sábado, 31 de dezembro de 2011

Um Glorioso 2012 :)

Desportivamente falando, desejo que o Benfica seja campeão em todas as modalidades profissionais, sem excepção.
Socialmente, desejo que o País ultrapasse o melhor possível o ano terrível que anunciam. Saúde, amor, trabalho e realização pessoal são os meus votos para todos os nossos leitores.
Um Glorioso 2012 :)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O MELHOR DE 2011 !!! Até já :)

A fechar o ano fazemos o balanço! E no topo do bolo, permitam-me que distinga a abertura e inauguração deste blog! DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!
Agora dentro de campo, o meu eleito: Javi Garcia, pelo que fez o ano inteiro! Pelo que continua a ser dentro de campo! Aimar que me perdoe, é um Mago com a bola, mas o Javi teve um ano de nível altíssimo!

Prata para Coentrão, pelo que representou, a nível desportivo, financeiro e demonstração de querer durante o primeiro semestre do ano!

Bronze para Artur Moraes, pelo que mudou e significou para a nossa equipa no segundo semestre do ano!

São estas a minhas figuras do ano de futebol Benfiquista!

De lata?... JJ, pelas falhas cruciais que teve neste ano e me doeram horrores. Responsável pelos momentos mais difíceis de digerir em 2011: uma na meia final na Pedreira, outra no recente afastamento da Taça, outra em Barcelos na primeira jornada da corrente época, e na Luz contra os tripeiros…por duas vezes! Agora chega e não dês mais abébias em 2012, pois ano par é contigo.

Os melhores momentos de 2011 foram:
·        A vitória na Madeira, no dia 11 de Dezembro, na minha primeira ida àquela ilha para ver o SLB! Sofrimento e Paixão! Eu estive lá!
·        O golo do Javi que deu a vitória na Luz frente aos lagartos, já esta época. Eu estive lá!
·        A conquista da 3ª Taça da Liga, em Coimbra, frente ao Paços! Eu estive lá!
·        O golo do Fábio Coentrão que deu a vitória em final de Fevereiro…em período de descontos, na Luz frente ao Marítimo!!! Eu estive lá!
·        E a goleada ao Rio Ave, a fechar o ano e a abrir portas ao Natal! Eu estive lá!

Nas modalidades: distinção especial para o Hóquei, lutando até à meta por destronar a corrupção, chegando ao final com os mesmos pontos, vencendo a Taça, a Supertaça e erguendo um troféu Europeu!!!

Que o próximo ano seja de Ouro para o Futebol, o Basquetebol, o Futsal, o Hóquei e o Voleibol! Têm todos capacidades e potencial para o atingir e superar todos os obstáculos! Já o Andebol, se não conseguir, pelo menos não andará longe disso!

DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!!!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ai que saudades de um livre à Simão!

Não estou a dizer que pedi ao menino Jesus ou que vou dedicar alguma passa ao regresso do pai da Mariana para o nosso plantel, pois sinceramente acho que terá passado essa oportunidade.
Refiro-me é às saudades que tenho de ver alguém bater livres directos como o pé direito do ex-número 20, ex-capitão do Maior de Portugal.
Temos o Cardozo, para disparar bombas com a canhota.
Temos o Aimar para colocar com pezinhos de lã e também agora o Garay e o Mora...mas algum destes já a meteu lá dentro nos últimos tempos largos?! E com a frequência que o Simão picava o ponto?!
Já passou tempo demasiado desde que um livre à entrada da área (descaído à esquerda, a pedir um pé direito) tinha um certo cheirinho a penalty...    :)

Por enquanto, cheirinho no ar (para além do lixo do aterro), só mesmo o aproximar de festejos de passagem de ano, que promete uma vez mais ser de valente palhaçada, pois há malta que faz questão de comemorar o Carnaval na noite de 31 de Dezembro e o resultado é normalmente memorável!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Turbulência!

Podia ser apenas devido à sessão de “Actividade Paranormal” da noite passada, ou nada mais nada menos do que incómodo tremendo de ter a barba grande (que nem fica mal de todo, mas dá uma comichão do caraças que não dá descanso nem deixa dormir em paz)….mas não! A manhã abriu com notícias de agitação para os lados da Luz (ou melhor, do Seixal) bem destacadas nos tablóides. Temos chatice com os médios direitos do plantel. Amorim e Enzo…borraram a escrita.
Ao estilo facebookiano: dislike!

O Pérez não faz sentido nenhum estar a armar confusão, pois só não jogou porque se lesionou estes meses todos. E se alguém tem de ficar aborrecido é o Clube, que pagou pelo seu passe, arrotou o ordenado do argentino estes meses todos e ainda não pode beneficiar do seu contributo! Reconhecimento agora é este? Já não é nenhum puto para não se comportar devidamente… Para mim, podia bem ser emprestado até final da época se viesse o Salvio. E para o ano que viesse já mais satisfeito e em dívida para com o SLB, pronto a ser opção.

Já o Ruben, algo se terá passado que não sabemos. Os joelhos do rapaz já não são uma cena que os seguros se prestem a cobrir às cegas. É um jogador que faz parte activa do plantel, mesmo não sendo titular. É alguém com conhecimento da casa e dos técnicos. O caldo entornou por qualquer motivo que pode tornar inevitável o seu afastamento, sendo o elo mais fraco no meio da discórdia, naturalmente. Tenho muita pena se assim for e acho uma parvoíce não haver quem ponha mão nisto e dê dois assopros aos ouvidos de ambas as partes! Não são os interesses de um ou outro, são os interesses do Maior de Portugal que têm de estar acima de tudo.

Menos um dia para o início de 2012…e continuamos sem os ajustes necessários para o plantel!
Maestro, chega-te à frente.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Olés no Estádio!

Eu que até nem gosto de ouvir os “olés” no estádio durante o jogo…vou passar a participar cada vez mais nesses incentivos às faenas! Principalmente nos jogos da Champions! Porquê? Pois, porque pode ser que passem a considerar um jogo de futebol como sendo uma tourada, para evitar o aumento abusivo dos preços para ir à bola!!
É que as touradas ficaram com título de exclusão nos aumentos de impostos associados a espectáculos (só se consideraram que é um evento que não presta e como tal não pode ser considerado espectáculo...pelo menos para a minha amiga Suzie aquilo é tudo menos um espectáculo!), mas os desportos não.
Mesmo sabendo que há quem não deixará de estar presente, é assustador constatar um aumento gigantesco de quase o dobro do preço! Passar de 10 euros para 17,50 é preocupante demais… E agora, digam-me…serei tolo se em vez de tentar arranjar uma borla, me armar em rico e pagar já o dízimo?

Hoje é dia de regresso aos treinos da equipa do Maior! Após as festividades natalícias, hora de aquecer os motores para o arranque do ano! De hoje a 1 semana temos bola a rolar a valer.

Reforços para o plantel para esta segunda metade, parece que até agora contam com o André Almeida. O jovem tuga que fez a pré-época completa com o restante plantel, acabou emprestado ao Leiria, sendo que agora foi chamado à casa-mãe. Consta que fará o lugar do Ruben que poderá estar de saída (não entendo e não concordo minimamente). Seja como for, sendo português, e tendo acumulado mais experiência na Liga, poderá dar o seu contributo com a polivalência que apresenta como médio interior direito (tal qual o Ruben) e como lateral direito, posição onde actuou durante toda a pré-época, sendo a alternativa ao Maxi.
Acontece que não entendo qual o sentido desta decisão…é que se não consideraram útil mantê-lo cá antes, quando estava rotinado com a equipa e jogando nessa posição…será agora, 5 meses depois que estará à altura das exigências…sendo que neste tempo todo a jogar pelo Leiria (e pela selecção sub21 também) foi sempre opção como trinco/médio defensivo?...
Seja como for, Carrega André!

De resto, nem entradas nem saídas confirmadas.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Boxing Day!!!

O único aborrecimento de estar a trabalhar dia 26 é não poder ver os jogos do Boxing Day, do campeonato inglês! O Chelsea a jogar à uma e os rivais de Manchester às 15h.

Por cá, continua o descanso das equipas portuguesas.
Nós todos de kompensan e água das pedras a tentar digerir o jantar de 6ª feira passada (sim, porque desde essa altura que as pausas entre refeições eram pouco mais do que 2 suspiros, portanto não se consegue bem distinguir entre almoços e jantares dos dias seguintes…)!

O belo fim-de-semana natalício! O velhote das barbas apareceu mesmo, mas como já dificilmente nos levantávamos da mesa a essa hora, voltou a escapar. Deixou os saquinhos com os presentinhos para os bem comportados e prometeu voltar para o ano, contra tudo e contra todos! Tal qual o Maior de Portugal!

Em tempo de olhar para a frente, conta que o Benfica contratou o brasileiro Rafael Copetti, guarda-redes de 20 anos, que termina contrato no final do mês com o Internacional de Porto Alegre e virá para a Luz a custo zero. Mais um para emprestar ou integrar a equipa B. E mais um que não faz parte do leque de necessidades essenciais a reforçar prioritariamente.

Countdown para o final do ano! Este não deixou muitas saudades, é um facto! Por isso a entrada em 2012 tem de ser muito bem preparada…e esse arranque será já de amanhã a uma semana!

sábado, 24 de dezembro de 2011

E como o Natal celebra o nascimento de Jesus…

…resolvi falar sobre o nascimento do desporto que mais se trata por aqui e que tem precisamente Jesus a liderar a nossa equipa. O futebol! :)Estive como sabem há bem pouco tempo na Madeira, e lá dei conta de uma curiosa frase na localidade de Camacha!
Segundo pesquisas que efectuei…parece que tal se confirma. E mesmo no site da própria FPF.
O desporto (futebol) que se joga e sempre se jogou em Portugal veio de Inglaterra, pela mão de alguns jovens lusitanos educados nos melhores colégios daquele países e, também, por cidadãos britânicos a trabalhar entre nós.
O mais antigo registo e indício de nascimento do futebol por estas bandas aponta para a ilha da Madeira e é atribuída a um inglês de nome Harry Hilton, que ali residia - facto assinalado num pequeno muro do parque do jardim da Camacha, inserindo, em letras metálicas, a legenda “Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal em 1875”. E eu estive lá para confirmar isso mesmo!
Pretende este “monumento” assinalar que o primeiro local onde se jogou futebol em Portugal foi esse Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875. O jogo terá sido jogado com uma bola trazida de Inglaterra, depois de explicadas as regras. Testemunhos confirmam a rápida e crescente popularidade do desporto, que em breve se alastrou ao resto da ilha e logo ao continente. Constituída oficialmente em 01 de Agosto de 1978, a Associação Desportiva da Camacha tem na sua génese todo o passado desportivo da freguesia que a viu nascer.

Há, porém, outra versão sobre a chegada da primeira bola a Portugal, que diz terem sido os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Basto, em 1886, os portadores de uma bola com o forte desejo de continuarem, na sua pátria, um desporto, o futebol, que muito os apaixonara. A ideia foi acolhida com o maior interesse e entusiasmo pelo irmão maioritário dos jovens estudantes, Guilherme Pinto Basto, que, porém, não se limitou a afagar a bola, como um simples brinquedo para se divertir e pontapear num jogo. Não. Foi bem mais longe. Reuniu amigos, alguns deles ingleses, levou-os até Cascais e, nos terrenos da Parada, um pouco adiante da cidadela, onde hoje existe um jardim público, ali promoveu, numa tarde domingueira de Outubro de 1888, a primeira exibição de futebol em Portugal. Não um jogo, apenas um ensaio, como ele próprio o rotulou, para mostrar aos companheiros e ao público, que prontamente ali acorreu, como se jogava futebol. Três meses depois, nos terrenos do Campo Pequeno, precisamente no sítio onde hoje se encontra a Praça de Touros, em frente ao Palácio de Galveias, participaram no primeiro jogo de futebol, já com as regras, então adoptadas, em Inglaterra, factos que, entre outras iniciativas de Guilherme Pinto Basto, na propaganda e expansão do futebol, levaram ao reconhecimento do seu nome como o do verdadeiro introdutor do mais popular desporto em Portugal. E, implicitamente, o ano de 1888 ficou, assim, praticamente oficializado, como o do nascimento do futebol no nosso país.
A esta gente se devem as muitas alegrias mas também dores de cabeça que todos nós fervedores adeptos vivenciamos hoje em dia graças ao pessoal que corre (às vezes não correm, mas deviam) atrás de uma bola para lhe dar pontapés!

PS - entretanto hoje já surge rectificado no site oficial os preços do jogo com os russos na Luz...e não são boas notícias, uma vez que afinal os piores cenários se confirmaram, dando razão às vozes que contestavam os preços altos (de 17,5 para cima). Seja como for, os do costume lá estarão certamente.

FELIZ NATAL A TODOS!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Grande jogo ontem! E Aymar na corrida por atleta mais sexy 2011…

Que belo jogo de bola deram ontem Chelsea e Tottenham, com o empate a uma bola a deixar os blues ainda mais longe dos seus objectivos. Ramires falhou um isolado. Do outro lado, também um par de oportunidades de matar o jogo, com o keeper do capacete a fazer uma grande defesa.

E outro banho de bola passou em Camp Nou! 9 a zero em jogo da Taça, contra os acessíveis Hospitalet. Muitos putos a mostrarem-se, mas o destaque vai para mais um do Barça que foi para o Hospital…Iniesta com lesão muscular aumenta as dores de cabeça e necessidade de pensar em reforçar o plantel para precaver estas lacunas (apesar de apenas se prever 15 dias de paragem).

Entretanto continua o assédio ao Pablito, mas até ver, todos os ataques esbarram na vontade enorme que temos de ver o Aimar continuar de águia ao peito!
E por falar em Aimar…que dizer de uma das nomeadas (Aymar) para atleta (modalidade hoquei em campo) mais sexy do ano?! J
Mesmo assim, as tenistas Kirilenko e a menina dos gemidos Sharapova, as surfistas Alana e Erica Hosseini, Hope Solo (bem melhor de luvas que o Roberto), a atleta Susanna Kallur, a deusa das pistas de neve Lindsey Vonn, e as fabulosas belezas da velocidade Danica Patrick e Maryeve Dufault…estão noutro campeonato!
para todos os gostos, é só pedirem ao pai natal!

O Maior de Portugal, com toda a naturalidade, é o clube que mais gente levou ao estádio e totaliza 272.892 espectadores nos jogos disputados na Catedral, correspondendo a uma média de 39 mil espectadores por jogo! Na 2ª volta temos de apontar a subir esta média para as 4 dezenas de milhares! Para isso é claro que o clube tem de contribuir, controlando e gerindo o preço dos ingressos, suprimindo os aumentos de impostos, mas acima de tudo, está nas nossas mãos dizer presente!

(Atenção que há a circular pela net e blogosfera alguma confusão relativamente aos preços dos bilhetes para o jogo da Champions, sendo contraditórios os valores expostos em diferentes sítios, incluindo no site oficial - https://loja.slbenfica.pt/pt-pt/bilhetes.aspx?menuId=1 - mas penso que o correcto será depois rectificado, com o preço habitual a começar nos 10 euros para sócios nos topos)

Entramos nas festividades! Comer, beber, conviver, lembrar, comemorar! À nossa!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Força KING!

Ontem recebi o telefonema de um grande amigo que trabalho do Hospital da Luz para me informar que o grande Eusébio estava lá hospitalizado devido a uma bronco-pneumonia. A idade do King (69) já não está para brincadeiras e os cuidados nestas situações têm de ser bem acautelados. À partida tudo está bem, mas o acompanhamento necessário nos próximos dias implicará pelos vistos um Natal passado rodeado de médicos e enfermeiras. Força King!

Só porque não há mais nada que fazer… Jorge Djaniny Tavares Semedo (Djanini prós amigos) continua a ser falado como certo para integrar os quadros do SLB na próxima época. 200 mil euros garantiram um jogador para o futuro, é o que dizem os tablóides. Puto de 20 anos, avançado cabo-verdiano com 1,90 m. Titular em todos (13) os jogos do Leiria, nosso próximo adversário no campeonato. Conta 2 golos marcados. Continuo a dizer que não é prioridade para o plantel e será de certeza alvo da nossa equipa B do próximo ano, mas nunca se sabe o que poderá valer enquadrado numa realidade bem diferente da que actualmente vive. Pelo menos teremos oportunidade de o ver jogar nos próximos tempos com mais atenção para poder opinar. Curioso o facto de 1 dos 2 golos marcados…ter sido contra os lagartos. Até lá, nem sequer podemos garantir que seja verdade… Ainda no mercado, há um ponta-de-lança que por acaso é o melhor marcador do campeonato e daqui a 2 semanas fica livre para assinar a custo zero…e que começa a ser falado para outras bandas.

Ontem foi dia de alguns bons jogos de futebol que gostei de acompanhar: o Atlético, onde Salvio foi uma vez mais suplente, só entrando a 20 minutos do fim, na eliminação dos colchoneros contra o albacete (em Madrid!); e os dois clubes de Manchester, que atropelaram os adversários, por 3 e 5 golos! Destaque para o 2º golo do City, e para o cabelo do Rooney, que fica tão estranho e ainda mais gordo assim. J

Entretanto a propósito do colinho que continua a ser montado, o Vedeta da Bola fez um lembrete só para dar aquela achega que nós já sabemos que é o costume:
http://vedetadabola.blogspot.com/2011/12/do-que-eles-nao-falam.html

Quando estive no estádio ontem, algo de importante se passava. Os carros da Direcção estavam lá todos parqueados à hora de jantar. Fazem bem, porque é tempo de preparar prendas de Natal para a família Benfiquista!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sincronizar agendas e capas de jornais aos pontapés...

Ainda não tenho a minha indispensável mini agendinha para me organizar no próximo ano, mas entretanto cá vai a data oficial da 14ª jornada do campeonato nacional: dia 8 de Janeiro, domingo, vamos jogar a Leiria (ou melhor, à Marinha Grande), às 18h15 (transmissão na TVI).
Quanto a nomes de possíveis reforços que começam a surgir, vou-me tentando escusando a comentar…mas a capa de hoje do Record só me parece tontinho. Não vejo que interesse e mais valias possam ter os jogadores mencionados…a não ser que estejam a começar a planear reforçar a equipa B que será iniciada na próxima época. Mas para essa temos já muitos emprestados cujo regresso seria certamente ponderado em primeiro lugar.
 
Reforços para daqui a 2 semanas espero com certeza…mas que seja um excelente lateral esquerdo, um bom lateral direito, e um extremo desconcertante (há um jogador que gosto muito e nos últimos 19 jogos pelo actual clube só foi titular 5 vezes, tendo apenas completado 2 deles...temos penso que 20% do seu passe e acredito que por cerca de 3 milhões teriam poder negocial para o conseguir resgatar).

Saídas, naturalmente que Ruben Pinto tem é de procurar clube para jogar. Luís Martins, quiçá igualmente. O David Simão gostaria de ver mais aproveitado, ainda para mais com a Taça da Liga a abrir o ano, mas aí a palavra cabe ao JJ. Emprestar o Nélson é que me parece impensável. O Mora tem mercado e abre vaga de estrangeiro. E a novela do Capdervilhas terá de ser resolvida, pois ser não conta, mais vale fazer um favor a ambas as partes, que isto assim não faz bem a ninguém.

De resto, só contando com oportunidades de negócio que apontem à próxima época.
Hoje é dia de jogos das equipas de Manchester.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

E as palermices continuam…

Para entreter o tédio, aqui vai o vídeo que algum bacano daqueles tramadinhos se lembrou de perder tempo a montar! Está mto engraçado. Os apontamentos de Mourinho para o filho da Dolores: http://www.youtube.com/watch?v=1VkGlolDyVo&feature=share

E por falar em cenas insólitas, prestem bem atenção à lista da equipa da jornada que o MaisFutebol elegeu…para além de incluir, naturalmente, 4 jogadores do Maior de Portugal…está lá um nome que vai fazer cair o queixo a muita gente…BALBOA!!! O rapazolas marcou finalmente um golito, esta época que está ao serviço dos aveirenses, e saltou logo para a ribalta! J

Equipa da 13ª jornada (fonte Mais Futebol):
Quim (Sp. Braga), 4
Jaime (Beira Mar), 3
Garay (Benfica), 4
Hugo (Beira Mar), 4
Elderson (Sp. Braga), 3
Balboa (Beira Mar), 4
Aimar (Benfica), 4
Cauê (Olhanense), 4
Nolito (Benfica), 4
Buval (Feirense), 4
Cardozo (Benfica), 4

Para quem precisar de ver bola, hoje dá o Milan.
Só mais uma nota: Este ano ainda não comi filhoses (ou será filhós)!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cenas à parte...cenas mesmo muito fora! :)

Então não é que....
...a seguir de certeza que vão dizer que foi o JAVI GARCIA!

Mas se querem mesmo ver cenas tristes e...diferentes...o que dizer desta valente paneleirice que alegremente se passa no balneário da turma do wc?! Adivinhem quem vai apanhar o sabonete a seguir...será o capitão américa ou o vancoisolobito... Aguenta calimero!!!
Prendinhas de natal...fofuchas...

Mas será que sem haver bola a sério é só disto que vamos ter de passar o tempo a aturar cenas traumatizantes e enjoativas destas?...

Uefa Team à votação!

Ontem foi comer até rebentar. Dia de convívios natalícios e as primeiras prendinhas para animar a malta que bem anda a precisar este ano.
Para muitos Benfiquistas, como eu, a mão cheia de prendas de 6ª feira soube à maneira. Não é um Natal perfeito por não jogarmos a meio desta semana, mas para compensar, já foi anunciada a renovação do Maxi, algo que motivou uma engraçada coincidência de ter o nosso lateral uruguaio na team da Uefa à votação e que escalei no onze abaixo.

Na final de ontem, o resultado fixou-se no 4 a zero para os pupilos de Guardiola, muitos deles aqui também mencionados na equipa que votei. O último dos golos, mais uma beleza de Messi após combinação com Dani Alves.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Futebol Internacional e convívios de Natal!

À falta de jogos de interesse nacional, hoje foi dia de acordar cedo para ver a final do Mundial de Clubes, entre o Santos e Barcelona!
E que diferença até agora se está a verificar, com um sensacional Barça a partir o campeão sul americano, de nada valendo à equipa onde joga o ex-benfiquista Léo e o Kardec o brinca na areia Neymar até agora (1ª parte), frente a uma qualidade de passe que Xavi, Iniesta, Messi e companhia perfumam esta final. E deixam em delírio a malta dos olhos em bico.

Os catalães vão tendo 3 golos de vantagem…com 2 golos que foram fenomenais! Jogadas daquelas desenhadas a régua e esquadro. Impressionante!
No 1º, aquela tabelinha de Messi e Xavi, aqueles domínios de bola, passes no limite e aquele chapelinho sacado pelo Messi lá para dentro…ui!
E no 2º estava a minha babe a dizer que não percebia tanta lentidão de troca de bola a meio campo…estavam ali naquele engonhanço há uns 3 ou 4 minutos…pois…é isso mesmo…o Santos nem tocava na bola…e de repente, aparece um médio defensivo na posição de ponta de lança…e golo do Xavi! Aí ela percebeu. J
A fechar, Fabregas conclui uma jogada de insistência em que a bola só podia mesmo ir acabar dentro das redes.

Mesmo assim, nenhum destes 2 golaços se compara ao gosto que deu aquele passe de calcanhar do Pablito para o Samolas fazer o gosto ao pé, na 6ª feira! J

Ontem, o Hóquei empatou a 4, em jogo fora a contar para as competições europeias; enquanto a equipa de Voleibol continua invencível, e no Basquetebol a vitória por 73-101 nos Açores mantém-nos na liderança.

Almoço e jantar natalesco, bora!

sábado, 17 de dezembro de 2011

A TODOS UM BOM NATAL! O melhor desfecho do ano!

Antes de mais, notícia de última hora: MAXI PEREIRA renovou contrato! 
Dia de almoço de natal da empresa. Se há coisa boa a dizer sobre isto é que por jogar o Maior de Portugal essa noite, em vez de jantar, foi organizado um almoço. Ah, e tal, não foi por isso? Não interessa, para mim, foi o único motivo que interessou. Outras empresas impediram muitos de assistir a esta jogatana por não pensarem as suas agendas em concordância com o mais importante dos acontecimentos, que é o jogo do SLB.
Foi por isso um dia passado com as mãos na caipirinha, barril de cerveja e vinho licoroso…desde as 9h45!!! Mas atenção, sempre extremamente responsável, claro.
Ouvido no sorteio, com os russos do Zenit a saltarem-nos ao caminho. E à hora certa, metermo-nos a caminho do estádio!
De casacos novos iguais, adquiridos propositadamente e economicamente para estas ocasiões, reunimos com o resto da malta na roulotte habitual (onde encontrei muito pessoal conhecido). E com a estreante colega Susana, que pela primeira vez entrou na nova Catedral e não podia ter pedido melhor estreia.

À entrada do estádio, ela e o NC adquiriram um cachecol a 5 euros…e no final, o jogo deu goleada de 5 golos! Para a próxima compram um de 15 euros, pode ser que cheguemos aos quinjajero! J Destaque para a vendedora castiça que tratou logo de arrancar a etiqueta à dentada e de ajudar a fazer o nó ao pescoço da Susana.
Onze inicial muito perto do que previ, com o JJ a não arriscar a entrada de Luisão, uma vez que o Jardel estava bem fisicamente (e a verdade é que o 33 fez um bom jogo) e não necessitava correr o risco de apressar o regresso do capitão; mas com a escolha de Witsel para interior direito.

A presença do Nolito em campo muda brutalmente a vontade da equipa e o poder de explosão. Já no jogo na Madeira fiz questão de o salientar, pois até durante o aquecimento o gajo transpirava vontade de entrar e vencer! Lá dentro, é de uma raçudice incomparável! E se é o único extremo de raiz que temos no plantel…só podia mesmo ser aproveitado este bom momento dele para dar um desfecho a 2011 como a equipa precisava. Finalmente sem sofrimento e sem se contentarem com a margem mínima.
A minha confiança no espanhol era de tal ordem, que garanti ao Lobato que a vitória iria surgir dos pés dele! O marcador ia lá ter escrito em grande destaque o nome do ex-barça!

O jogo até corria bem, mas alguma menor pressão sobre a bola ia permitiu que aos 23 minutos os visitantes inaugurassem o marcador surpreendentemente com um remate do atchim à entrada da área, em zona descompensada por uma dobra dos médios à direita.

A voz vinha quentinha desde o karaoke da tarde passada, por isso havia que aproveitar a caixa vocal ao máximo, e vai daí, FORÇA BENFICA!!!!!
A resposta da equipa foi o que se pedia! À altura dos adeptos que a apoiavam!
Cruza Maxi, salta Cardozo…remata de cabeça…e o central de vila do conde estica-se todo no ar para defender e cortar a bola com a mão. Penalty indiscutível. Tensão no estádio, até bem visível no mister. Takuara ajeita a bola. Ele tem sido decisivo nos últimos jogos. Terá a confiança necessária para não falhar neste momento chave do jogo? O NC nem olha. O Lobato augura mau presságio. Eu digo: vai à bomba, pró meio! Ou vai à barra…ou…é GOLOOOOOOOO!!!!!! TAKUARAAAA!!!!!!!!!!! GOLOOOOOOOO!!!!!!

A partir daí o conejo começou a acertar nos passes e nas fintas, as movimentações que o Saviola fazia passaram a ser ainda melhor executadas, e acima de tudo, as tabelinhas entre o seu amigo Pablo e com o Nolito trataram de partir a loiça toda.
Mal nos tínhamos sentado e já aplaudíamos um grande trabalho do Cardozo a segurar a bola, a temporizar para a subida dos companheiros…deixa para Witsel, abre na esquerda para o Nolito! O que é que ele vai fazer?! Vai furar…parte para cima do defesa, sem medos, confiante, entra na área, deixa o lateral para trás, vai junto à linha insiste no ressalto…vai entrar…é GOLOOOOOO!!!!!!!!!!!!!! NOLITO!!!!!! I told you… J
O Nolito ia tão lançado que ao marcar o golo se estatelou contra as malhas laterais da baliza! LOL
À beira do intervalo, o disparar e o marcar da diferença que ditou este jogo e nos começou a dar cheirinho a Feliz Natal!
Quem mais a desequilibrar? Sim, Nolito. Arranca novamente da esquerda para o centro, passa para o Pablito…e…parou, parou, parou! Pára tudo! Pára tudo!!! Pause. Rewind…e Play. Rewind…Play. Rewind…Play. Rewind…Play. Parece impossível, mas foi mesmo verdade. Aquele passé do Aimar para Saviola…aconteceu mesmo. Naquele estádio, onde nós estávamos! Obrigado, mágico10! Retomando…Play. Nolito para Aimar, toque de calcanhar para o conejo dominar de peito…e GOLOOOOOO!!!!!!!!!!!! SAVIOLA!!!!!!!! Que jogada fantástica!

O intervalo marcava a boa disposição natural, com direito a fotos de recordação e só foi pena ainda não ter sido desta que nos calhou o lugar de ouro para ir à Rússia ver o jogo da LC.
E a profecia do Lobato sénior cumpriu-se, prevendo mais 2 golos no segundo tempo, na baliza do topo sul.
Um deles logo a abrir, na sequência de livre indirecto batido de forma perfeita pelo Aimar. Bola direitinha para o 24 (como a Susana os denominava, através do número nas costas)! E o Ezequiel Garay tratou do resto! Fenomenal a movimentação do nosso central, a esperar pelo momento certo para se antecipar ao defesa mesmo quando a bola desce e a cabecear sem hipóteses para o seu primeiro GOLO ao serviço do Benfica! GOLOOOOOOO!!!!!!!!!! Dança, festejos, piadolas! Assim é que a malta gosta!
Logo a seguir ao 4º golo, grande ambiente com o já famoso cântico de bancada a bancada. Desta vez nem foi esperar até aos últimos 10 minutos de jogo para sentir novamente este ambiente. As bancadas estavam ao rubro e quem não foi só tem a lamentar. Nós pelo contrário, bem aproveitámos.

Dupla substituição efectuada, os amigos Pablo e Samolas (que valentes ovações ambos receberam, curiosamente, ambos que estão a deixar todos na expectativa de eventual renovação de contrato) deram lugar a Rodrigo e Nico.
E para dizermos adeus a 2011 de mão bem aberta, o Gaitan aponta o canto rasteiro para a entrada da área. Bola nos pés do Nolito. Ai, querem ver?... Não posso…népias, já perdeu tempo de remate…que pena, escorregou…hã?...mas…olha a bola!!! O bacano rematou…vai entrar…pelo buraco da agulha…é GOLOOOOOOO!!!!!!!! NOLITOOOOO!!!!! GOLOOOOOO!!!!
Espectáculo!!!! Joga muito! J

Até final podíamos ter aproveitado ainda os estragos feitos no adversário, mas com as alterações efectuadas, ficámos sem construtor de jogo, e estranhamente, o Rodrigo foi colocar-se a extremo, com o Nico a vagabundear pelo meio…e como passou o tempo a fugir da bola, a desviar-se dos adversários para evitar levar porrada e com imenso receio de meter o pé à bola para não ter recaída da lesão…a equipa ressentiu-se muito disso e perdeu fio de jogo atacante. Não percebo qual foi a triste ideia de meter o Nico tendo o Ruben ou o Barril como opções, mas enfim.
A entrada de Nélson Oliveira não foi aproveitada pois ninguém lhe passava a bola (e só serviu para a ovação a Cardozo).
Realce apenas para um grande remate do Rodrigo, que em arco tentou fazer um golaço, mas o redes voou para evitar a meia dúzia.

Noitada de festejos! Aplausos, sorrisos e até missão solidária encabeçada pelo capitão Maxi Pereira, que doou o manto sagrado deste jogo para o “maior estendal do mundo”.
Melhores em campo: NOLITO!
O Pablo e Saviola tiveram momentos daqueles...
Mas quero destacar dois patinhos feitos da equipa que estiveram entre os melhores nesta partida: Jardel e Emerson. O central esteve muito bem e o lateral fez o seu melhor jogo ao serviço do Benfica. A limpar e a subir, algo que é surpreendente num jogador que abdica quase de atacar. Só mesmo numa vez errou um passe perto do final e aí é que tive mesmo a certeza de que era o Emerson e não outro a jogar disfarçado

Dali, convívio nas roulottes e diversão até não poder mais, num dos spots da noite lisboeta, pelo Cais do Sodré, onde até o arrumador estava equipado a rigor. J
Sobre o facto dos jogadores do Benfica gozarem, a partir de hoje, e até ao próximo dia 27, um período de férias, de dez dias…nem vou comentar mais do que já anteriormente disse. Se alguém achou que as mereceram…e que deveriam poder ir antes de dia 22...

DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!
E as saudades que já temos por estar a contar os dias que faltam para o próximo jogo na Luz… J

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

From Russia, with love?...

Esperemos que seja uma eliminatória com sabor adocicado. Pelo menos fresquinha há-de ser.
A paragem nos campeonatos russos poderá eventualmente dar alguma primazia, mas tem potencial para dar que falar. Mesmo assim, temos todas as perspectivas em aberto para alcançar um bom resultado e passar.

Zenit é o nosso adversário!

A primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões será dia 15 de Fevereiro, em São Petersburgo. O encontro será disputado no Estádio Petrovskiy, às nossas 17 horas.
A partida da segunda mão está agendada para dia 6 de Março, às 19.45 horas, no Estádio da Luz.


E agora, meus senhores, directo para a LUZ! CARREGA BENFICA!

6ª feira é dia de emoções fortes para fechar o ano!

Prometo que vou falar pessoalmente com o tratador da águia Vitória aqui no emprego para descobrir que segredo é que ela sussurrou ao presidente!! J Será que lhe disse para oficializar de vez a renovação do Maxi e Aimar? Será que lhe perguntou se o cabelo do Witsel era um ninho onde pudesse poisar? Será que lhe pediu para o LFV trazer uns pintos e uma posta de salmão às escondidas? J http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---desporto/benfica-vieira-aguia-almoco-natal/1308553-5799.html

Sorteio da Champions que ditará o nosso próximo adversário a eliminar. O nome sairá desta lista de hipóteses: Nápoles, CSKA Moscovo, Lyon, Bayer Leverkusen, Marselha, Zenit e Milan.

2 italianos, 2 russos, 2 franceses, 1 alemão! Alguém ousa fazer apostas e escolhas? Os italianos serão os mais difíceis na teoria. O Lyon apurou-se com goleada de assustar adversários. Na Rússia faz frio. Devemos dinheiro à Alemanha da Merkel… Em Marselha fomos felizes há 2 anos. Enfim…em termos de destinos a visitar, Milão (mas mais difícil não poderia calhar neste caso) e Rússia (mas nessa altura ainda lá faz demasiado frio para ir)! A nível de probabilidades de eliminatória equilibrada (atenção que eu digo equilibrada e não acessível para vencer), talvez Marselha, CSKA ou Leverkusen. Mas excepto o Milan, qualquer que seja, será uma aposta tripla, com todas as equipas equiparadas.

Hoje, pelas 20h15, na Luz, lá estaremos para apoiar o Maior de Portugal! Só um resultado interessa: a vitória, claro!

E o onze que eu escalaria para subir ao relvado:
Artur; Maxi, Luisão (?), Garay, Emerson; Javi, Aimar, Bruno César, Nolito; Cardozo, Saviola

No banco: Eduardo, Jardel (?), Amorim, Witsel, Gaitan (ou Matic se o Nico não estiver ainda em condições), Rodrigo, Nélson

A dúvida está naturalmente na condição física do Luisão. Mas parece que o Jardel também teve problemas nos últimos 2 treinos…a ver vamos. Que joguem os melhores! Que vençam por nós!

PS – Ontem foi dia de bater todos os recordes e expectativas de visitas ao blog! Um salto brutal, mesmo! A viagem à Madeira trouxe muita gente pela primeira vez aqui à nossa tasca, graças à porreira referência que o blog Coluna d’águias gloriosas nos deu destaque. Muito gosto isso nos deu, sem dúvida. Obrigado e espero que tenham gostado a ponto de continuarem a voltar! J

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lista para o jogo de amanhã!

20 convocados para atacar os últimos 3 pontos de 2011:
Guarda-redes:
Artur e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, Luís Martins e Emerson;
Médios: Matic, Javi García, Ruben Amorim, Witsel, Bruno César, Gaitán, Nolito e Aimar;
Avançados: Rodrigo, Cardozo, Saviola e Nélson Oliveira.

Aventura na Madeira!!! Férias e ver o Glorioso! Mistura explosiva :)

O Maior de Portugal, pela 1ª vez na MADEIRA! Emotivo, apaixonante! A noite de Champions deu o mote para o que estava a começar! Excelente fim-de-semana prolongado! :)
O golo do Cardozo com 5 minutos de jogo assegurou o 1º lugar do grupo europeu e abriu noite de festejos até horas tardias...que quase me obrigaram a ir directo para o aeroporto, bem de madrugada rumo à ilha da Madeira! E tudo se iria passar, com 2 denominadores em comum...novamente com exibição dos encarnados pouco conseguida...novamente com golo do Takuara a dar a vitória ao Maior de Portugal, desta vez, a 5 minutos...do fim! :)

Aterrámos na Madeira na manhã de feriado e bem instalados, passámos o dia a curtir a cidade do Funchal. O característico bairro de sta maria, o forte s.tiago, complexo balnear barreirinha (e brutal esplanada do restaurante risô), o porreiríssimo parque sta catarina, bela igreja sta maria maior, convento sta clara, story center (este não vale a pena lá irem que é banhada), a sé, marina, capela corpo santo, imponente subida no teleférico até ao monte, romântico jardim tropical monte palace (com direito a prova de poncha), radical típica descida nos carrinhos cestos. E poder disfrutar do importante momento que os madeirenses tanto esperavam naquele dia: o acender das luzes de Natal por toda a ilha! A terminar, um belo jantar no Donna Maria, bem tradicional.
Ao 2º dia iniciámos o roteiro a explorar a ilha, apenas possível graças a termos alugado carro. O destino foi a metade Oeste da ilha, passando pelo Lido, topo da Encumeada, paúl da serra, serra de água, visita às grutas vulcânicas de S.Vicente (mto giras), e disfrutando da paisagem e recorte da estrada que liga Seixal a Porto Moniz! Para quem se lembra daquela estrada antes de existirem agora os intermináveis túneis (é de se tirar o chapéu a estas impressionantes obras de construção civil que transformaram por completo a vida da população madeirense), deve ser arrepiante se agora lá forem e darem conta de que alguns desses troços se conseguem ver...lá em baixo, caídos no precipício sobre o oceano! Ui...vertigens?! Oh, yes...
Em Porto Moniz deliciámo-nos com um belo arroz de lapas no Cachalote e um delicioso bolo de mel tradicional! E ficámos maravilhados com as piscinas naturais naquele ponto da ilha que é o principal destino de férias de verão de muita gente. O regresso à costa sul foi feito pela zona mais isolada da ilha, passando pela ponta do sol, Calheta (ir ao engenho da Calheta para mais umas provas de ponchas e broas) e terminando em Câmara de Lobos (vale bem a pena dar um pulo ao miradouro lá bem no alto), onde jantámos as espetadas do famoso Santo António, seguidas de uma degustação das melhores ponchas da ilha, no bar Number Two.
Nesta altura já o Bruno me tinha dado a notícia de que os convites para o jogo estavam garantidos e estariam à minha espera no hotel da equipa, Domingo pela manhã!
O Sábado foi dia de alturas! Escalada ao Pico Alto, ao Pico do Areeiro, passagem no Ribeiro Frio (e ver os viveiros), Faial e paragem imperdível em Santana. Aqui se localizam as mais típicas casinhas madeirenses, também o Parque Temático e belo almoço no restaurante do hotel Colmo (nome do material dos telhados das casas típicas) com acompanhamentos de batata doce e a fechar um sensacional pudim de maracujá caseiro.
Forças retemperadas, para subir às Queimadas e aí fazer um pouco da Levada do Caldeirão (que os nossos amigos Inês e Carlos irão fazer daqui a 2 semanas e por isso la deixámos uma mensagem escondida), e trepar mais ainda à Achada do Teixeira e caminhar até ao pico Ruivo, o mais alto da região autónoma. Atenção que a meio da estrada para o pico ruivo há um miradouro (do lado esquerdo de quem sobe) que pode passar despercebido a muita gente que pensa não valer a pena e é tão só…o mais fixe de todos!!! Adorei. Regressar pela ponta de são lourenço, camacha e de volta ao funchal para ver o Barça vencer o Real e aproveitar toda aquela animação nas ruas que a cidade vivia neste fim-de-semana, luzes, barraquinhas, música...até a banda filarmónica tocou e dançou a música que o ídolo deles, filho da d.dolores e mano da mana cátia, costuma dançar de forma parola ao celebrar um golo em madrid.
E se tudo estava a correr lindamente, sempre com um tempo maravilhoso, o Domingo foi o melhor de todos, sem dúvida! O mais animado e longo. E com vitória do SLB!
Madrugámos a sair para a rua após o habitual pequeno-almoço reforçado e entrei no hotel (Pestana Miramar) onde a equipa do Benfica estava hospedada para ir levantar a encomenda em nome do Hotel Amazónia que continha os nossos 2 bilhetes. E tal não é a minha surpresa quando chego ao carro e constato que em vez de um envelope...tinha 7 ou 8!!!! Cada qual mais pesado que o outro...e cada um com seu nome escrito...que não era o meu!?! Por engano, como o nosso era o que estava por cima, tinham-me dado o molho todo para a mão! O que vale é que eu sou um gajo honesto, e lá voltei a dizer para a senhora ter mais atenção com estas missões importantes! :)
De bilhetes na mão, dirigimo-nos às casas do rabaçal para cumprir na íntegra fielmente a levada das 25 fontes e do risco, um percurso maravilhoso pelo meio da natureza e que termina com as fabulosas quedas de água que só parecem existir na tv!
O regresso ao funchal foi para irmos às bilheteiras dos Barreiros tentar bilhetes para os Proud, que se preparavam para embarcar de Lx para também irem apoiar o SLB, mas com as bilheteiras fechadas, só havia um candongueiro a tentar enganar algum anjinho que não se apercebesse que os ingressos que o gajo tinha eram convites (custo zero) que tentava impingir a 30 euros cada, ainda para mais de acesso à bancada contrária! A solução acabou por conseguir o contacto correcto do Director de Segurança e Organização de Jogos do Sport Lisboa e Benfica, que almoçava no mesmo spot em que nós iríamos encher a barriga, e assim os Proud puderam viajar mais descansados.
Enquanto isso, nós visitámos o Pico barcelos, seguido do Curral das freiras, e avistar esta povoação desde o miradouro brutal na Eira do serrado (com o símbolo do SLB na parede a assinalar o 32º campeonato). E numa altura em que os nervos já se apoderavam de mim, a solução para relaxar foi ir directo até ao Cabo girão e ao elevador sobre a fajã dos frades (que vertigens do caraças, pá!!!)...e assistir a um pôr-do-sol super hiper mega buéda fixolas! J
A noite caiu, e a menos de 2 horas do início da partida, apanhámos os Proud (que já estavam encostados às barraquinhas das ponchas) junto à marina e fomos para o Estádio dos Barreiros! Vai jogar o Maior de Portugal! Está na hora!
Coral e pão com chouriço (em bolo de caco) à porta da bancada do estádio em obras. E os nervos do aproximar do início de 90 minutos decisivos não só em termos pontuais como de sentimento pessoal muito especial neste caso.
Apenas de um dos lados há lugar a adeptos, pois os restantes ¾ do estádio está em construção. Entrámos na bancada destinada aos visitantes para os Proud afixarem o pano, já depois de um simpático bófia se ter metido na conversa para nos recomendar os melhores locais da noite por ali e onde nos deveríamos deslocar para melhor festejar.
Abancar e dar conta do ambiente. A nova bancada em construção tapa a vista, mas será do dia para a noite a diferença de condições que possibilitará. E pasmar com a parvoeira do speaker (naturalmente já foi multado) a incitar à violência e provocar os adeptos com comentário tão estúpidos quanto desnecessários, sobre erros de arbitragem de jogos anteriores e no final a inventar erros graves inexistentes no próprio jogo…isso a juntar aos putos (não tinham mais de 10 anos) do “maritime”…a entoar insultos ao SLB sem se perceber como nem porquê…tadinhos…
Curioso ver o pessoal em cima do muro no topo dos balneários às centenas a ver o jogo do lado de fora! À borliú!! J
Sem o Nico, que o JJ não soube poupar no jogo anterior e terminou o ano mais cedo que o previsto, e sem o capitão que continuava lesionado, a surpresa foi o Rodrigo fazer de Gaitan, como extremo! Uma opção que não surtiu como desejável. Aliás, quando ouvi o onze inicial sempre pensei que fosse o Axel fazer de interior direito e com dupla atacante na frente, mas isso só aconteceu após o intervalo.

Com 13 minutos jogados e a atacarmos para o lado da nossa bancada, o Rodrigo fugiu da direita para o centro e rematou em arco ao poste mais distante…bruah no estádio…mas bola ao lado. Também o Garay esteve perto de acertar no alvo, a responder de cabeça ao pontapé de canto (houve logo quem lá dissesse que o Luisão essa marcava).
Mas o mais incrível ainda estava para vir…
Primeiro o Pablito…!!!! Depois de ter falhado 2 golos aparentemente fáceis na semana anterior…naquele mesmo estádio…grande combinação pelo centro do ataque, o nosso 10 entra na área isolado na cara do redes…vai marcar…tem tudo para marcar…opta pela finta, desvia do keeper…mas quando se prepara para empurrar…a luva do Peçanha estica-se e tira-lhe o pão da boca!!! Como, Pablito?! Como?... Ai estes ares da ilha deixam-se marado, apre!..

Pensam que esta doeu? Sim, porque eu tenho o nome do Mágico gravado no manto sagrado que visto…mas com meia hora de jogo…alguém ligou o youtube!!! Ao vivo e a cores…em pleno relvado…ali, mesmo à nossa beira.
Witsel desmarca o Maxi na área, o lateral uruguaio (de braçadeira) assiste de primeira para o Cardozo. Ninguém na baliza. A 5 metros do golo. Sem carraças a pressionar. Sem vento nem cabelo nos olhos. Com as chuteiras apertadas. Só tem de meter o pé, o seu melhor pé, o esquerdo, aquele pé de matador. Braços no ar, pulamos das cadeiras, o grito já vai a meio…e…bola ao lado. Ohhhh…. Hã???!!!.... Oi??!!!... Será possível? Não… É mesmo?!... Brincadeirinha… Mas foi. Falhou a baliza deserta. Oh Takuara… Ai mãezinha do céu… Mas o que é que é isto, ó meu?!! O Natal é só pra semana e já andamos a distribuir brindes?... Epa, hoje não…não me faças isto, pá!
É que foi de tal forma que ao intervalo ainda tive enormes dificuldades em explicar e fazer crer um senhor madeirense que estava atrás de mim e ao filho que a bola não tinha mesmo entrado. Juro! Eles não acreditavam. Pareceu-lhes mesmo (tal era a probabilidade diminuta de atirar ao lado) que a bola tinha entrado na baliza mas o fiscal de linha (esse grandessíssimo %&`*#^#$”#&@, como eles lhe chamaram no seu dialecto nativo) tinha invalidado o tento por suposto fora-de-jogo!! LOL

Bem, o jogo tinha de continuar. E nós tínhamos de ganhar! POR TI, POR TI, EU IREI CANTAR, PARA SEMPRE, PARA SEMPRE, QUERO-TE VER A GANHAR!!!!
A diferença para o jogo anterior (na Luz, para a Champions em que alguns enganados no estádio em que estavam juntaram os lábios para emitir som agudo que me levou a mandá-los para o outro lado da 2ª circular), é que não se ouviram assobios. Bocas abertas de espanto, muitas mãos na cabeça, mas nada de assobios, e ouve quem arrancasse até o cântico do Takuara!

Após o intervalo, mais uma razão para que carregássemos rumo à vitória. Logo a abrir, o Maxi é ceifado com falta dura de Olberdam, que viu inevitavelmente o 2º cartão amarelo e consequente expulsão.
Com mais um em campo, era só o que me faltava se não conseguissem os 3 pontos!
As cólicas renais e intestinais dos jogadores da casa a partir daí foram infernais e até uma pequena borbulha a nascer entre pêlos dava direito a um par de minutos a contorcerem-se e rebolarem-se no chão…

O tempo passava e nós íamos vendo a vida a andar para trás e o fantasma de nuvem cinzenta a pairar sobre umas férias que estavam a correr tão bem…
Por isso a minha babe até nem se importou de passar eventual vergonha quando eu me enfureci e comecei por 2 ou 3 vezes a cantar sozinho na bancada e arrancar com o apoio que se alastrou rapidamente à nossa volta. Em alguns momentos, a nossa bancada parecia quase desanimar, mas havia quem se lembrasse de puxar um resto de forças para arrancar e transmitir lá para dentro o que nós queríamos ver atingir!
VERMELHO, É O CORAÇÃO! BENFICA, A NOSSA PAIXÃO!

Isso e o valente puxão de orelhas que gritei ao JJ, pois já me estava a passar com a inércia dele e incapacidade de mexer com a equipa, tendo o Rodrigo e o Barril como peças muito pouco inspiradas no ataque! Mas o feeling e raça que faltava renasceu quando finalmente o Manolito foi chamado e correu para entrar rápido, cheio de fúria espanhola que o caracteriza (não entendo como o único extremo que temos no plantel, ainda para mais um gajo que tem sempre imensa garra, mesmo que por vezes menos racional, não é mais aproveitado).
3 minutos depois de entrar, o espanholito remata de primeira rente ao poste, mas o keeper da casa estica-se e cede o canto. Começava o desespero. Então agora já não basta o Peçanha passar o tempo a queimar cronómetro ainda se lembra de voar às bolas?!... Fazia lembrar um SLB-Marítimo de há 2 épocas. Mas não podia acontecer novamente tal empate. Temos de vencer!

Lançamento lateral para Maxi Pereira, insiste e cruza para a área…salta e remata o cabeça de ligadura (Jardel) para gigante defesa do guardião insular!!! Bolas, pá! Mas ainda mexe, tudo de pé e pescoço esticado para o pólo oposto…chuta Nolito!!!!! A bola desvia num defesa da casa, fica a pingar na pequena área…TAKUARAAAAAA…….. É GOLOOOO!!!!!!! É NOSSO!!!!!!!! GOOOLLLLLOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!
É DO BENFIIIICAAAAA!!!!!!!!
GOOOOOLLLLLLOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
GOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!
Que felicidade tremenda! Que desespero! Que descarga e descontrolo emocional quando aquela bola entra a 5 minutos do final!!!! A vitória finalmente ali tão perto de acontecer! De ser real! De ser nossa! De nos dar essa alegria de merecermos ver estas férias coroadas com uma vitória na Madeira! Abraços, pulos, gritos! FORÇA BENFICA! VENCE POR NÓS!
A entrada de Nolito só pecou por tardia e virou completamente a garra que a equipa precisava para a recta final da partida, no tudo por tudo!

Até final, entrou ainda o Ruben, a tempo de ter uma paragem cerebral à emerson perto do final que me ia irritando consideravelmente. O Pablito e o Nolito ambos se isolaram ainda sem conseguir transpor o redes. O resultado estava feito e o final foi a dançar em frente às câmaras de tv!
Deixa Passar o Maior de Portugal!!!
Não foi exuberante. Podia ter sido se os falhanços da 1ª parte não tivessem sido desperdiçados. Mas a festa final compensou o sofrimento! Melhores em campo: Javi e Nolito (que em 10 minutos fez muito do que lhe pedi quando correu pela lateral à minha frente)!

E uma noite assim teve direito a after hours party! A noite e o momento pedia o melhor prego em bolo de caco de sempre, e as saborosas lapas na chapa e ponchas no Beer Garden Bar!!! O Benfica ganhou! A malta comemorou (enquanto os que regressaram no voo após o jogo vieram no mesmo avião que a equipa encarnada)!

O último dia das nossas férias abriu com visita ao Mercado dos lavradores, com suas apetitosas frutas e peixes grandotes, e para adocicar ainda mais, toca de conhecer bem melhor o coração do Vinho da Madeira (não são caves, mas sim sótãos). Tomado o aperitivo, e já de jornal desportivo debaixo do braço com as imagens da vitória da noite anterior (o homem que me vendeu o jornal dizia emocionado naquele dialecto local que nunca tinha visto coisa tão parecida...o Cardozo e o menino da dolores...iguaizinhos dizia ele...o cabelo, os festejos...), fomos almoçar ao Caniçal, no Muralhas, local de petiscada regional, e dpois uma bela caminhada na Ponta São Lourenço, a mais a este da ilha. Descansar e ver a noite cair em Machico (espreitar a famosa capela dos milagres associada à lenda que deu o nome à localidade)...e despedirmo-nos da Madeira, com regresso a Lx com os 3 pontos na mala, levantando voo naquele aeroporto peculiar cuja pista está parte suspensa sobre estrada e sobre oceano! Mete respeito, sim senhor! :)
Estas férias não podiam mesmo ser estragadas! O Benfica tinha de cumprir o seu destino de vencer e tornar ainda mais especiais estes dias na ilha! Impossível pedir mais! Férias bem sucedidas! Três pontos conquistados! Queremos mais viagens como esta! Próximo destino?... VENCER! J