segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Modalidades e um cheirinho de Halloween

Se há algo que define perfeitamente a Mística Benfiquista, estava no Topo Sul, lá em baixo as Bandeiras carregadas de simbolismo, lá em cima (e certamente mais havia por todo o estádio), estava um velhote de idade avançada e com bastantes dificuldades de movimentação, que mesmo assim não deixou de subir ao 3º piso para ver ao vivo o Maior de Portugal! Enquanto saíamos no final do jogo, impressionou-me e ver a dificuldade que ele tinha ao descer as escadas, sempre de cachecol do SLB ao pescoço, apoiado pelo filho que o acompanhava. (mas será que não há elevadores a pensar precisamente nestes adeptos que, por idade ou dificuldade física, vejam como principal obstáculo a longa escadaria?!)
É esta a alegria de ser Benfiquista, e é por isto que os jogadores têm de correr e lutar do princípio ao fim, para vencer e honrar o nosso Símbolo!

O fim-de-semana também foi de modalidades!!!!
E o ecletismo do Benfica somou vitórias:

5-1 no Futsal, num bom jogo frente ao Operário, jogando, por opção, em Aveiras de Cima (o jogo era na Luz, mas o SLB quis presentear os adeptos daquela região que respondeu de pavilhão cheio, onde já tínhamos jogado e voltámos a vencer).

1-3 no Voleibol, frente aos açorianos que nos tramaram o ano passado.

O Andebol esmagou o adversário Xico por 41-21! E o Hóquei, após um triste arranque, desta vez não facilitou e meteu 11 nas redes contrárias!

E para dar uma de Halloween, nos relvados em tons de gosma…e vão 2 penaltys fantasma consecutivos caídos do céu na área do calimero. Upa, upa, pró colinho do papá! Começa a parecer o ano do Jardel cheio de mergulhos para a marca dos 11 metros.
 
PS E o golaço do Dani Alves, na manita do Barça, com 3 do Messi?

domingo, 30 de outubro de 2011

Noite mais longa do ano, com golo mais rápido da época!

Ontem foi dia de passear e ida à exposição de BD Amadora. Nunca lá tinha ido e foi uma boa oportunidade. Mas a cabeça e os nervos já estavam só com o pensamento no tempo que faltava para o jogo. Daí directos para Luz…para um jogo aparentemente tranquilo, mas com uma 2ª parte quase tão enervante como o trânsito que se seguiu no Bairro Alto após o jogo!

A noite mais longa do ano, teve o golo mais rápido e com gosto de doce algarvio em tons encarnados!
Boa crónica do jogo da Luz escrita por João Pimpim n’A Bola. Imaginação, original, sintética e bem descritiva da história e desenrolar da partida. Já vão sendo poucas nos pasquins hoje em dia.
Achei piada à curiosa constatação de que o Rodrigo mostra apetência para marcar a equipas Algarvias, depois de se ter estreado a facturar de águia ao peito em Portimão e agora a bisar com a turma de Olhão…dando-lhe o sabor de um D.Rodrigo, famoso doce de gastronomia algarvia. E pegando na metafórica “dança” tão falada e comentada pelos dois treinadores para abordar o ritmo apresentado na Luz.

Reunidos na Ti Rosa (os de sempre, mais a estreia do TAG e ainda uma simpática espia, quase sempre bem-vinda LOL), entrámos depois na Catedral para ver o voo bem sucedido da Águia Vitória!!
E dúvidas não tínhamos de que esta noite não iria falhar o alvo. Essas garantias tinham-nos sido dadas pelo próprio tratador/treinador da águia, pois com 9 pintos e um salmão à espera dela lá em baixo, não havia como falhar. E eu tenho visto os treinos diários no estádio, e cada vez se sentem mais em casa, esta nossa mascote.

Jogo determinante a abrir um mês de Novembro complicado. E que levou 25 segundos a mexer com os corações dos 35 mil na bancada!

Maxi deixa para Gaitan, que sobe junto à lateral, flecte para o meio e desmarca Rodrigo, o puto corre que nem uma flecha para a bola, está na área…vai rematar…GOLOOOOOO!!! E o JP quase não via o jogo, pois como sempre entra já com a bola a correr e vinha a subir as escadas! J
E se tinha feito o golo mais rápido, também assinou o bis mais madrugador!
Pablito conduz o ataque, mete no Barril, de primeira abre na direita para Maxi, o uruguaio cruza para a área onde o central (é muito mau este gajo das osgas) Mexer desvia mal a bola, fica a pingar à boca da baliza…aparece o Rodrigo a finalizar…e é GOLOOOOO!!!
Precisamente a aposta “surpresa” do JJ para esta partida, a resultar em cheio!
A avalanche de ataque encarnado parecia querer renascer o rolo compressor…mas apesar de continuar um controlo absoluto do jogo, que até cansava, pois decorria todo do outro lado do campo…o ritmo começou a abrandar e apenas se destaca um canto que quase deu auto-golo e um remate de Cardozo à meia volta, mas à figura.

Para isso também contribuiu a alteração efectuada pelo Olhanense a meio da primeira parte, retirando um avançado para reforçar o miolo.

Witsel por Aimar ao intervalo foram as primeiras mexidas do JJ, mas o drama começou ao minuto e meio da 2ª parte.
O flanco esquerdo a dormir deixa cruzar à vontade para também do lado contrário tudo parado a permitir os algarvios reduzirem a desvantagem (eu avisei ontem para terem cuidado com aquele gajo…e ele marcou mesmo!).

A equipa "borrou" um conhé…mas não se desmanchou.
Apesar do tremor e constante ansiedade até final, a verdade é que só mesmo aos 93 minutos algum perigo quase nos deixou entalados.
Estivemos sempre mais perto do terceiro do que consentir o empate. Canto para os encarnados e Matic a cabecear à barra!!!

E tal como eu tinha pedido para ver em todos os jogos aquele ambiente infernal a empurrar a equipa na fase final dos encontros na Luz…os NN acordam a equipa!

Mesmo sem a total colaboração das restantes bancadas, muito foi o contágio em redor e que se sentiu naturalmente o efeito lá para dentro! Bravo! Assim sim!

E a nova bandeira, que é tão linda? Gostei. Bué!!! (foto do Red Pass, obrigado pois passei o jogo a comentar a bandeira e que tinha mesmo de aqui a comentar)


Witsel bate livre para Luisão, assiste de cabeça o Takuara…golo! Anulado??!!! Não é possível. De imediato nos apercebemos que tinha sido decisão errada do boi do apito. Golo mal anulado!!! Teimam em insistir complicar aquilo que já é complicado. E vão continuando a tentar…
Mais mexida com entrada do Nolito e conejo, surge o Saviola à meia volta atirando ao lado!

E por pouco não aproveitámos os passes longos do Luisão, pois Aimar (ainda na 1ª parte) e Barril isolados…correm em direcção à baliza…mas…deixaram a bola para trás… Grrrrrr!!!!!

Tal como a fechar a partida, o Nolito lança o Saviola, que corre isolado mas não se aguentou em pé e acabou de peito na relva sem conseguir rematar para o golo.
Isto…no seguimento da jogada que me fez saltar a tampa!
Ataque encarnado, bola sobra para o Nolito. Minuto 92 e meio…faltam 30 segundos para acabar. Mas em vez de segurar a bola junto à linha de fundo e deixar terminar o jogo, tenta o cruzamento que origina o contra ataque contrário…ufas, a bola sobra para o Maxi. Já passa da hora, ele vai chutar para a frente e acaba o jogo. Tranquilo…ou não! O Maxi inventa, em vez de passar a bola ou simplesmente chutar para a frente, tenta fintar o avançado visitante e perde a bola, permite o ataque perigosíssimo, cruzamento para a nossa área, paragem de peito, vai rematar…nãããããããoooooo!!!!! Girafa estica a perna e corta para canto, impedindo o empate. Do canto sai o nosso contra golpe e termina a partida.
Mas ó Maxi?!! O que foi isto?! Passou-se!…
Valeu o Luisão, que corte! Que importância! Grande Capitão!

Os pensadores de jogo nesta noite não estiveram muito inspirados a tempo inteiro (apesar do Pablo ter sido dos que mais bolas recuperou), e as laterais não estiveram à altura dos centrais. Emerson tem de melhorar muito. O Maxi só precisa de recuperar forma para não ser apanhado sem arranque e o cansaço não o levar a fazer o impensável como aquela bola perdida aos 93 minutos!!!

Em grande esteve o Luisão e o Matic (mais rotinado e confiante na posição 6, vai permitindo termos um bom substituto do Javi enquanto é preciso)!!!
E claro, o decisivo e matador Rodrigol J

Foi uma atitude estranha da equipa, que facilitou, baixou os braços e subiu-lhe a fantasia dos pés à cabeça. Deu como ganho um jogo demasiado cedo, e menosprezou o adversário que aproveitou isso a seu favor, mesmo sem grande capacidade para tirar partido disso em termos práticos.
Ao menos os próprios jogadores e treinador reconheceram isso mesmo, e espero que as suas declarações sejam mesmo um murro na mesa, dizendo que não pode voltar a acontecer acomodarem-se desta forma.

A intensidade, concentração e qualidade de futebol dos primeiros 20 minutos tem de ser aplicada profissionalmente do princípio ao fim.
E devo dizer que o mesmo se pode aplicar igualmente ao público. Também nós nas bancadas facilitámos. Cedo começaram a ouvir-se muitas piadas e gracinhas de jogo fácil. Relaxamento transmitido de dentro do relvado cá para fora e que nos distraiu.
Terminei o jogo mais rouco do que o costume, pois éramos a meia dúzia do costume ali na bancada os poucos que continuavam a puxar pela equipa mesmo entre as habituais e indispensáveis brincadeiras de bancada. Dos restantes via até algum desinteresse do jogo desde cedo.
Felizmente que, quando foi mesmo necessário, os Sempre Presentes do Topo Sul acordaram as restantes bancadas e fez com que os jogadores encarnados aquecessem o sangue para subir os níveis de concentração e garantir os 3 pontos!
(muito bem o JJ a agradecer e enaltecer este apoio, pois foi determinante)
Hoje já corri mais um museu da capital, o da Marinha, aproveitando as oportunidades que as manhãs de Domingo nos dão para conhecer a nossa cidade e país (enquanto ainda se pode sem pagar).
Amanhã é dia de trabalho. Quem fizer “ponte” (tolerância de ponto) aproveite bem, enquanto ainda há disso! 4ª feira, lá estaremos!!! Por ti, por ti, eu irei cantar!!! J

sábado, 29 de outubro de 2011

Benfica "de olhão"...na noite mais longa do ano!

Hoje é a noite em que muda a hora! E por isso será a mais longa do ano, ideal para laurear a pevide...mas para isso é preciso que o Maior de Portugal cumpra o seu destino de vencer, para a boa disposição e a vontade de sair não desaparecer...
Ontem, no dia em que foi convocado para ir a selecção paraguaia juntamente com o Cardozo, o Melgarejo não teve uma noite feliz e involuntariamente acabou por dar uma ajudinha aos corruptos. Fartei-me de rir foi com a parolice do jornalista dA Bola que justifica as vaias e assobiadelas que das bancadas se dirigiam à loira burra (com nome de super escarreta verde)...culpando...a Troika!!! A troika é que é culpada por andar a stressar os corruptos e assim eles descarregam no coitado do gorila estrumpfina!!?!!! Ao rídiculo que estes pseudo-jornalistas chegam! A qualidade cada vez menor dos ditos pasquins diários desportivos revela-se a cada página, entre sugerirem para equipa titular jogadores que nem sequer foram convocados, por estarem castigados...ou confundirem preços em dólares com preços em euros...e que se contradizem nas páginas seguintes... Há de tudo.

Ontem também foi anunciada a deslocação à Suiça, para defrontar o Galatasaray no dia 12 Novembro, num particular que dará para manter o ritmo aos jogadores, aproveitando a pausa nas competições por altura de jogos das selecções. E naturalmente, algum encaixe financeiro como estratégia de marketing.

Mais logo, lá estaremos na Luz! Às 20h30, tudo a postos. Este seria o meu onze:
Artur; Maxi, Luisão, Garay, Emerson; Matic, Witsel; Gaitan, Bruno César; Cardozo e Saviola

Existe a possibilidade forte de jogar Aimar no lugar do conejo (e sendo assim eu escolheria Nolito no lugar de Bruno), para além da manutenção do Ruben a lateral direito, por o Maxi vir de lesão, podendo o uruguaio entrar na 2ª parte para ganhar ritmo no lado esquerdo (a preparar-se como hipótese de fazer a posição no jogo da champions).
Acima de tudo: Muita concentração! Nada de olhar a nomes de adversários. Muita seriedade e vontade de vencer! Atenção ao lagarto do ataque algarvio...
Não quero sequer pensar no jogo de 4a feira. Este sim é que me interessa e muito!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur e Eduardo;
Defesas: Emerson, Luís Martins, Jardel, Garay, Luisão e Maxi;
Médios: Matic, Bruno César, Gaitán, Ruben Amorim, Witsel, Nolito e Aimar;
Avançados: Nélson Oliveira, Saviola, Rodrigo e Cardozo.
Confirma-se a indisponibilidade de Javi.

Amanhã joga o Maior!

Depois de uma breve comemoração tardia na noite passada, ao sabor de uma chamuça e animado pelo Quim e pelo Zé, hoje custou horrores levantar da cama. J
Mais logo teremos o leque de convocados para o jogo de amanhã.
As dúvidas estarão concentradas na disponibilidade física de Javi e Maxi. Ambos têm estado limitados e não deverão apresentar-se a 100%. Com uma sequência de jogos complicados nas próximas semanas, será talvez arriscado esticar a corda.
Mas se Javi tem um substituto que razoavelmente tem feito o seu papel, já o Maxi me incomoda, pois a aposta em Miguel Vítor seria para mim a melhor opção, mas o mister já demonstrou que será sempre o Ruben a fazer de lateral direito quando o uruguaio não puder…e isso desagrada-me bastante. Não gosto de ver o Amorim a defesa direito, estraga-se um bom jogador, desequilibra-se a equipa…e não vejo nada de bom nisso.

E convocado foi o Barril para ir à selecção brasileira, juntamente com o Luisão.

Sem querer começar sequer a pensar no jogo de Basileia, pois não é aí que a minha cabeça está nem deve estar a dos jogadores, confirmou-se a mais que previsível suspensão do JJ que vai ver essa partida na bancada.

Votem no Nélson Oliveira para Jovem Promessa Desportiva do Ano:
http://galacdp.sapo.pt/votacao/
Vamos valorizar os nossos activos!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A crise como eu a vejo...

Entre o céu a desabar, entre prenúncios de greves e plenários, entre jogos e trabalhos, hoje resolvi desabafar sobre o estado económico do país… A crise como eu a vejo. Mas alerto desde já, que percebo ainda menos de economia como de bola, por isso imaginem o que para aqui vai… "Eu cá é mais bolos", com dizia o outro. Mas há cenas que me fazem urticária, e quando assim é tenho de deitar cá para fora!

Só se chegou a este ponto crítico por inúmeras gestões danosas!
Gestão danosa = crime
Encobrimento de gestão danosa = Encobrimento de crime = cúmplice = crime

Ou seja, os anteriores e os actuais estão todos em claro acto ilícito. Uns porque praticaram, outros porque o estão a encobrir.
E ninguém vai preso...

Não faz um pingo de sentido serem apenas os trabalhadores da função pública a ser prejudicados.
A despesa não está na mão-de-obra pública, mas sim no serviço público que é prestado à população, e que para ser realizado precisa de…adivinhem…esperem…ah, claro…mão-de-obra (sem a qual ninguém poderia usufruir de qualquer serviço público).
O problema está em que o que a população paga para ter o serviço não é suficiente para cobrir os custos do serviço.
Quem usufrui do serviço público é toda a população e não só quem trabalha na função pública.

Todos têm água nas torneiras, esgotos e lixo tratado, canais de televisão e rádio estatais, SNSaúde, Sistema educativo gratuito, segurança nas ruas, estradas para circular, serviços que tratam das finanças do país, transportes públicos, protecção civil, serviços camarários, etc, etc…
Todos! Não apenas quem trabalha na função pública.
E deste modo querem que os serviços que são prestados a TODA a população continue a ser prestado…sem que os clientes (população) pague mais pelo serviço que lhes é prestado.
A diferença é que aqueles que continuam a trabalhar para que a população continue a ser servida…passam a receber cada vez menos! Carreiras congeladas indefinidamente, salários cortados, subsídios eliminados…e ainda se dignam a chamar a isto…gorduras!?
Estupidez! Pura!
Independentemente de tudo o resto que envolve quem trabalha em empresas públicas que só é considerado funcionário público para o mal e é ignorado no resto, e em algumas o caso até é bem mais grave pois o problema é precisamente as Câmaras não pagarem (por a taxa que os munícipes – muitos deles que trabalham para privados e continuarão com os seus salários e subsídios – lhes pagam não ser suficiente para cobrir despesas). É esta a realidade parva que se decidiu agora. E estou à vontade para dizer o que penso pois não tarda sou privatizado e não deixarei de pensar da mesma forma (e aí de certeza que as regras mudam e acabarei por pagar também, já sei o que a casa gasta).

Em qualquer negócio, se um produto/serviço custa 10, não se cobra ao cliente apenas 5!
O tio Belmiro e qualquer outro gestor assim o fazem. Claro que procura diminuir o custo de produção de 10 para 7 ou 8, pelo menos, dentro do possível, optimizando o processo produtivo, minimizando desperdícios…mas nunca cobraria apenas 5 (seja em que unidade for, é meramente ilustrativo). E também não cobraria preços diferentes consoante a actividade profissional dos seus clientes.

Uma vergonha! Desigualdade pura. Injustiça social básica!
Sem nexo. Sem sentido. Sem fundamento. Sem culpabilização.
E sem piada.

Havia um orçamento 2011. Esse era um orçamento rigoroso e de contenção.
Qual foi a única parte do OE2011 que foi cumprida? Apenas a parte em que cortaram nos ordenados. Isso foi fácil de concretizar.
Então porque é que houve um desvio de muitos milhões ao orçamento que era de contenção? Como é que se permitiu que não fosse cumprido o aperto do cinto em tudo o resto?
Cortaram-nos no ordenado e mesmo assim têm o descaramento de gastarem mais do que o suposto?! E onde, aí sim, em verdadeiras gorduras…e crassos erros de gestão!
Um grande LOL!!!
E depois ver notícias diariamente como as pensões vitalícias dos políticos que não foram afectadas e cenas assim…sabe mesmo bem.
Há-de ser assim que vão aumentar a produtividade, certamente.... Ya...

Pior do que fazer sacrifícios e sentir que os mesmos não servem de nada!

Ouvir o exmo. senhor ministro a medir e pesar todas as palavras para garantir que não diz nada que não devia é enervante.
Tal como enervante é ver partidos a aproveitar-se do desagrado para fazer campanha. Da mesma forma que os que estão agora no poleiro fizeram há meses atrás, mentindo, aproveitando-se, e gozando.
E igualmente enervante é ver muitos (não todos) dos tontos que agora se manifestam contra este governo, mas que certamente votaram neles a pensar ingenuamente que seria diferente, ou pior (isso sim muito pior), houve quem não fosse sequer votar e agora vem aparecer a falar e a lamuriar!!! Primeiro os deveres, depois os direitos. Eu procuro cumprir os meus…gostava de os ter quando também é devido.

Como os emplastros da foto...é esta a imagem que o país começa a sentir:
“foram-lhes à boca, e ainda lhes pedem para sorrir!”

E ninguém vai preso!!!!???!!!….

Um dia de cada vez. Um passo de cada vez…e de preferência que seja em frente.
Deste lado é assim que acontece, apesar de haver sempre vozes que pairam a dizer que só um milagre pode virar o rumo.

Sendo assim…quem melhor do que Jesus para tratar de fazer acontecer esse milagre?!
Por mim a boa disposição e crescendo de produtividade fica sempre garantida se ele tratar de nos guiar semana após semana, de milagre em milagre até à Ascensão final!
Tamos entendidos, JJ? J
Contamos contigo e os teus discípulos, com toda a Raça, Querer e Ambição!!!
E o próximo é já este Sábado, depois de amanhã!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Treinar ao lado de um gigante!

Nico Gaitan prolongou contrato por um ano (agora válido até 2016), com melhoria salarial. Cláusula de rescisão mantém-se nos 45M. Quem se segue? Maxi, Aimar… hum?... J
Ontem, dia de aniversário do Estádio, saí do trabalho directo para a Catedral e fui treinar no ginásio, a admirar as bancadas e relvado e rever (como o faço habitualmente) jogadas que me passam pela cabeça enquanto corro na passadeira. E ontem tive a companhia do jogador do Benfica Seth Doliboa, craque que voltou esta semana a integrar o cinco ideal da Federação Portuguesa de Basquetebol, após a sua boa actuação frente ao CAB Madeira. Como o meu amigo NC também é dos que primeiro apanham as gotas da chuva (lá bem alto), já sabia como era treinar ao lado de um gigante! :)

E lembram-se do que aqui falei há dias sobre o preço dos bilhetes e os limites que deviam ser regulados? Pois para ida à Pedreira os bilhetes vão de 30 a 65 euros! Já quando receberam os compadres e submissos…15 a 30 foi suficiente e não fizeram sequer meia casa… Chulice sem controlo é no que dá. E agora ainda dizem alguns que querem 10 mil bilhetes para ir à Luz! Sim, sim…tomem lá os 3 mil que a Lei obriga (eu nem esses dava!) e era a 60 euros, se quisessem!!! Os restantes, só vendia a sócios! Viscondes e afins se quiserem que arrotem o carcanhol, ou somos só nós que continuamos a pagar a crise e a sustentar todos?! Vão-se encher de moscas!

Pessoal, toca mas é a treinar com afinco para subir o rendimento e continuar o máximo aproveitamento!

PS – E o Jara que nem sequer é opção no Granada??!!...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PARABÉNS ESTÁDIO DA LUZ!!!

A Nova Catedral completa hoje 8 anos de existência!
Só não percebi porque é que...se o aniversário é hoje...então porque é que comemoram ontem esta data com treino aberto ao público?? Dar o parabéns adiantados costuma-se dizer que dá azar... Vamos lá a prestar atenção a estes pequenos pormenores que eu não gosto de brincar com as superstições…ainda para mais com o Halloween aí à porta! J

O novo Estádio da Luz foi inaugurado a 25 de Outubro de 2003, num jogo de “Casa Cheia” (e eu estive lá) com os uruguaios do Nacional de Montevideo que o Benfica venceu por 2-1 com bis de Nuno Gomes.
Momentos  Muito bons e alguns menos felizes vivemos ali nos últimos anos, mas sempre com o sentimento de estarmos em Nossa Casa.

Que contes muitos e cada vez melhores. Nós, lá estaremos!

"Estádio da Luz
O Maior de Portugal
Tua beleza real
Dá-te um valor tão profundo.
Estádio da Luz
O BENFICA é Campeão
O mais lindo da Nação
E és o Maior do Mundo."

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sorteio da Taça

E o nosso próximo adversário na Taça é:
Naval 1º Maio
(Liga Orangina)

Jogo será na Figueira da Foz!

Em princípio será 6ª, dia 18 Novembro!
É preciso saber respeitar e jogar sem facilitar. A Naval não está bem classificada na Liga de honra, mas o jogo é para levar a sério. Não podemos dizer que o sorteio foi madrasto...apesar de termos de jogar novamente fora de casa.

Hoje veremos se as bolas da Taça continuam quentinhas…

Sem destoar, no Basket também o SLB manteve a onda e venceu por 87-92 na Madeira. Não foi fácil e precisaram correr atrás do prejuízo, mas parece que assim gostam, por isso, deixem-nos estar. Aos poucos, o plantel vai ficando completo, com as recuperações dos que têm estado lesionados até então. É isso que se pretende, para irem ganhando forma física para entrar a matar em crescendo nas fases cruciais. Quem não engana é o Doliboa, que é já o grande destaque da equipa, tal como há 2 anos.

E uma vez mais…se há declarações públicas que me assustam e tenho dificuldades em colocar filtros são as do nosso Presidente que ora dá apoio a gajos que se conhece o seu historial duvidoso, ora responde que relativamente a renovação de contrato de um dos nossos melhores guerreiros que está a 2 meses de poder assinar por qualquer outro clube a custo zero, dizendo que: “Há coisas mais importantes.”

Bem, hoje, às 12h, é o sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal!!!!
Equipas ainda em prova:
Liga Zon Sagres: Benfica, corruptos, Sp. Braga, Marítimo, lags, Nacional, Académica, Paços de Ferreira, Rio Ave e Vitória de Guimarães.
Liga Orangina: Desportivo das Aves, Moreirense, Oliveirense, Sp. Covilhã, Belenenses, Penafiel, Naval 1.º de Maio, Leixões e Estoril-Praia.
2.ª divisão: Torreense, Mirandela, Tirsense, Juventude ɐvora, Gondomar, Ribeira Brava, Lousada, São João Ver, Tondela e Vizela.
3.ª divisão: Alcochetense e Santa Maria.
Jogo em atraso: Amares (3.ª divisão)/Fátima (2.ª divisão)/Pampilhosa (3.ª divisão) - Olhanense (Liga Zon Sagres).

A ver se a sorte nos toca...e ao menos que o jogo seja também na Luz.

PS – Aquela técnica de ofuscar o boi do apito com coloração estridente e gritante do cabelo, impedindo o fiscal de assinalar o fora-de-jogo evidente que permite tranquilizar os corruptos para uma ilusória vitória fácil e robusta…ya… Que horror!

domingo, 23 de outubro de 2011

Estádio de Aveiro montado…@ home!!! :)

Vitória…com estrelinha de sorte! Nota artística, guardada para o próximo Sábado.
3 pontos, talvez os menos “merecidos” da época até agora, em termos de futebol praticado, mas soubemos aproveitar a sorte, controlar a bola, gerindo o esforço e sair vencedores mesmo sem jogar o futebol que melhor sabemos.
Podem ter sido os mais importantes pontos conquistados, pois frente a adversários teoricamente mais fáceis e com menos convincentes exibições, é assim que se constroem os campeões!
Que não seja assim sempre após jogos europeus, pois a seguir à ida a Manchester haverá a recepção a um rival…
Uma ida ao Cineminha, uma fantástica visita ao Museu do Azulejo (que recomendo vivamente!!!)! Ereunidas as tropas aficionadas, entrada em estágio aqui em casa à espera do apito inicial!
As minis e trincadeiras animavam mais do que as oportunidades de golo.

Na equipa inicial, foi o Ruben quem ocupou o lado direito da defesa, com Saviola em vez do Aimar e Nolito mais Bruno nas alas, deixando Gaitan no banco.

Controlávamos o jogo, tínhamos muita posse de bola, trocávamos bem…mas os da casa não se desmanchavam na organização lá atrás…e isso parecia desconcentrar a malta, que permitia que um par de vezes que os aveirenses lá fosse…abanassem um pouco a barraca.

Primeiro Zhang foge a Emerson e cruza para a entrada da área, com o aveirense Artur remata por cima das redes do nosso Artur. Depois foi Nildo a fazer um cruzamento da esquerda e todos a dormir a deixarem a bola a chegar a Zhang bem na cara do golo, que felizmente não acertou bem na bola e esta saiu fraca para Artur segurar.
Sem grande espaço para explodir nas alas, era dos pés de Witsel (que categoria) que todo o futebol encarnado era construído. Bem apoiado pelas movimentações do irrequieto conejo.

Incrível como o belga inventa forma de entrar na área e cruzar para por pouco o Cardozo não chegar a tempo de encostar. E dez minutos depois é novamente o Axel quem enche o pé para defesa a dois tempos do Rêgo.

Impulsionados pela melhor fase no jogo, o Cardozo assiste de cabeça Nolito, que de trás chuta…muito ao lado.

Perto do intervalo, novamente Saviola a vir atrás buscar jogo, lança a bola tentando desmarcar Cardozo, mas o keeper Rêgo sai a tempo de chutar para longe…ou não… É que o pontapé transformou-se em rosca…subiu, subiu, voltou para trás…e quem não tirou os olhos da bola nem por um segundo…foi o Takuara!!!! Corre, salta e cabeceia para a baliza deserta!!! GOLOOOO!!!!!!! Estava feito o único golo do jogo.

Após o intervalo, o ritmo baixou, e ainda faltava tanto para acabar…que deu para perceber que pacientemente íamos ter de continuar a ver apenas a vantagem mínima e entre a vontade adiada de matar o jogo e o segurar os 3 pontos…algo que já não é novo.

E isto deu algum alento aos da casa, mas que continuaram a justificar o porquê de terem tão poucos golos marcados no campeonato. Balboa cruza (novamente a comer o Emerson…bem…se o Balboa come o Emerson tanta vez, deve dar para um gajo se preocupar, pelo menos…) para Douglas cabecear, mas sem conseguir ultrapassar o nosso guardião!

Mas o pior ia mesmo acontecendo com uma desconcentração gigante da defesa, que parecia que pensava que o jogo estava parado…e permitem um lance de muito perigo que não dá golo sabe-se lá como. Mérito de Artur, que sai rápido (como nos tem habituado) aos pés do avançado, a bola depois sobra para Douglas…ai a recarga…nããããããooooooo!!!!!!! Milagrosamente é Garay quem se estica e consegue meter o corpo à frente da bola que já seguia para a baliza vazia e evita o empate. Ufas…não teve piada. Nenhuma, tá?...

Até final, realce apenas para a saída de Balboa, que é substituído, mas a sua camisola continua em campo (vestida pelo Nuno Coelho, que precisou de trocar de camisola que tinha sangue); e para uma subida do Amorim, que surge na área a rematar…ao poste!!!

Os laterais estiveram tão ruins…que até dói. O Barril também não conseguiu ser a mais-valia que tem sido.
Em grande plano esteve o Witsel, um jogador num nível acima de todos os outros nesta partida. Que classe brutal. Tanto a recuperar, como a ocupar e a abrir espaços.
A par do Axel, o Saviola foi enorme! E não percebi a sua substituição…não percebi mesmo!

Neste fim-de-semana, mau arranque de campeonato da equipa de Hóquei…
Pelo contrário, os Juniores de futebol estiveram bem melhor, goleando 9-2 a Naval.
Tal como o Voleibol (3-0 ao Castelo Maia), o Andebol (25-35 aos pastelinhos) e o Futsal (2-6 ao Boavista)!

Lá fora, incrível novela com o penalty falahdo pelo Messi já em descontos…e incrível goleada do City no derby de Manchester…em Old Trafford!!!

A fechar, conquista do Campeonato do Mundo de Rugby pelos All Blacks, numa final que faria o Futebol Italiano parecer ofensivo…e destaque para a vitória do Rui Pinto, atleta do Sport Lisboa e Benfica, que cortou a meta em 1º lugar!
O próximo jogo aqui no estádio caseiro está marcado. Juntos aqui estaremos para mais uma batalha ultrapassar!
Mas para já, concentração absoluta, na Luz, próximo Sábado!!!
Deixa passar o Maior de Portugal!!!

sábado, 22 de outubro de 2011

Onze para tonight!!!

Artur;
Miguel Vitor, Luisão, Garay, Emerson
Javi, Witsel
Ruben, Aimar, Nolito
Cardozo

No banco: Eduardo, Capdevila, Matic, Gaitan, Bruno César, Saviola, Rodrigo

Coloquei o Ruben de início para garantir que a adaptação de Miguel Vítor à direita fosse mais sólida. Inclusive pelas condições de inferioridade física de Gaitan no final do jogo de Basileia (apesar de que o Nico é sempre muito rápido a recuperar).
Como alternativa abdicaria de Witsel ou Pablo para colocar o Saviola, de modo a baralhar as marcações com a sua mobilidade e “ratice”.

Atenção que o Beira Mar é a equipa com menos golos sofridos no campeonato (e um dos principais responsáveis por isso é o médio defensivo Nuno Coelho, nosso jogador emprestado aos aveirenses), por isso é preciso ter paciência e posse de bola inteligente para explorar e aproveitar ao máximo falhas pontuais, pois podem não acontecer muitas vezes.
Claro que para terem a melhor defesa, é porque estão todos plantados lá atrás e não passam do meio campo. Basta olhar também para o número de golos marcados…
Esperemos que esta última parte assim continue, e lhes rebentemos com as estatísticas defensivas.

PS – Melgarejo continua em belo plano em Paços!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

20 Convocados para Aveiro

Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;

Defesas: Luisão, Garay, Miguel Vítor, Emerson e Luís Martins;

Médios: Javi García, Rúben Amorim, David Simão, Matic, Witsel, Bruno César, Nolito, Aimar e Gaitán;

Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira

6ª feira, talvez a última antes da época de chuvadas chegar!

Sei que pode parecer estranho, mas a verdade é que não estou nada preocupado em alimentar comentários e expectativas relativamente a quem irá jogar no lugar do Emerson no próximo jogo da Champions. Até porque esse não é o próximo jogo que teremos…nem sequer o seguinte!!! Quanto à ausência do Maxi, isso sim, pode deixar-nos ligeiramente franzidos, mas plenamente confiante na competência de quem o substituir. Se perguntarem quem eu chamaria a entrar, antecipo o lateral direito que no meu onze amanhã vou sugerir: Miguel Vítor.

Bem mais interessante, e tal como explicado no RedPass, é a resposta à pergunta que eu tinha deixado no ar relativamente aos festejos do Bruno César na Suíça: são uma imitação da serpente Naja! Mortífera! J http://redpass.blogs.sapo.pt/538118.html

E no Céu Encarnado é comentada uma notícia de que a Uefa irá impor proibição de fumar nos estádios do Euro. Eu não me importava que aplicassem isso na Luz, sei que não estou numa sala de cinema, mas há quem não saiba fumar e para não levar com o fumo ou os que com eles estão…faça questão de que os que estão na fila de trás vejam o jogo enevoado…
http://ceuencarnado.blogspot.com/2011/10/cof-cof-cof.html

Hoje serão anunciados os convocados para ir a Aveiro! Ainda não sei os seus nomes, mas uma coisa tenho a certeza: serão os melhores!
Agora vou ali brincar ao ruído outra vez no meio do lixo...

PS – Muitos Parabéns, Suzie!!!! J

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova data…e por falar em Bilhetes…!!!

Compreendo o aumento do imposto que vai afectar o preço dos bilhetes, mas é preciso sensatez! Se já agora os estádios por este país fora estão vazios! Praticamente às moscas por todo o lado, à espera que chegue o dia do Benfica ir lá jogar e lhes encher a conta à nossa pala!
Imaginem o que será com preços ainda mais caro?!
Preferem ter 200-1000 adeptos no estádio ao logo do ano e encher quando o Benfica lá vai?
Ou não ter ninguém mesmo no estádio…e quase encher quando o Benfica lá vai?
Aí reside a diferença.
E tudo à conta dos mesmos será feito o saldo e orçamento anual.

Não é bom para o espectáculo, não é bom para os espectadores, não é bom para os Clubes, não é bom para quem saca impostos daí, pois se ninguém lá vai, ninguém paga imposto.
Aumentam-se os impostos sobre os bilhetes? Ok...
Mas então coloquem limites na vergonha de diferença de preços que há de jogo para jogo, para não serem uns a mamar pelos outros.
Fixem os valores dos bilhetes. Não permitam que jogo a jogo, brinquem com quem se esforça para ir aos estádios.
Isso obrigará a encontrar um valor meio-termo, entre os jogos com menos afluência e os jogos atractivos, sem que haja disparidade e desigualdade entre cores de adeptos para não serem uns a pagar a crise pelos outros!


Nos últimos 2 jogos em ambos vencemos com 2 golos…de pé esquerdo! E que curiosa forma de celebrar o golo foi aquela do Barril?...

Fiquem com mais umas belas fotos do jogo em Basileia! E apontem já o jogo com o Rio Ave, será na Luz, dia 16/12 às 20h15 (o último em 2011)!

PS – E o primeiro golo do Barça esta 4ª feira, marcado pelo Iniesta?... Ui…

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Emigrante suíço já não vê apenas o Glorioso na pré-época!

Uma vitória importante e tão merecida quanto esperada. O favoritismo era claramente nosso, apenas tínhamos de o demonstrar dentro de campo, com humildade e competência. Estava tranquilo com este jogo. Nada nervoso por acaso. Confiante. De qualquer modo, não era decisivo e tínhamos margem com mais jogos pela frente no grupo.
Independentemente do que tinham feito os Suíços nas duas primeiras jornadas do grupo, tínhamos responsabilidades de não permitir surpresa como a que eles conseguiram no “Teatro dos Sonhos”.
Surpresas no onze foram os 2 marcadores no jogo da taça que lucraram com isso a chamada ao palco de Basel logo de início.
Rodrigo no lugar de Cardozo e Bruno César a ganhar opção sobre Nolito.
Para além disso, surpresa também por Javi, que admitiu ter feito na véspera o único treino dos últimos 20 dias. E como tal não se esperava que estivesse a 100% (e não esteve, mas o suficiente para dar todo o seu empenho em campo).

Começámos o jogo a fazer muitas faltas, mas depois começámos a conseguir sair a jogar, com Axel a libertar a pressão.

A primeira ocasião de perigo foi a boa desmarcação de Rodrigo, que entra na área, remata, mas o redes da casa defende.

Na resposta, um cruzamento pela esquerda desvia em Maxi e quase trai Artur, que recupera bem a posição e segura.

A melhor jogada do encontro chegou à meia hora de jogo! Gaitan tabela com Aimar, o Nico deixa para Rodrigo. O puto abre as pernas e deixa seguir para o Barril….chuta chutaaaaaa!!!! É GOLOOOO!!!!!!
Explosão dos 4 ou 5 mil encarnados nas bancadas!!! Lindo!
Canto de Aimar, bola aliviada, sobra para Emerson, enche-se de fé, vai rematar do meio da rua!!! Contra o adversário, olha o contra ataque perigosíssimo dos suíços, mas Artur salva o empate!!! Que segurança este homem dá entre os postes!
E 1 minuto depois novamente o guardião brasileiro a esticar-se e defende um remate de fora da área!
Pessoal, vamos lá a concentrar novamente!
As bolas para a frente não davam, pois o Rodrigo integrava-se bem nas jogadas e era veloz, mas tinha algumas dificuldades em segurar a bola de costas para a baliza e também estava a ser apanhado fora de jogo por um par de vezes por ser demasiado rápido a sair (ou os colegas lentos a passar LOL).
Muita velocidade de parte a parte nesta 1ª parte, jogo pouco táctico e nada contido. Bem mexido. E a fechar duas boas jogadas do Benfica.
Primeiro uma troca pela esquerda que leva o Emerson a entrar, cruzar para Rodrigo que ficou sem o pão na hora que lhe ia dar a trinca, e depois com bela jogada de Rodrigo, Aimar, Witsel e Bruno…deixam para o Gaitan, de frente para o golo…mas a rematar muito por cima!!!!!

Intervalo para jantar!

Na segunda parte continuou a ouvir-se o forte apoio dos suíços à equipa da casa, mas principalmente nesta fase começámos a ouvir bem a força encarnada a puxar pelo SLB!!!

Bruno César, lança Emerson, o defesa da casa falha, vai Emerson, tá isolado…remata!!! Contra o redes!!!??? Que falhanço, meu Deus!! Ainda por cima tinha o Rodrigo completamente de baliza aberta para apenas ter de encostar!

Nó espectacular do Nico a partir o adversário, lança o contra ataque, Aimar abre para o Barril…que decide com força a mais...

Nesta altura segurávamos novamente o jogo e trocavam bem a bola.
Luisão saca de um passe longo para Pablo!!!! Tá na área, de primeira….à figura!

O United marcava em Bucareste e deste lado eu começava a fazer contas para mexidas do nosso lado. Nolito e Cardozo deveriam começar a preparar-se para entrar aos lugares de Bruno e Rodrigo.
 JJ, mé quié?

Olha, aí vem o Nolito, mas para o lugar de Aimar, mudando assim o Barril para o miolo.


Momento do jogo:
GRANDE DEFESA DE ARTUR!!!!!!! BRUTAL!!!!
A sair dos postes e voar corajoso para impedir o empate aos pés do capitão suíço!!! Que espectáculo! A valer como um golo! Mas já agora, quem é que o deixou aparecer ali sozinho na área???... Oh Garay… hum…

Takuara em campo. Vamos segurar a bola lá na frente e aproveitar a subida dos alas para matar o jogo.

E quando a equipa mais precisa de apoio e serenidade para não começar a tremer quando faltam 15 minutos para terminar e a vantagem é curta, ouvem-se os NN!!! “Quem nós somos?!!!” J
Cotovelada no paraguaio e Livre para Cardozo! “BENFICA BENFICA BENFICA!!!” Gritam os nossos nas bancadas!
Parte para bola…GOOOOOLLLLLLLLOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TAKUARA!! Bomba por baixo da barreira que apenas tinha 2 gajos na barreira e separados um do outro!!!! Muito bem aproveitado! Tá lá dentro!
E se tudo estava a correr bem…eis a Lesão de Maxi Pereira!... Caramba, que não podem ver um gajo bem disposto…
Miguel Vítor chamado à posição, tal como no jogo da taça.

Quem não perdeu a disposição foi a malta na bancada, que a partir continuava a não deixar de se ouvir bem alto!!!...
Mas alguém teimava em tentar aborrecer a malta…e olha…Emerson leva o 2º amarelo novamente graças a Shaquiri (o puto inchado não é mau de todo) e consequente vermelho… Ai… Falta 5 minutos para acabar. Temos vantagem de 2 golos. Deve dar para segurar, esperemos…mas e no próximo jogo? Não há Cap, jogará Luis Martins?... Logo vemos, agora não.
A ver vamos, pois para já, há outras preocupações…é que o Nico também esticou demasiado e já ali anda a coxear também. Nada bom. E não percebo porque continua em campo a forçar! Que parvoíce!...
Chega de futebol. Queimar tempo. Naturalmente. Não há condições para mais.
Porradona no Barril…JJ salta-lhe a tampa…e é expulso do banco! “Quando não me mexer no banco é porque estou doente.” Que raio de final de jogo…a estragar o espectáculo.

Rooney marca o 2º de penalty na Roménia, e aqui o Nico cada vez grita mais agarrado à coxa!
Apito final! Vitória é nossa!
Belos cortes de Luisão, fantástico na defesa! Excelentes paradas do Artur!!! Jogo muito positivo do Barril e do Witsel.

É um gosto e temos de tirar o chapéu ao modo como Bruno César, Nolito, Witsel, Rodrigo…foram sendo integrados e se revelaram mais-valias inegáveis hoje em dia!
Espero que as lesões do Maxi e Gaitan não sejam muito graves. Já bastavam as do Ruben e Enzo…

Imagino apenas pelas imagens como deve ter sido bem bom o ambiente antes e depois do jogo, entre muitos emigrantes e os que daqui voaram. Entre brindes e entretenimento com o vermelho vivo por todo o lado! Proud to be Benfica e Turma do Serra que o digam! :)
Quem lá vai, merece sentir ambientes assim! É assim ou não é, pessoal?!! E merece que a equipa se chegue junto à bancada para agradecer o apoio! Foi assim ou não foi, pessoal?... Boa viagem de regresso!