segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fui a Coimbra e voltei.Fui e ganhei!Desde o Conejo à cunhada do Djaló!

Estive lá há 1 ano atrás. O desfecho foi o mesmo que teve este fim-de-semana! Cumprimos o nosso destino de vencer! Conquistámos e erguemos o troféu!
Deixámos sorriso amarelo em muitos que era desta que quase que era desta que iam dar o valor devido a esta competição! Deixámo-los a aguar, e é assim que prefiro continuar.
Estive lá em mais uma final da Taça da Liga. Como tinha estado no ano passado, como tinha estado no ano anterior mais a Sul… E como tinha estado há 1 mês e meio também naquele Estádio da cidade dos estudantes. Nesse, bem que o resultado poderia ter sido diferente e hoje estaríamos noutra situação. Nesse, mais por culpa do boi do apito do que competência contrária dentro de campo, tiraram algum brilho que esta vitória merecia ter, numa competição que vale bem mais dinheiro e importância do que lha dão. Estive lá.
Independentemente do sabor e vontade de celebrar que muitos tinham, eu gostei de ganhar! Eu gritei até ficar rouco. E tive de gritar mais do que o normal por ter poucos a gritar comigo. Muitos compreendo, reconheço as caras, estão lá sempre presentes, e também desta vez estiveram, mais calados e animados que o costume, sem forças e a mesma alegria de comemorar de outras noites, mas por saber como lhes estava a custar, sei bem o que estavam a sentir. E mesmo assim, estiveram lá. Sem muito gritar e cantar, mas como sempre, sem vaiar e apupar. E no próximo Sábado, sei bem onde irão também estar.
Outros, enfim, outros, se não foi o primeiro jogo do ano em que marcaram presença, pouca margem de erro estarei a dar…são aqueles tóinos que fazem questão de atrapalhar por insistir com o jogo a decorrer que é naquela cadeira que têm de se sentar…e os mesmos que juntam as beiças ao tentar palrar…assobiando em vez de falar.

Foi um fim de semana muito bem disposto! Belos passeios apesar do tempo muito instável e que volta e meia nos caía em cima. Muito convívio, muitas peripécias. Mesmo como um típico jogo de Final costuma pedir! Não é um mero vai e volta para 90 minutos de bola! Tem um antes, um durante e um depois. Em família, entre amigos, à Benfica!
Começou 6ª após o trabalho e só terminou Domingo a tempo de ver a cunhada do Djaló fazer umas tristes figuras e ser honradamente enxovalhada no programa dos Ídolos! Parecenças com a mana Lucy, mais do que evidentes! Não propriamente pela voz…mais pela capacidade de armazenamento da caixa toráxica!!! Por atacado saía mais barato, pague 2 pelo preço de 1… J
Muito bem aproveitada a ida a Coimbra para descobrir vários cantinhos de Portugal que mesmo já tendo passeado por aquelas bandas, surgem sempre pontos novos a surpreender, e tudo graças ao geocaching que nos proporcionou momentos animados, como estar no meio de um castelo em nenhures, após uma caminhada longa e a subir..finalmente lá em cima…desata a chover e ficamos todos encafuados numa toca engendrada a tentar não ficar uns pintos! Outra vez, numa gruta na rocha… Mesmo assim, entre abertas aqui e ali, ninguém nos parava! Ninguém Pára o Benfica!!!

Jantarada perto do Estádio, no restaurante que curiosamente tinha o nome…do nosso adversário daquela noite: GIL! Mas muito bem atendidos, e com uma rapidez tal qual nós pedimos mal entrámos. Como a minha Babe disse à entrada: “Vamos aqui ao Gil…hoje até os comemos!!!” LOL
Regados e bem abastecidos, seguimos para a porta do Estádio, onde estava já a Turma do Serra. Chegados lá, os meus receios confirmaram-se…a escolha deste local para um jogo destes é inadmissível! Isto não é palco sequer para a primeira divisão quanto mais para uma Final!
Péssima organização a nível de escolha do estádio! A competição teve toda a importância que merece e devidamente preparada, mas a repetição do Estádio de Coimbra como palco da final, foi um erro tremendo. O estádio é muito mau! Principalmente a distância das bancadas para o relvado (nos topos então é quase como ver o jogo lá fora).
E não há 1 único estádio do país que implique tanto tempo para entrar como este! O jogo começou e ainda estavam milhares de pessoas lá fora na fila!
Em praticamente todas as portas, o tempo de demora para entrar era meia hora na fila!!!! E debaixo de chuva torna-se inadmissível! Uma vergonha!
Esta de terem considerado este jogo uma partida de alto risco é de chorar a rir!!! Nível máximo de precaução e segurança para um jogo destes??!!!
Enfim…após meia hora, sentámo-nos 5 minutos antes do jogo começar a tempo de ainda ver os últimos fogachos do fogo de artifício que antecedeu o apito inicial.

Na defesa e baliza, nada de novo. A titularidade de Nélson e Aimar também não eram surpresa, mas o resto…ia para ali uma baralhação…
Matic a trinco, no lugar de Javi. E quando pensávamos que Witsel seria interior direito, vamo-nos apercebendo que afinal é Rodrigo quem está a extremo direito, no lugar de Nico, ficando o Barril à esquerda…isto levava a que…Pablo não fosse mesmo um 10, pois não chegava a pegar no jogo, de tão adiantado estava no terreno a jogar de costas para a baliza!
Nélson dá para Maxi, tá na área, remata…para defesa do keeper gilista!

Jogo muito disputado a meio campo, com Matic a mostrar muita confiança, e Pablo a levar pau a toda a hora.

Ataque pela esquerda, Barril com ao bola, cruza largo, de carrinho aparece o Rodrigo…GOLOOO!!!!!!!!!!
(A recuperação de bola é meio golo!)

Aimar tabela com o Witsel, vira-se para a baliza…chutaaa…grande defesa!!! A melhor jogada do encontro!
Mais animação só mesmo com as bolas rasteiras que iam para fora das 4 linhas…com direito a “oohhhhhhhh” sempre que as Meninas apanha bolas com as suas mini-saias branquinhas iam dobrar-se para as meter debaixo do braço.

Tanto as subidas de Cap como Maxi eram desaproveitadas, pois quando corriam nas costas do ala (Barril ou Rodrigo), estes nunca lhes meteram a bola e principalmente o Rodrigo perdeu e desperdiçou imensos lances de ataque em superioridade por não libertar a bola em condições a tempo para o colega!

O que mais me irritava era ninguém meter a bola no Nélson. Ele arrancava, ninguém lhe passava. Uns por falta de visão, outros por falta de jeito. E a infeliz ideia de ter Aimar ao lado do Nelson, com o Rodrigo a fazer de extremo direito…só atrapalhava as movimentações.

O próprio Aimar estava nervoso com esta história e a fazer birra! Quem viu o homem aos pulos e a esbracejar com murros no ar por não lhe terem metido uma bola nos pés percebeu do que eu falo. Era o Jardel quem tinha de muitas vezes começar as jogadas a sair com a bola nos pés…
Intervalo, por entre coreografias dessincronizadas das cheerleaders e da falta de pontaria do gajo que andava a atirar cenas para a bancada (o Loureiro temia que já fossem as t-shirts do TETRA! LOL), sai Nélson, quando todos pensávamos ser o Rodrigo o preterido, por estar a jogar bem pior, apesar de ter marcado o único golo do jogo.
Entrou Gaitan, e passámos a “jogar com 10”! Depois saiu o Aimar (massacrado por tantas faltas)…e deixámos de jogar!

Rodrigo isolado na cara do redes…tem tudo para fazer o golo…remate…à figura!
Nico recebe de peito na área, leva um pontapé no joelho, teatraliza demasiado e em vez de grande penalidade, acaba por ver o cartão amarelo por suposta simulação! O único erro grave do boi do apito neste jogo.

Medo mesmo foi quando dou conta que o JJ se preparava para meter o Javi, aí eu gritei!!! “Segura aí os cavalos, JJ!!! Atrasa essa substituição estúpida que vais fazer! Ainda falta 1 quarto de hora e vais precisar de marcar outro após mamares o empate, pois estás mesmo a pôr-te a jeito disso!”

Insistência, bola na área, Maxi dá espaço àquele jogador com nome de “craque”, chamado Zé Luis…está feito o empate!
JJ fica atarantado! Não se percebe bem porquê.

Até a minha Babe consegue ter percepção de bola suficiente para pensar um onze com Nolito, Saviola e Aimar. Com estes 3, as tabelinhas e trocas de bola iam dar cabo de qq adversário. Eu não entendo como o Manolo não joga de início num jogo destes. Ela não ficou contente com a saída do Pablo. E houve quem fizesse troça quando ela disse que tinha de entrar o Saviola urgentemente se queríamos vencer o jogo…
 Mete o Samolas!!!”, disse ela com ar refilona!!! :) Felizmente o mister desta vez não foi teimoso.

2 minutos em campo! Eis a Taça a caminho da Luz!

Lançamento Maxi, cabeça de Matic, salta Gaitan, sobra para o Witsel, remata para defesa do redes…olha a recarga, pé esquerdo no ar…e GOLOOOO!!!!!!!!!! SAVIOLA!!!!!!!!!!

Os festejos da minha Babe valeram ouro! Valeram todo o dinheiro e a viagem. Foi de longe o melhor de tudo! A felicidade dela por ver o golo ser marcado pelo Saviola, que era quem mais merecia! Obrigado, Conejo! J
Witsel e Matic os melhores em campo! Garay em nível de qualidade muito alta.

JJ continua a cometer erros infantis e que quase roçam a birra. Frases cada vez mais frequentes, como a de um cartaz: “JJ, Emerson tem lugar no banco, tu não!”

Se Matic fez um jogão em Londres, tal como em Coimbra voltou a fazer. Se sabe que Javi não está nas melhores condições físicas…então porque não jogou o Sérvio no Alvalidl em vez do espanhol que estava completamente nas lonas??!!

E que raio de teima tem ele com o Nolito?! Castiga o espanhol e refila com ele por tudo e por nada quando o gajo tem umas ganas de jogar e corre atrás da bola. O Rodrigo e o Nico fazem com cada asneirada em campo, e nunca o vejo a puxar-lhes as orelhas!
Onde estava a língua afiada do mister quando logo após o intervalo o Rodrigo perde a cabeça e arrisca a expulsão? E quando falhou um passe que até um juvenil tem de saber fazer, de 15 metros para o lado, sem oposição…simples…mas atira completamente torto e por alto?!

No final, volta tímida ao campo, felizmente Cardozo, Javi e Rodrigo ainda foram à bancada dar as camisolas. E alguns até estavam bem agarrados à Taça e a mostrá-la bem! Witsel e Barril, sem dúvida os que mais festejaram!

Mesmo assim, ambiente muito morno o jogo todo. Tinha de gritar quase sozinho. Por alguns que conheço bem, compreendo. Sei o que passaram. Sei que nunca falharam. Sei como lhes custou como a mim algumas facadas em certos momentos cruciais.
Claques, meia bancada vazia…e pouca vontade de fazer força. DV quem mais se ouvia.
Tive foi pena dos sem-abrigo de Barcelos que não puderam beber champanhe à pala com fartura…
(E não é que ainda houve um lagarto que consegue ser do mais ridículo que há e que ainda disse que fomos ajudados pelo árbitro porque simulámos 2 faltas…que por acaso o boi não assinalou, mesmo uma delas ter sido mesmo falta, e até deu amarelo aos nossos?! Esta gente não existe mesmo…são tão pequeninos que até faz impressão!)

Como disse o Rodrigo, se perdêssemos esta final, vinha muita gente apontar o dedo e mandar abaixo considerando como se tivéssemos perdido a final da Champions. Se ganhássemos, como aconteceu, foi “apenas” a treta da Taça da Liga…

Eu gostei de a vencer! Abram é mais espaço no museu, pois a esta quero juntar muitas mais, destas e de outras! Títulos e mais Títulos!
E isso que as crianças, como os filhos do Grande que estava na fila atrás de mim, têm de aprender a ver! Aprender a crescer, com noites de troféus conquistados! Todos os anos! Dos menos aos mais importantes! Em todos, entrar para vencer!
4ª Taça da Liga! 4 pontos para recuperar em 4 jornadas até final da época!
Sábado eu vou lá estar! Às 17h na Luz recebemos o Marítimo!
Na jornada seguinte, vamos a Vila do Conde, dia 29 Abril, às 19h15!

A fechar, tenho de aproveitar para dar os merecidos Parabéns a 3 grandes amigos Benfiquistas, que nestes 3 dias seguidos festejaram os aniversários das suas filhotas, um hoje, um ontem…e outro no dia do jogo…tendo mesmo de falhar a ida a Coimbra, para a qual já tinha bilhete, pois a sua Carolina lembrou-se de nascer uns dias antes do previsto e a mamã acabou por dar à Luz em dia de jogo! Parabéns, Oliveira, Parabéns, Bruno, Parabéns, Pipe! J

DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!!!

PS – Mas que anormalidade foi a que se passou à saída da garagem da Luz pela madrugada?!! Não quererem festejar, o que até poderia compreender, ainda vá, mas contestar?! Vencemos um troféu, que vale bom dinheiro, que cada vez mais será ainda mais importante que a outra Taça, que promove confrontos bem mais importantes e difíceis por não ter equipas amadoras. Derrotámos os vitós, os madeirenses, os tripeiros, e na final ganhámos à equipa que eliminou os lagartos e braguilha, e que também para o campeonato fomos os únicos a conseguir vencer, mas só na 2ª volta! Não quererem comemorar, compreendo. Mas nessa noite arranjar barulho?! Epa, aprendam onde e quando mostrar a vossa opinião! E de cara destapada... Não dêem aos nossos rivais motivo para reguzijarem com estas notícias nestas alturas.

3 comentários:

  1. É pá, aprecio o seu benfiquismo, mas bolas falar como fala de JJ, só pode ser porque também você pensa que percebe de futebol. E deve ler muitos jornais. Você fala, como os dos jornais, da substituição de Javi, mas não sabe quem sairia para ele entrar. Só nos jornais é que se pode sugerir que essa troca seria para "defender" o resultado. Só quem é mal formado ou não percebeu 3 anos de futebol de JJ, é que pode sugerir isso. Tristeza ...

    A observação sobre Gaitan é ridicula, mas acho bem que seja a maioria a pensar como você. Assim nunca chegariamos onde chegamos na Champions e você estaria a lastimar-se dos erros do Cardozo, do Saviola, do Rodrigo, etc. Aliás o Gaitan também participou no lance do 2º golo ...

    O boi do apito avisou de véspera que ia justificar a nomeação. Talvez porque você estivesse no estádio não percebeu que há 1 penalty sobre Nelson Oliveira aos 6 mn. Mas como a favor do Benfica nem ao mn 1 nem ao mn 6 se marcam, a culpa só pode ser do Jesus. Quanto ao mais, também não reparou em3/4 situações que havia falta a nosso favor e ele deixou seguir, numa delas o Eduardo fez a melhor defesa da 1ª parte.

    A favor do FCP isto nunca aconteceria e o Vitor Pereira seria um grande treinador .. como está a ser no campeonato. Pena adeptos até bem intencionados ou indefectiveis, cometam estes erros de análise. Porque a verdadeira questão é saber o que é preciso fazer para assinalar 1 penalty a favor do Benfica, e não se o JJ mete o Saviola de inicio (que já renovou mais um ano com apoio de JJ) ou o Nuno Gomes. Ah, este já não está cá e pelos vistos o Braga veio dar razão ao JJ.

    Há infiltrados entre essas gentes que apareceram a falar alto às 2 da manhã e especialmente no estádio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Eagle01, mas na verdade se eu percebesse alguma coisa de bola ganhava dinheiro com isso em vez de trabalhar no lixo. :)
      Mas a sério, ninguém está a fazer qualquer suposição sobre qual a troca que o JJ ia fazer para meter o Javi! Foi o PRÓPRIO JJ que assumiu isso no final do jogo! O próprio! Por muito que se queira defender a posição do treinador, era evidente o que ele ia fazer, mas repito, foi o próprio que assumiu que ia defender o resultado por faltarem poucos minutos! Ninguém está a supor nada.
      Sobre o Gaitan, infelizmente só quem vê no estádio onde ele andava e como se mexeu quando a bola estava longe é que pode entender como esteve aquém do que sabe fazer. Ele é dos jogadores mais talentosos do plantel e como tal não se pode dar ao luxo de jogar abaixo do que sabe fazer. O mesmo não se exige a um Luis Filipe, claro, mas a quem tem a qualidade do Nico exige-se muito mais.

      No estádio fiquei com clara sensação de que tinha sido penalty aos 6 min, mas de imedito liguei para alguém que estava a ver na tv e me confirmaram, tal como ontem ja vi na tv, que nao havia qq falta, foi corte limpo.
      Pior do que o penalty por marcar sobre o Nico foram os amarelos por mostrar pelas sarrafadas que o Aimar levou e o lesionaram, mas neste jogo residiu a diferença, é que mesmo contra erros do boi do apito, contra estas equipas temos de ser capazes de os abafar a todos, a dobrar, pois temos plantel para isso!
      Se com a Académica em coimbra, fomos roubados e jogámos o suficiente para vencer e aí sim sentimento de revolta, por exemplo erros em Guimaraes nao podem ser desculpados com arbitragem, pois nao jogámos o que sabemos fazer. Essa é a análise.

      A questão das opçoes sobre quem joga passam por escolher quem está em melhores condições físicas, e o próprio JJ ja se veio desculpar varias vezes que alguns nao estavam bem fisicamente em determinado jogo...então porque nao meteu outro? A vantagem que temos é de ter um leque de jogadores fantástico que permite alternar sem perder nível de jogo, e essa é o ponto fraco que ele me parece ter.

      Sobre os infiltrados às 2h da manha, uma vez mais acho deprimente, pois nao é hora nem local para se fazer isso, mas também nao compreendo porque a Direcção faz questão de ter lá um grande cordão policial a varrer aquela rua sempre que nao ganham...

      Eliminar
  2. Obrigado Djeiti.
    No sábado nasceu mais uma benfiquista!

    ResponderEliminar