quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sei que ganhamos na Luz! Mas preferia não ter perdido Rodrigo e Aimar!

A eliminatória dos oitavos-final da liga dos Campeões frente aos russos com nome de meio de combate a incêndios (extintor) está…totalmente em aberto!
Se tivéssemos no lugar deles estaríamos a recear ter sofrido 2 golos em casa e ter só a vantagem mínima. Deste lado, estamos entre um lamento de ter mesmo de ganhar, mas com a confiança de que os tentos marcados fora possam ser determinantes. Mas nada disso me preocupa, na verdade.
Sim, sou pessimista! Sim, super hiper mega supersticioso! Sim, a última coisa que normalmente se pode associar a mim, é o festejo antes de confirmada a festa!
Mas estou de tal forma num misto de irritação e a querer desfazer a fronha de um certo burro, que dou por mim a ter a certeza de que ganhamos na Luz!
Então porque é que estás irritado? É que preferia mil vezes não ter perdido o Rodrigo e Aimar!
Porque raio é que o JJ não liga ao que eu digo?
Disse que mais importante do que o resultado, seria a forma como se iria gerir a equipa, proteger alguns dos jogadores e não colocar em risco os próximos jogos! Pois se o fizéssemos, com a eliminatória em aberto, na Luz teríamos tudo para poder resolver.
Mencionei que Rodrigo e Aimar seriam para poupar!
Dito isto…o resultado foi que, mais do que uma desvantagem que nos gelou na Russia e deixou um amargo pela forma como acabou por acontecer…no último minuto de jogo…e logo após termos chegado ao empate…bem…bem pior do que isso foi o facto dos 2 que ainda agora nomeei e que deveriam ter sido resguardados…um saiu lesionado (e vamos ver por quanto tempo)…e outro fica afastado do jogo na Luz, por acumulação de amarelos!
"Samolas, calça, que vais entrar!"

Irritados e com razão ficaram também os Proud, que por cancelamento de voos, acabaram por ter de voltar para trás e não marcaram presença a apoiar o Maior! Azar a dobrar, que não mereciam, nem pensar!

Começa o jogo, entre condutas de água a estoirar e a embelezarem o cenário lá fora estilo géiser e fonte luminosa! E se a retroescavadora rebentava com os canos…já em São Petersburgo era outro tipo de varredora quem rebentava com as pernas do Rodrigo, curiosamente o jogador em melhor forma e que mais medo ameaçava certas latitudes…
Há jogadores, que de jogadores não têm nada…e fazem com que o Pepe pareça um menino…
E com a escola e convivência desse animal que joga no Zenit, os colegas também aproveitaram a vara larga do boi de verde, para distribuir fruta, assim numa de aquecer os músculos à malta!
Durante esse 10 minutos que o Rodrigo se tentava recompor (se sucesso e acabaria por ser substituído depois), as gargantas aqueceram, com golos para os dois lados.

Primeiro é o Cardozo que bate um livre directo para defesa incompleta do guarda-redes…aparece na frente o Maxi Pereira, vai fazer a recarga…e GOLOOOO!!!!!!!!
Também há 2 anos ele marcou a uma equipa que vestia as mesmas cores, numa competição europeia.

A reacção infelizmente do JJ não foi rápida e só quando os russos aproveitaram para combinar pelo nosso lado direito, cruzar para zona entre o Luisão e o Matic (com este último aos papéis) e dar o empate...é que Jorge Jesus se decidiu a tirar o Rodrigo, que nem devia ter jogado de início, e novamente escolhendo mal o dorsal para o seu lugar…

Muita disputa de bola. Um par de aproximações à baliza de parte a parte…
 Mas só uma rosca do Cardozo que saltitou devagarinho e por pouco não entrava. Azar que não se ficou por aí, pois a melhor jogada da noite virava atenções para o lado oposto do relvado (pelado) e virava o marcador ao contrário do desejado.
Culpa de quem, uma vez mais? Matic! Consegue passar de um dos melhores em campo no último jogo, para o pior em campo! Culpa dele aqui, porquê?
Bola nas costas do Emerson. (se foi para as costas do emerson que se deixou bater, então porque raio é culpa do Matic?)
Garay (o verdadeiro, não o outro que é o Gaitan a quem o comentador da RTP chamou Garay umas trezentas vezes) corre a tentar dobrar o Emerson. (uma vez mais, se foi para dobrar o Emerson…porquê culpar o Matic?)
Grande toque de calcanhar a deixar isolado o gajo que tinha feito o primeiro passe e que estava cara a cara com o Emerson mas este o deixou fugir! (mau, já não estou a entender nada!)
Nem o Matic nem o Luisão chegam a tempo de evitar o cruzamento e este acontece sem oposição…por parte do jogador que o Emerson tinha de marcar e a quem virou costas e permitiu que fugisse para o interior da área e receber o passe. (então mas…)
Cruzamento perfeito para o miolo, o Maxi tenta perturbar a acção, mas com um toque sublime de calcanhar a rodar sobre si próprio…o russo faz o 2º para os da casa!
E agora…então mas porque raio é que o Matic é o verdadeiro culpado deste lance?!
Pois se fosse como o Javi, já tinha obrigação de saber que se o lateral esquerdo é o Emerson, a probabilidade daquela trapalhada acontecer era elevada e teria de estar mais perto do lance para tapar o buraco que resulta de jogarmos só com 10…
J
Entrou o Nolito para arrebitar a cena e os efeitos viram-se, tendo uma insistência do espanhol originado o empate a dois, após um remate frouxo do Nico que o redes fez o favor de largar uma vez mais e o Takuara aproveitou para facturar! GOLOOOOOO!!!!!!!

Já nós contávamos com este precioso empate…quando uma fífia volta a acontecer, desta vez a beneficiar os da casa. O Maxi tenta dominar uma bola à entrada da área, bola que deveria ter sido despachada para a frente, logo de primeira…mas que acaba por tomar a direcção contrária e isolar o adversário que na cara do Artur, arranja espaço para fazer o 3-2 final…
Em resposta, de imediato o JJ mete…o Miguel Vitor para o lugar do Gaitan! Oi?! Hein?! Ya…
Há dias destaquei uma imagem de um golo nosso em que o JJ se preocupava de imediato em ajustar a equipa e peças de jogo. E ontem pelos vistos isso não aconteceu e correu mal.
Naquela altura do jogo, com tão poucos minutos para jogar, era de esperar que o JJ tivesse já equipados prontos a entrar 2 jogadores, consoante tivesse de recorrer ao plano A ou plano B…mas nenhum estava ainda pronto para entrar e quando se decidiu…já o Artur estava com o 3º da noite lá dentro.
Dia 6 de Março…quatro dias após recebermos os tripeiros na Luz…recebemos a equipa daquele ex-tripeiro que arrumou com o Rodrigo! Lá estaremos!

Poucas vezes digo isto, mas fiquei com umas ganas tão grandes depois deste jogo, que não tenho dúvidas em assumir: na Luz, ganhamos aos russos! Vamos ganhar! Por 2 ou 3! E para coroar ainda pedia a rótula e 3 dentes da frente de um certo defesa central do Zenit, essa equipa que tem nome de extintor! (se o vir à frente do meu carro também tento "só ir à bola, sem maldade...")

Preocupado estou, isso sim, com o jogo em Guimarães, na próxima 2ª feira! Isso sim!

3 comentários:

  1. A imagem do Cardozo à rasca para respirar aquele ar após marcar o seu golo, é explicativa das dificuldades subhumanas que são de jogar naquelas condições e ainda ter de ter cuidado para não acertar sem querer nos pitons e nos cotovelos de um burro inocente...
    Na Luz os esperamos.

    ResponderEliminar
  2. exatamente... aquilo foi ridiculo. dizem que a partir dos 15º podia não haver jogo... mas estavam 12, com vento... pena os senhores da UEFA entenderem pouco de meteorologia/climatologia. Cá ganhamos...

    Já agora adiciona aí: http://grandachalana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. tinha apostado com um amigo que iamos ficar certamente com 2 baixas! Eu para este jogo tinha apostado em todos os suplentes a jogar! Nada de gaitan, rodrigo, aimar, maxi e witsel! Tudo a poupar para o campeonato e para a 2a volta!
    Agora esse Bruno Alves... enfim. Nem comento o lance e as declarações que surgiram depois! Cá os esperamos na catedral onde se pode finalmente poder jogar futebol!

    ResponderEliminar