domingo, 30 de outubro de 2011

Noite mais longa do ano, com golo mais rápido da época!

Ontem foi dia de passear e ida à exposição de BD Amadora. Nunca lá tinha ido e foi uma boa oportunidade. Mas a cabeça e os nervos já estavam só com o pensamento no tempo que faltava para o jogo. Daí directos para Luz…para um jogo aparentemente tranquilo, mas com uma 2ª parte quase tão enervante como o trânsito que se seguiu no Bairro Alto após o jogo!

A noite mais longa do ano, teve o golo mais rápido e com gosto de doce algarvio em tons encarnados!
Boa crónica do jogo da Luz escrita por João Pimpim n’A Bola. Imaginação, original, sintética e bem descritiva da história e desenrolar da partida. Já vão sendo poucas nos pasquins hoje em dia.
Achei piada à curiosa constatação de que o Rodrigo mostra apetência para marcar a equipas Algarvias, depois de se ter estreado a facturar de águia ao peito em Portimão e agora a bisar com a turma de Olhão…dando-lhe o sabor de um D.Rodrigo, famoso doce de gastronomia algarvia. E pegando na metafórica “dança” tão falada e comentada pelos dois treinadores para abordar o ritmo apresentado na Luz.

Reunidos na Ti Rosa (os de sempre, mais a estreia do TAG e ainda uma simpática espia, quase sempre bem-vinda LOL), entrámos depois na Catedral para ver o voo bem sucedido da Águia Vitória!!
E dúvidas não tínhamos de que esta noite não iria falhar o alvo. Essas garantias tinham-nos sido dadas pelo próprio tratador/treinador da águia, pois com 9 pintos e um salmão à espera dela lá em baixo, não havia como falhar. E eu tenho visto os treinos diários no estádio, e cada vez se sentem mais em casa, esta nossa mascote.

Jogo determinante a abrir um mês de Novembro complicado. E que levou 25 segundos a mexer com os corações dos 35 mil na bancada!

Maxi deixa para Gaitan, que sobe junto à lateral, flecte para o meio e desmarca Rodrigo, o puto corre que nem uma flecha para a bola, está na área…vai rematar…GOLOOOOOO!!! E o JP quase não via o jogo, pois como sempre entra já com a bola a correr e vinha a subir as escadas! J
E se tinha feito o golo mais rápido, também assinou o bis mais madrugador!
Pablito conduz o ataque, mete no Barril, de primeira abre na direita para Maxi, o uruguaio cruza para a área onde o central (é muito mau este gajo das osgas) Mexer desvia mal a bola, fica a pingar à boca da baliza…aparece o Rodrigo a finalizar…e é GOLOOOOO!!!
Precisamente a aposta “surpresa” do JJ para esta partida, a resultar em cheio!
A avalanche de ataque encarnado parecia querer renascer o rolo compressor…mas apesar de continuar um controlo absoluto do jogo, que até cansava, pois decorria todo do outro lado do campo…o ritmo começou a abrandar e apenas se destaca um canto que quase deu auto-golo e um remate de Cardozo à meia volta, mas à figura.

Para isso também contribuiu a alteração efectuada pelo Olhanense a meio da primeira parte, retirando um avançado para reforçar o miolo.

Witsel por Aimar ao intervalo foram as primeiras mexidas do JJ, mas o drama começou ao minuto e meio da 2ª parte.
O flanco esquerdo a dormir deixa cruzar à vontade para também do lado contrário tudo parado a permitir os algarvios reduzirem a desvantagem (eu avisei ontem para terem cuidado com aquele gajo…e ele marcou mesmo!).

A equipa "borrou" um conhé…mas não se desmanchou.
Apesar do tremor e constante ansiedade até final, a verdade é que só mesmo aos 93 minutos algum perigo quase nos deixou entalados.
Estivemos sempre mais perto do terceiro do que consentir o empate. Canto para os encarnados e Matic a cabecear à barra!!!

E tal como eu tinha pedido para ver em todos os jogos aquele ambiente infernal a empurrar a equipa na fase final dos encontros na Luz…os NN acordam a equipa!

Mesmo sem a total colaboração das restantes bancadas, muito foi o contágio em redor e que se sentiu naturalmente o efeito lá para dentro! Bravo! Assim sim!

E a nova bandeira, que é tão linda? Gostei. Bué!!! (foto do Red Pass, obrigado pois passei o jogo a comentar a bandeira e que tinha mesmo de aqui a comentar)


Witsel bate livre para Luisão, assiste de cabeça o Takuara…golo! Anulado??!!! Não é possível. De imediato nos apercebemos que tinha sido decisão errada do boi do apito. Golo mal anulado!!! Teimam em insistir complicar aquilo que já é complicado. E vão continuando a tentar…
Mais mexida com entrada do Nolito e conejo, surge o Saviola à meia volta atirando ao lado!

E por pouco não aproveitámos os passes longos do Luisão, pois Aimar (ainda na 1ª parte) e Barril isolados…correm em direcção à baliza…mas…deixaram a bola para trás… Grrrrrr!!!!!

Tal como a fechar a partida, o Nolito lança o Saviola, que corre isolado mas não se aguentou em pé e acabou de peito na relva sem conseguir rematar para o golo.
Isto…no seguimento da jogada que me fez saltar a tampa!
Ataque encarnado, bola sobra para o Nolito. Minuto 92 e meio…faltam 30 segundos para acabar. Mas em vez de segurar a bola junto à linha de fundo e deixar terminar o jogo, tenta o cruzamento que origina o contra ataque contrário…ufas, a bola sobra para o Maxi. Já passa da hora, ele vai chutar para a frente e acaba o jogo. Tranquilo…ou não! O Maxi inventa, em vez de passar a bola ou simplesmente chutar para a frente, tenta fintar o avançado visitante e perde a bola, permite o ataque perigosíssimo, cruzamento para a nossa área, paragem de peito, vai rematar…nãããããããoooooo!!!!! Girafa estica a perna e corta para canto, impedindo o empate. Do canto sai o nosso contra golpe e termina a partida.
Mas ó Maxi?!! O que foi isto?! Passou-se!…
Valeu o Luisão, que corte! Que importância! Grande Capitão!

Os pensadores de jogo nesta noite não estiveram muito inspirados a tempo inteiro (apesar do Pablo ter sido dos que mais bolas recuperou), e as laterais não estiveram à altura dos centrais. Emerson tem de melhorar muito. O Maxi só precisa de recuperar forma para não ser apanhado sem arranque e o cansaço não o levar a fazer o impensável como aquela bola perdida aos 93 minutos!!!

Em grande esteve o Luisão e o Matic (mais rotinado e confiante na posição 6, vai permitindo termos um bom substituto do Javi enquanto é preciso)!!!
E claro, o decisivo e matador Rodrigol J

Foi uma atitude estranha da equipa, que facilitou, baixou os braços e subiu-lhe a fantasia dos pés à cabeça. Deu como ganho um jogo demasiado cedo, e menosprezou o adversário que aproveitou isso a seu favor, mesmo sem grande capacidade para tirar partido disso em termos práticos.
Ao menos os próprios jogadores e treinador reconheceram isso mesmo, e espero que as suas declarações sejam mesmo um murro na mesa, dizendo que não pode voltar a acontecer acomodarem-se desta forma.

A intensidade, concentração e qualidade de futebol dos primeiros 20 minutos tem de ser aplicada profissionalmente do princípio ao fim.
E devo dizer que o mesmo se pode aplicar igualmente ao público. Também nós nas bancadas facilitámos. Cedo começaram a ouvir-se muitas piadas e gracinhas de jogo fácil. Relaxamento transmitido de dentro do relvado cá para fora e que nos distraiu.
Terminei o jogo mais rouco do que o costume, pois éramos a meia dúzia do costume ali na bancada os poucos que continuavam a puxar pela equipa mesmo entre as habituais e indispensáveis brincadeiras de bancada. Dos restantes via até algum desinteresse do jogo desde cedo.
Felizmente que, quando foi mesmo necessário, os Sempre Presentes do Topo Sul acordaram as restantes bancadas e fez com que os jogadores encarnados aquecessem o sangue para subir os níveis de concentração e garantir os 3 pontos!
(muito bem o JJ a agradecer e enaltecer este apoio, pois foi determinante)
Hoje já corri mais um museu da capital, o da Marinha, aproveitando as oportunidades que as manhãs de Domingo nos dão para conhecer a nossa cidade e país (enquanto ainda se pode sem pagar).
Amanhã é dia de trabalho. Quem fizer “ponte” (tolerância de ponto) aproveite bem, enquanto ainda há disso! 4ª feira, lá estaremos!!! Por ti, por ti, eu irei cantar!!! J

1 comentário:

  1. Não foi a minha estreia, pá!
    Foi a minha estreia esta época!!! :p

    ResponderEliminar