segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nota máxima! Com um pequeno hooligan entre nós… :)

Tal como disse um leitor “anónimo” no post de antevisão desta partida: passámos no teste, com Nota Máxima e distinção!
“Coragem, força e não desistam.” É o espírito que teremos de interiorizar jornada a jornada, até ao exame final! :)
Não esteve o ambiente tão quente como no de 4ª feira…até porque estava um frio do camandro…mas pelo menos deu para aquecer as vozes e as palmas das mãos.
Para quem tinha acabado de chegar do Algarve, onde o tempo estava sensacional e a convidar mergulhos…ser entregue na roulotte da Ti Rosa (pontualmente à hora combinada, após uma viagem tranquila e agradável) e à primeira imperial dar conta que a temperatura exterior não estava convidativa a passeios ao ar livre. Deu logo para ver que ia ser doloroso aguentar a aragem até à noitinha. Mas tinha de ser…

Até o Oliveira se juntou a mim, ao NC e ao Lobato…tudo porque neste jogo teríamos a companhia de um pequeno hooligan que mereceu o direito de que a mãe (há mães mesmo fixes, não há, Edu?) o deixasse vir connosco à bola, ver o Maior de Portugal!!! Mesmo consciente que tal pudesse ser um ligeiro desvio perigoso a um crescimento saudável da criança, pois andar nas nossas companhias tem muito que se lhe diga… J Foi por isso um serão de futebol ainda mais bem passado, o jogo correu bem, divertimo-nos, e apesar de termos ajudado a “criar um monstro” (expressão usada pelo Lobato a meio do jogo, quando todos juntos gritámos “o senhor árbitro foi extremamente incorrecto, ah pois foi!”, logo seguido por um “malandro, olha que isso não se faz, pois podes magoar o colega de profissão”)…é do Benfica, desde pequenino! LOL

Após umas bifanas e imperiais, marcharam umas pipocas enquanto a águia Vitória não falhava o alvo e se comemorava o ponto conquistado pela equipa de Santa Maria da Feira (historicamente conhecida por todos esta já muito antiga simpatia que todos tempos por este clube).
Mas é preciso acima de tudo concentrar-nos em nós próprios, e em contrariar o pessimismo que envolvia o facto de um mau jogo de PES ter previsto um empate a uma bola…que chegou mesmo a pairar…por 2 minutos, não mais do que isso, felizmente!

Do onze que eu tinha escalado para esta partida, 3 diferenças da escolha do JJ, com Witsel a manter-se ao centro, com o Matic a (tentar) fazer de Javi e com o Emerson a continuar a não dar hipóteses para o Cap jogar.
Confirmada a dupla na frente, e Nolito mais o Bruno a chamarem a si os desequilíbrios vindo embalados de trás, ora pelos flancos, ora flectindo com diagonais para o meio.

Ao contrário do que sucedia nas épocas passadas, este plantel permite mudanças e gestão de esforço de algumas peças sem acusar em demasia cadência de jogo. Alguém pode dizer que por ter jogado Nolito em vez de Gaitan, por exemplo, apresentámos uma equipa B? Seria o mesmo que dizer que em vez do Nani ter jogado o Valencia ou em vez do Yong ter jogado o Giggs…o United mostrou uma equipa secundária. Se não percebem de bola, fechem a matraca, para não fazerem figura de ursos.

Os mais de 32 mil que se apresentaram fielmente na Luz (alguns sem casaquinhos corta vento), viram aos dez minutos o Bruno César cruzar da esquerda, Cardozo remata rasteiro na marca de penalty, mas Peiser estica-se e desvia para canto.

Depois foi um estudante que apareceu sozinho na área frente ao Artur…mas armou-se em esperto e sem arte, ofereceu a bola para as luvas do nosso nº 1. Ufas…
           
Na resposta, numa subida rara do Emerson sai cruzamento ao primeiro poste, onde o rato Saviola se antecipa a desviar para a baliza…grande defesa!!! Bolas, que ainda não foi desta…

Mas foi aos 25 minutos. Um GRANDE PASSE DE SAMOLAS E GOLO DO BARRIL!!! Que assistência fenomenal do conejo, a isolar o Bruno César. Domina, simula o remate, puxa para o pé esquerdo, tirando o defesa do caminho…e GOLOOO!!!!

Pouco depois o próprio Bruno Cesar devolve a simpatia, isola o Saviola. O argentino corre… Pica, pica…não, vai fintar, já passou…mete-a lá dentro…aiiiiiiiiiii………não entra… Oh, Samolas…então com a bola a saltitar não era para sacar do chapeuzito por cima do keeper?... Foste fintar e faltou-te depois forças para empurrar para a baliza deserta…

Sem que nada o fizesse prever, mais fresco que o vento, foi o filme que passou a 5 minutos para o descanso. Jogada pela direita, boa movimentação dos avançados que levam com eles os nossos centrais e aparece isolado em zona frontal a fugir ao Maxi e sem nenhum dos médios que estavam a fechar à esquerda e não compensaram a tempo. Danilo remata…Artur chega lá…mas não…a sapatada que dá na bola não foi com convicção suficiente para a atirar para longe…e morre lá dentro. Mesmo à nossa frente, era mesmo verdade.

Podem tentar, mas não nos vão calar. A curva do topo Sul levantou a voz, e ainda não tínhamos tirado as mãos da cabeça e logo na resposta, recuperação de bola do Matic (parecendo que não ainda recuperou 3 ou 4), sobra para o Nolito que faz tudo sozinho, passa pelo meio de 2 e sem preparação, remata lá pra dentro! Já está!!! GOLOOOO!!!!
Sem dúvida o momento do jogo! Nesta altura, o Lobato disse que este golo tinha sido importantíssimo. Eu respondi que mais importantes ainda seriam os próximos 2. J

O intervalo teve os aplausos para a equipa de futsal que passeou a supertaça conquistada há duas semanas atrás, mas o frio pedia mesmo era que o jogo começasse rápido.

E a segunda parte foi mais cautelosa, receando algum lance que nos tentasse desestabilizar, mas acima de tudo com falhas nos últimos passes que desperdiçavam jogadas que com mais concentração teriam quebrado o adversário. Nem os passes saíam na medida certa…nem as fintas do conejo resultavam nesta noite.
E aí entrou…o JJ, com uma cartada com hora e pontaria acertada, lançando Aimar e Gaitan. Segurando o jogo, construindo com mais categoria…e velocidade fresca para espreitar a estocada final que se pretendia…e que resultou em pleno a 10 minutos do final.

Takuara segura, o Nico vai à linha, cruzamento venenoso…o keeper não chega lá, o central também não…e a bola vai cair em Aimar no sitio certo a levar com a bola em cheio para a empurrar para o fundo da baliza! GOLOOO!!!!!!! PABLITO!!!!!
A partir daqui a velocidade da frente de ataque previa que pudéssemos ainda voltar a marcar com o adversário sem forças para continuar a lutar e que pediam para o jogo acabar.
Takuara passa para Nolito, este vai buscar…isola Gaitan, chuta….ao lado!! Bem perto.

O resultado fechou já em período de descontos, com mais uma jogada conduzida pelo Pablito (teve 2 ou 3 antes em que podia ter soltado mais cedo dando oportunidade ao Rodrigo mostrar serviço nos poucos minutos em campo, mas demorou sempre demasiado, pois o espanhol era demasiado rápido). Assistência a desmarcar Nolito, o espanhol corre para a área e, na passada, marca de pé esquerdo. GOLO! E final feliz!

O boi do apito, muito mal auxiliado pelo bandeirinha que andava do lado do banco de suplentes, para além dos ridículos amarelos mostrados ao Maxi e Nolito, teve ainda um grave erro ao não expulsar o defesa da Briosa, por agressão ao Saviola, e deixando ainda passar uma eventual grande penalidade, no lance em que assinala mão do barril sobre a linha de área (havendo dúvidas se será dentro ou fora) para além de um claro penalty aos 24 minutos, quando um remate de Bruno César é defendido pelo braço de um defesa contrário dentro da área de castigo máximo.
Erros que quase levaram o Diabo de Gaia a conter-se para não entrar novamente em campo a assoar as orelhas do bandeirinha.

Uma vitória indiscutível e carregadinha de moral impulsionadora para a ida ao campo de golfe da pocilga corrupta…já esta 6ª feira.

Não gostei, mas compreendo as falhas que o Matic teve tacticamente dentro de campo, e com lances em que por medo de ser demasiado agressivo, perdeu a disputa de bola. Precisará de tempo e confiança para conseguir fazer de 6. E Artur, vá lá, força nessas luvas para sacar aqueles remates para longe dali.

Em grande plano esteve o Nolito, coroando com dois golos (dedicou o ao Capdevila) uma exibição de raça e luta como nos habituou no início da época.
Também gostei bastante do Garay e o esforço de integração do Bruno César merece ser realçado. Procura ainda o melhor nível, joga fora da sua posição, mas continua a revelar humildade e interiorização das necessidades da equipa e realidade do Clube. Somou mais um golo e justifica a aposta e confiança que lhe têm passado. Que continue a ser cada vez mais do que uma alternativa.

A nível desportivo e pessoal este fim-de-semana não podia ter corrido melhor. E com esta confortável e reconfortante vitória, o Maior de Portugal chega-se ao topo da tabela classificativa. E 6ª feira será o tira-teimas. O primeiro braço de ferro.

PS – Por essa Europa fora: 3-1 do Napoles ao Milan; 3-1 do United ao Chelsea; 1-0 Levante ao Real; Tottenham a dar 4 ao Liverpool…

2 comentários:

  1. Bem que o quarto golo podia ter servido para a vitória contra o "Unite"! Mas paciência, tirando o frio foi um belo jogo. Teve emoções a rodos e voltou a "dança dos parolos" :)
    Com jeito vai. :)
    E não querendo parecer demasiado confiante, sinto que sexta-feira vamos fazer uma surpresa ao Dragão... :)

    ResponderEliminar
  2. Calvinehobbes19/9/11 23:43

    isso é bom sinal...tu teres esses sentimentos costuma ser positivo...

    mais uma vez irei sofrer ao volante ouvindo o relato na rádio, o que é um castigo, mas se acontecer como neste fim-de-semana não me importo mesmo nada...

    ResponderEliminar