quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Primeiro o Luisão ao meu lado, depois o meu paizão! 2-0!!!

“O Grande objectivo, eram dois!” E quem fala assim…é nosso mister! J Não me importa se é bom português com novo ou velho acordo ortográfico. Interessa-me apenas que foram ambos cumpridos!

A caminho da Catedral, com muito menos trânsito que o habitual. Mesmo assim, percorri uma fila de trânsito inteira lado a lado…com o Luisão! Olho para o lado e vejo um bruto Cadillac Escalade escuro com um condutor que parecia um rapper, tal era a quantidade de fios e medalhões que trazia pendurado no pescoço! Quando olho melhor…parece…mas parece…é mesmo! O capitão Luisão!!!
Fora dos convocados, não deixou mesmo assim de marcar presença no estádio! E trazia o carro cheio, uma era a esposa, mas quem mais lá estava não dava para ver pois os vidros de trás eram totalmente fumados. Sabemos sim, que o camarote dos familiares dos jogadores estava lotado, pelo que muitos dos elementos do plantel lá estariam também.

Estacionámos no sítio do costume onde o carocho se meteu à conversa e adivinhou logo quantos iam estar na Luz nessa noite! Pelo “peso” das moedas que meteu no bolso atirou logo que seriam 15 mil! (quem acha que mesmo de graça ou quase não valia a pena ir ao estádio terá as suas razões, mas não me tentem explicar pois não vale a pena, são opções) Noite fraca para o seu negócio, mas logo o animei dizendo que no Domingo havia bola novamente.

Reunidos na roulotte da ti Rosa, eu, os Nunos…e o meu Paizão! Esta época ainda não o tinha levado ao estádio e calhou bem esta oportunidade! E que orgulho ver que ele vai logo todo bem disposto. Era um jogo calmo, sem confusões, e tínhamos a oportunidade de ir para o piso 1 da bancada Central, que para ele seria uma estreia e podia ver o jogo em lugar privilegiado e confortável. Animação garantida por nós, fotos para recordação. Só faltava o Benfica cumprir a sua parte!

Grande voo da águia Vitória logo a abrir, algo que não tem sido habitual, pois normalmente apressa-se sempre a aterrar de imediato e desta vez deu umas belas voltas imponentes a pairar sobre o relvado até poisar sobre o símbolo sagrado.
O mister seguiu por inteiro as minhas indicações! Reformulação total de início! O mesmo onze, as mesmas alterações, mesmas substituições ao longo do jogo! Tudo! Só se esqueceu de espicaçar os jogadores como eu o faria! Qualquer um de nós daria tudo para estar no lugar daqueles rapazes dentro de campo, de manto sagrado vestido equipado! Aqueles que têm o privilégio (como dizia o Guedelhudo David) de lá estar, só têm é de fazer por o merecer, de se divertirem a jogar, de absorverem cada segundo de jogo que lhes dão!

Primeiro: 4 tugas + 2 hermanos + 2 brasucas + 2 argentinos + 1 sérvio!
Depois: 4 tugas + 4 hermanos + 2 brasucas + 1 belga!!!

Centro do Barril, Jardel está sem marcação, cabeceamento…frouxo para as mãos do redes!

Do lado contrário, Eduardo foi chamado a jogo por duas vezes, primeiro a sacudir um remate cruzado e depois a assustar o açoriano que de cabeça não fez melhor que o Jardel.

E os pontapés de baliza para o lado?... POrquÊ?... É que até dói. Que mania…é fazer contas ao dia em que isso dará mau resultado mas que espero que seja longínquo e num jogo em que esteja tudo resolvido para o nosso lado.

Mas já agora, que raio de insistência tonta era aquela nos cantos curtos?! E houve cantos em que só um dos centrais subia!! Ora o Jardel ora o Miguel Vitor…hein??
E o puto André…precisa mesmo de ir ao ginásio! Que joguinho tão mauzinho…fraquinho de corpo e de toque de bola. Todo ele tremia. Nada lhe correu bem…e até fez figura triste ao tentar imitar o famoso lançamento nas costas à Maxi… Assim não, miúdo! Terás agora mais uma mão cheia de meses para aprender com o uruguaio como crescer.

E Nico…precisas de terapia com o Javi, Rodrigo e Nolito!!! A gritar numa sala vazia e a bater com a cabeça em tachos velhos até saíres de lá com umas ganas de saltar as veias do pescoço! Não desperdices o talento que tens nos pezinhos, rapaz! Sei que vens de lesão, com receio de dar tudo, com falta de confiança e até a ver o banco mais perto por os colegas estarem com avanço…mas tudo depende de ti. Atitude!!!
Bola para a frente, tudo à espera que a bola saia…Samolas não desiste do lance, a bola não sai, tira 2 do caminho e remataaa…….para grande defesa!!!!!!!! Que jogada individual sensacional!

Ao intervalo ouço 3 tóinos que por ali perto estavam e não tinham sequer batido umas palmas nem gastado esforço na voz para cantar o hino ou o que fosse e dizem após soltar uma assobiadela: “mais valia ter ficado em casa a ver o Real Madrid”, disse o gajo.
“Pois aí está uma coisa que disseste bem. Para vires fazer o que estás aqui a fazer mais valia teres ficado em casa, que eu até agradecia! E de preferência que o teu Madrid leve na pá para ver se também assobias! Ursos!”
(e lá foi ele e os encasacados amigos para outro lado da bancada e no final da noite deve ter ficado rabugento por o seu amigo Pepe não ter feito melhor do que a triste figura que eles também ali fizeram)

Saviola, Javi, Eduardo…e uns fogachos de Nélson era pouco. Precisávamos de mais gente a suar.
Witsel tinha mesmo de entrar ao intervalo e como eu previa, pois o Matic já tinha feito o que lhe competia (era dar minutos de descanso ao belga) e não dá para fazer de 10, naturalmente. Fiquei logo descansado. E tudo começou a mudar. Ligação entre sectores e mais um homem na zona de construção e decisão.
Foi o próprio Axel quem atirou ao lado um remate a canto de Gaitan para a zona de penalty. E nesta altura já o nossa amigo Calvin também se tinha juntado a nós na Central. Estávamos todos, faltavam os golos, mas sabia que eles agora iam surgir.

O Barril também testou a pontaria com uma bomba que encostou de vez os visitantes lá atrás!
E numa altura em que tudo se passava daquele lado e os tínhamos mesmo onde queríamos, o JJ deu a estocada final com a entrada de Rodrigo e Nolito! Partiram tudo!

O Nolito é um jogador do caraças! Joga muito à bola! E tem uma atitude invejável!
E o entendimento com o Capdevila seja por serem conterrâneos ou por ambos saberem jogar à bola e o terem feito rodeados de craques…foi determinante. Aquele flanco esquerdo foi um terror para a defesa contrária.
Cap lança o Nolito junto à linha. O Manolo troca os olhos aos defesas, passa por 2, entrega de bandeja para o ponta-de-lança! Lá está o Nélson Oliveira!!! Vai ser! Vai fazer! Já está!!!!!!!! GOOOOLLLLLLLOOOOOOOOO!!!!!!!!!
A sua estreia como profissional de águia ao peito na equipa principal!!! Que luxo de jogada, parecia o Messi ou o Iniesta com a bola colada aos pés, mas melhor ainda. J

Rodrigo vira o flanco…para o lado esquerdo, claro! Nolito pega na bola. Sentimos o lateral contrário a gemer. Parte para cima dele, vê a movimentação do Cap, olha para um lado e passa para o outro! Cap cruza atrasado, bola para o Witsel…pode fazer!!! Remataa….mas um defesa estica a perna e desvia para canto! ISTO É FUTEBOL!!!
Cap passa para o Nolito. Pausa! Ah, e tal…vamos pegar na bola, passar para o lado ou para trás, segurar, andar devagarinho…ou então não! Play! Sem pensar duas vezes, sem precisar de voltar a olhar para ver se tinha visto bem à primeira… O Witsel estava na zona de ponta-de-lança com espaço para avançar, mas precisava de receber a bola antes que o central se reposicionasse e o obrigasse a travar a marcha. Ou seja…o Nolito de primeira faz uma assistência ainda melhor do que a do primeiro golo e desmarca de forma fantástica o belga que em velocidade dispara com efeito (parte exterior do pé) para o fundo das redes!!! WITSEL chutaa………….e é  GOOLLLLOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!
Que maravilha! Poder festejar dois belos golos num jogo calmo e agradável com o meu pai! E entre amigos!!! Futebol é alegria! Benfica é Paixão!!!

Viram bem a vontade e fome de bola do Rodrigo e do Nolito??!! Tanto quando entraram como naquele pontapé de canto conquistado já nos descontos, com o jogo resolvido…estes dois malucos vão a correr buscar a bola, trocam logo rapidamente o esférico para montar jogada de ataque e procurar fazer ainda mais um golito antes do boi do apito dar por terminado o jogo!!! Caramba, que isto é que nós precisamos!

E esse 3º golo só não chegou mesmo em cima do apito porque o Rodrigo não conseguiu aproveitar a recarga do remate do Witsel. Mas bem que arregalou os olhos quando quase chegou àquela bola perdida! J Fica para Domingo!
Na última jornada do grupo, disputamos a passagem às meias com a equipa que nos afastou da Taça de Portugal! O Marítimo vem à Luz e a nós bastará um empate para carimbar o apuramento. Jogar para ganhar é o segredo! E vocês, vão ficar em casa?! Eu sei que não…

Também na noite passada, os madrilenos voltaram a ser vergados (e em casa) pelos catalães. Tendo chegado a casa dos sogros (obrigado) a tempo de ver o Dani e Abidal a dançar o “Ai se eu te pego” em pleno Bernabéu após uma passe magistral do Messi...mas nada que se compare com as duas assistências do Nolito! Temos pena…

A fechar, aproveitem para actualizar as agendas: Sábado dia 28 de Janeiro, o Maior de Portugal visita o Feirense, às 20h30 (tvi).

1 comentário:

  1. faltou referir que só mesmo quando cheguei ao pé de ti é que a equipa começou a jogar futebol a sério...a mudança operada ao intervalo foi crucial para o desenrolar do jogo...
    Um abraço...

    ResponderEliminar