a vencer o jogo debaixo de água!
A quantidade de remates em zona frontal era incessante, mas quase todos contra o boneco ou fora do alvo! Até a Filipa reparava nisso e ficava alarmada com as estatísticas!

Continuava confiante que íamos vencer, mas desesperante foi ver como Lima deixa tudo para trás, cavalga dentro da área e dispara…mas quando já estávamos novamente a gritar golo vejo um defesa em cima da linha de baliza a evitar que a bola entre… Ai que agora começo a ficar preocupado…se estas não entram vai ser complicado.

Calma, pensei, lembra-te do que disseste ao escocês antes do jogo quando ele disse que tudo se ia decidir nos primeiros 15 minutos eu disse: “não, vai ser decidido a 10 minutos do fim”! CARREGAAAAAAAA!!!!!!!!!!

Lima cruza ao 2º poste, aparece o Salvio, tem a baliza aberta!!!! É só encostar…falha a bola!!???!!! Não é possível!!!!!!!! Ai mãezinha…

Estamos prestes a entrar na reta final, o JJ tem 2 jogadores prontos a entrar na linha lateral e o Benfica ganha um pontapé de canto! O árbitro arma-se aos cucus e manda o Salvio sair das 4 linhas porque lhe falta uma caneleira que o adversário lhe arrancou da perna, deixando-nos novamente momentaneamente com menos 1 elemento.
Canto batido, bola sobra para Matic fora de área que levanta para a frente! Lá no alto Luisão salta e cabeceia para Garay…tá sozinho…enche o pé, de primeira sem deixar bater na relva…à karaté kid…GOLOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!! É GOLOOOOO!!!!!!!!

De imediato substituição retardada, com Rodrigo a voltar a sentar e só Maxi deu mesmo lugar a Matic, completamente roto (tal como já estava Enzo).

Até final podíamos ainda ter feito o golo da tranquilidade, mas ora por excesso de fuçanguice, com Lima, Salvio e Gaitan em destaque entre os que se esqueceram em demasia que havia colegas de equipa também em campo e melhor posicionados para receber a bola, dando cabo de boas jogadas de ataque…ora também por algum azar (como a bola na barra rematada pelo Salvio) ou mérito do keeper contrário (que o diga Cardozo tanto na bomba disparada de livre como na jogada que tira o defesa da frente e fica a uma unha do dedo mindinho de conseguir bater o redes)…o marcador não mexeu mais! 2-1 para o Maior de Portugal!
A lesão do Matic preocupa, ele que foi de longe o melhor em campo (impressionante a ovação de pé que recebeu de todo o estádio)! Também destaque para Cardozo, Luisão e Ola João. Um porque trabalhou imenso lá na frente e foi uma dor de cabeça para os escoceses; outro porque voltou como ele referiu “com dívida para com os companheiros e adeptos” e só por uma vez ficou à rasca, mandando naquela defesa como só ele sabe; e por fim o puto, que vi jogar pela primeira vez a sério com a camisola berrante e não posso dizer que se tenha portado nada mal, com erros e ainda tem mesmo muito que aprender e melhorar, mas tomara o Angel ter feito nas primeiras 3 épocas que cá jogou metade do que ele fez, e o Nico bem pode mudar de atitude ou então continua sentado enquanto o holandês e o Nolito (este sim não entendo porque não calça) lá andarem a jogar (pelo menos) assim.
Dou ainda o benefício da dúvida para ver como se desenvolve o André Almeida. Da última vez que o tinha visto ele não era jogador de futebol, mas ontem demonstrou mais maturidade em jogo de grande responsabilidade, apesar de alguns erros.

31 remates contra apenas 8! Ao intervalo eram 16 contra 2!
Rematámos em média de 3 em 3 minutos de jogo!!! Vontade não nos faltou, isso é certo!
Metemos a batata lá dentro aos 7 e aos 71, assegurámos um objetivo, mantivemos tudo em aberto para o outro, e quebrámos a tradição de repetir sempre na 2ª volta o resultado do jogo anterior!

Ufas! Assim agora ninguém me pode mandar enfiar num avião novamente de volta para os states por dar azar! J

No final do jogo, o Zé Bernardo escocês que se apagou entretanto ali na nossa bancada levantou-se e parecia que tinha sido raptado por extraterrestres e largado ali, pois a broa era de tal ordem que não fazia bem ideia de onde estava nem o que tinha acontecido por ali…mas se alguém tivesse uma jola a mais ele aceitava! LOL
Missão cumprida! Só não sei como é que este Celtic (que vimos não ser superior ao Benfica em nenhum dos jogos) conseguiu fazer aquela surpresa ao Barça e que impede que a esta hora já estejamos qualificados. Seja como for, os mínimos foram cumpridos, a Liga Europa está assegurada e para seguir na Champions precisamos fazer o mesmo ou melhor em Camp Nou (com o Barça já com o 1º lugar pode ser que baixe a guarda) que o Celtic faça frente aos de Moscovo (apesar de afastados, será a última oportunidade dos russos poder amealhar guito e jogar pela dignidade)!

Foi tão bom voltar à Luz! Mas acima de tudo, este Sábado temos um desafio ainda mais importante! O nosso objetivo prioritário está em jogo! Lá estaremos!

4 comentários:

  1. O avião obviamente tinha que atrasar e aterrar apenas as 19.40! A correr para a catedral mas infelizmente já não vi os primeiros 20 minutos de jogo!
    O Ola João parece-me poder vir a ser grande jogador! É um miúdo de 19 anos! Bom arranque, boa finta! Mas muita coisa ainda a aprender! Mas é uma boa aposta!
    O Andre Almeida fez para mim um jogão! Mas continua essa dúvida, se será um bom suplente ou se um bom titular! É que para trinco eu quero um titular indiscutível! E para defesa direito queria ver também um titular indiscutível! Mas acho que o miúdo tem ainda um ano de margem de manobra e de decisão do seu potencial!
    Gaitan, acho que teve azar nas jogadas e que nada lhe saiu bem! E foi mal colocado! Ele tem que ser encostado à linha! não pode jogar a meio! Se o Luisão a def direito não é tão bom, porque exigimos o mesmo de um extremo para jogar a meio campo?
    Quanto ao Maxi! Gosto do gajo! É o maior! Não há tipo com mais raça que ele na equipa! Mas caramba... tem que ter cuidado com as subidas! Não pode ser tão exagerado no ataque! Ontem em 10 minutos podia ter feito mossa! Não pode deixar o corredor direito vazio e ter que esperar que o Luisão faça de def direito! Não esqueço o golo do james o ano passado na luz e não esqueço o golo do spartak em moscovo! Não pode acontecer o maxi ser o jogador que está mais à frente!

    ResponderEliminar
  2. o Ola ainda tem de mostrar mais um par de jogos para eu ver e me convencer mesmo, mas pelo menos neste jogo nao esteve mal.
    sobre o Maxi concordo.
    mas sobre o nico nao acho, pois lembra-te que a posição dele de origem é precisamente onde ontem jogou aqueles ultimos 10 minutos, no meio. aliás, quando ele para cá veio até criticavam por o colocarem a jogar na linha e que nao se podia comparar com antecessores alas pois ele nao era extremo de origem. está com falta de confiança não exagere, comece por jogar simples, em equipa e só depois se aventure em fintas e cuecas e tentativas de golos bonitos (tal como o Ola anda a fazer, prefere passar para o lado por vezes do que perder logo a bola, mas é aos poucos que se vai ganhando a confiança para arriscar).

    ResponderEliminar
  3. bom post,concordo com kuase td,e o kuase é a respeito de Andre Almeida,k jogo o miudo fez amigo,n tenho ideia de perder um lance...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. @Averapina
    Obrigado pelo comentário e participação no blog!
    Relativamente ao André Almeida, como referi, não quero ficar muito empolgado com aquilo em que se pode tornar (pois tendo sempre a ficar mto entusiasmado quando um puto novo começa a formar-se jogador e às vezes acabam por não dar o tal salto). Na época passada ele não era jogador. Começou a época muito bem na B, na posição dele, ao centro. Mesmo assim, até há mês e meio atrás não tinha mostrado grande futebol e por isso quero vê-lo fazer mais jogos como este (jogos de responsabilidade e complicados) para podemos afirmar futuro. Ontem esteve bem, e mesmo algumas jogadas que não resultaram na frente, foram idênticas ao que faria o Maxi e demonstra estar a aprender com os melhores. Houve um ou outro apontamento que não esteve no melhor, mas o principal acaba por ser o golo sofrido, pois conforme se viu nos restantes cantos, era ele quem deveria aparecer a marcar a zona do segundo poste e no golo chegou lá quando a bola já lá estava dentro (independentemente da falta sobre o Artur). Contudo, nem isso mancha a exibição positiva que fez.

    ResponderEliminar