segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fui a Setúbal cumprir profecia!

Deslocação agradável. Mas calma...Não me deixo iludir por esta manita.
Foi uma vitória justa e tranquila. Que naturalmente mais tranquila ainda do que o previsto ficou logo aos 8 minutos de jogo, graças a uma admirável simpatia da equipa anfitriã, que soube receber o Maior de Portugal.

Estava à espera de umas boas-vindas no Bonfim (na verdade da bancada central nem tanto, uma vez que desde o ano passado constatei que espumam da boca por ódio ao SLB), mas também escusavam de ter sido tão acolhedores e nos estenderem a passadeira vermelha logo a abrir.
Duas subidas de Melga pela esquerda ditaram o desfecho. Na primeira foi ceifado a matar, e o Amoreirinha pediu para se ir lavar mais cedo. Na segunda, serviu o primeiro dos 5 golos da noite.
Após um excelente fim-de-semana de passeio com o nosso afilhado, de night out com amigos, de arrumações e limpezas valentes na arrecadação…a cereja em cima do bolo chegou quando já o desespero da indecisão tomava conta de mim! Com as possibilidades de rumar a Setúbal praticamente esgotadas… Ativar a sporttv?... Tentar ver pela net sem bugs?... Ir ver ao café?...
Eis que afinal a chamada da Turma fez soar os alarmes e toca de me equipar para ir até ao Bonfim!

No final do jogo com o Braga, enquanto descia a escadas da bancada, comentei para uns companheiros que na semana seguinte íamos a Setubal dar 4 ou 5. “Isso é que é moral, disseram.” Mas era. E foi.

E no início do jogo, mal nos instalámos nas duras bancadas sadinas, era estranho não sentir qualquer nervosismo, mas tal como disse ao Ginjas, nessa noite estava tranquilo. Talvez fosse confiança em demasia, mas pelo que tinha visto do Setúbal, a verdade é que não acreditava que fosse possível não vencer este jogo. E principalmente sabendo como o nosso ataque ia estar mortinho por encher a barriga depois de um empate.
Não sonhava, obviamente, que acabasse por ser tão fácil, e conseguíssemos golear mesmo jogando a passo.

Foi por isso um jogo atípico. Não serve de amostra, não serve de comparação. Dá ânimo, sim, mas sobretudo dá, simplesmente 3 pontos. A Liderança, essa, pouco relevante é, neste caso, já que importa sim ganhar embalo para a frente.
Não éramos os piores, não somos os maiores. Nem o plantel ficou de repente equilibrado, nem as qualidades de um ou outro jogador de repente disparou. Correu tudo bem. Isso é que importa, mas para a semana há mais. E se esse e os seguintes não seguirem o mesmo caminho, de nada serve meter 5 em Setúbal.

Já sabíamos que nos 7 mais atrás nada ia mudar, mas o mister não perde uma oportunidade de surpreender, e nesta, mantendo o mesmo esquema de jogo que na 1ª jornada, resolveu meter o Enzo na ala esquerda (saindo o Barril).

Nas bancadas, não se sentia frio nenhum, bastava olhar em volta e tal era a quantidade de pernas à mostra! J
E até tivemos escolta policial a mudar-nos para a bancada do lado, que tinha preço mais elevado, mas por estar vazia abriu portas à malta toda já estávamos a vencer. Mas não havia superstição possível neste jogo, pois muda-se de bancada, mas os golos continuaram a surgir.
O nosso jogo fluía todo pelas faixas, ora pela direita ora pela esquerda. E se o primeiro golo tinha vindo da esquerda, após uma grande jogada e abertura do Enzo a lançar o Melga que ofereceu o golo ao Rodrigo…o segundo da noite foi construído pela direita, numa insistência e oportunismo de Salvio que apareceu na recarga após uma defesa incompleta a cabeceamento do Cardozo. GOLOOOO!!!!!!!

Pelo meio, a única resposta do pessoal da casa foi um remate em arco à meia volta que obrigou o Artur a esticar-se e desviar para canto.
Sobre o intervalo, mais uma arrancada de Salvio pela direita iniciou o que Enzo concluiu, aproveitando outra bola a pedir para se aninhar no fundo das redes, após mais uma defesa incompleta do keeper sadino! GOLO!!!

Troca de campo, e agora tratem de meter golos também nesta baliza.
O jogo corria a passo. Sem pressas, gerindo esforços…excepto o Salvio que continuou até quase rebentar. Houve uma altura em que se agarrou às pernas e se alguém lhe tapasse a boca o rapaz deitava fumo pelas orelhas e explodia. J

Cardozo encheu o pé cá de longe e obrigou o luvas a desviar para canto, e do outro lado, o girafa quase fez o auto-golo da praxe, demonstrando que ainda não tem a técnica do Melga ;) eh eh, brincadeirinha!

Sem ecrã que desse o tempo de jogo, já o intervalo tinha sido enorme, e a 2ª parte nem dava para perceber se faltava muito ou pouco para acabar.
Dava isso sim para poupar o Javi…e o Cardozo(?).
Não entendi a substituição do Takuara. Num jogo em que não temos grande oposição, que ele pode aproveitar para fazer um golito…tirá-lo? Tudo bem, também não estamos cá para lutar pela tabela de melhor marcador mas sim para a tabela classificativa e vêm aí muitos outros jogos.

Seja como for, tivemos aqueles típicos 10 minutos à Jesus
Com trocas e baldrocas que não dão em nada e só fazem o tempo passar. Ora tira um avançado e mete o Salvio ao lado do Rodrigo. Passado um bocado, volta a mexer na equipa e encosta novamente o Toto na direita, onde desequilibrava constantemente.
E a jogar com Nolito, Carlos Martins e Aimar, as brincadeiras e tabelinhas começaram…e deram frutos.
Depois de 2 golos bem anulados a nós. Chegaram 2 que contaram para o placard final.

Uma grande jogada!!! Tabelinha de Nolito (excelente passe de calcanhar sem olhar) e Carlos Martins, o tuga cruza para a entrada da área, Pablito amortece de cabeça para Nolito que finaliza o que começou…de primeira…GOLOOOOOOO!!!!!!!!!!!

E o nosso 10 tem disto mesmo, e com menos de meia hora em campo só não somou 3 assistências para golo porque Salvio não conseguiu desfeitear o guarda redes após uma bola teleguiada desde o meio campo que isola o extremo na área.

Quem não desaproveitou outra assistência do Aimar foi o Rodrigo, que se encheu de fé e picou a bola por cima do luvas, para fechar a contagem nos 5-0!!!

Houve ainda tempo para uma bomba do Martins e uma bola ao poste que podia ter elevado à meia dúzia, mas esse ficou para a semana!
E assim os 2 bacanos que tinham ido à bola com uma zuca do elefante puderam pirar-se rapidamente para fazer uso do investimento com a barriguinha cheia de golos. J
Cumpriu-se a minha previsão. Mas de profetas e profecias não é o que basta para ser campeão. É preciso raça, querer e ambição! All the way! Vencemos com uma bela margem. Os 3 pontos apontaram o caminho a seguir. E valeu bem a pena ter ido com a Turma a Setúbal pelo 2º ano consecutivo.

Quem também esteve no Bonfim foi…o City… Entramos na semana de fecho do mercado. Vai ser inquietação até 6ª feira.

Mais logo, lá terei novamente de ir à bola. Na Luz, para ver a equipa B, sendo que já dei conta que nenhum jogador do plantel principal está entre os convocados…o que não entendo, mas enfim. Jardel ou Miguel, Kardec ou Michel e Djaló…não jogam pela equipa secundária porquê?..

Sem comentários:

Enviar um comentário